Início do conteúdo

Está disponível o conteúdo da Semana 4 do “Programa de Atenção Plena: a consciência para o aqui e agora”


Confira o vídeo da “semana 4: ir além dos rumos” do “Programa de Atenção Plena: a consciência para o aqui e agora”. A professora Josiane Pasini, que coordena a ação, explica que ele fará refletir sobre a maneira como nós interpretamos o que acontece à nossa volta e sobre como o nosso estado emocional interfere na nossa percepção da realidade. De acordo com os autores do livro de referência do Programa, “não vemos o mundo como ele é, mas como nós somos.”

O vídeo demonstra, ainda, como os “boatos” e os “rumores” que a mente cria influenciam na nossa vida e na nossa percepção sobre as situações e nos convida a observar se compreendem a realidade ou são apenas “sintomas de estresse”. Com a Meditação da Faixa 5: Meditação dos Sons e Pensamentos, será possível praticar duas habilidades importantes na Atenção Plena: receber e observar. Também faremos nesta semana a Meditação da Fila Frustrante, em que poderemos observar nossa reação diante de uma situação de espera e passividade, cujo controle não está em nossas mãos, esclarece a docente.

Leia também o texto elaborado pela psicóloga Ana Maria Jung de Andrade para esta semana.

A tradução para  Língua Brasileira de Sinais (Libras) é realizada pelo Núcleo de Atendimento as pessoas com Necessidades Educacionais Específicas – Napne do Campus Rio Grande.

Práticas para serem realizadas na Semana 4
  1. Meditação da Respiração e do Corpo de oito minutos (Faixa 4), seguida de sete minutos da Meditação de Sons e Pensamentos (Faixa 5). Pratique essa sequência duas vezes ao dia, pelos próximos seis dias;
    (Disponível nos links: http://sextante.com.br/atencaoplena/ ou no Youtube
    Faixa 4: https://www.youtube.com/watch?v=cFwyUXkZ7pE
    Faixa 5: https://www.youtube.com/watch?v=-UBAQAv65ks)
  2. Meditação da Fila Frustrante (veja a orientação no vídeo);
  3. Meditação do Espaço de Respiração de Três Minutos (Faixa 8), duas vezes ao dia e sempre que precisar dela.
    (Disponível nos links http://sextante.com.br/atencaoplena/ ou no Youtube
    https://www.youtube.com/watch?v=Vx4mYhPdAhA)

Nota: Nesta semana os autores sugerem como “Liberador de hábitos” uma ida ao cinema. Como estamos em um momento de isolamento social, suprimimos essa sugestão de prática.

Livro de referência para o conteúdo e as práticas:
Williams, Mark; Penman, Danny [tradução de Ivo Korytowsky]. Atenção Plena: Mindfulness: Como encontrar a paz em um mundo frenético. Rio de Janeiro: Sextante, 2015.
Livro original: Mindfulness: A practical guide to finding peace in a frantic world

Contatos:
Programação resumida:

Veja também sobre a prática intitulada “Meditação do Chocolate”, que trata de praticar a atenção plena ao consumo de alimentos, a explorar o estado mental, os sentimentos e as emoções mobilizados com e pelas escolhas alimentares

Clique aqui para acessar a programação detalhada. 
Fim do conteúdo