Início do conteúdo

Publicado o conteúdo inicial do “Programa de Atenção Plena: a consciência para o aqui e agora”


Iniciou hoje, dia 1°, o “Programa de Atenção Plena: a consciência para o aqui e agora”, conduzido pela professora Josiane Pasini e as psicólogas Ana Cláudia Kirchhof e Ana Maria Jung de Andrade. Vídeos e textos compõem o conteúdo que será publicado durante as oito semanas seguintes, toda sexta-feira, no site e na página do Campus Bento Gonçalves no Facebook.

A tradução para  Língua Brasileira de Sinais (Libras) é realizada pelo Núcleo de Atendimento as pessoas com Necessidades Educacionais Específicas – Napne do Campus Rio Grande.

Para participar da atividade, assista ao vídeo abaixo – Introdução à prática de Atenção Plena e os pilares da meditação, com a participação da professora Josiane Pasini e da psicóloga Ana Cláudia Kirchhof, e CLIQUE AQUI para acessar o texto produzido pela psicóloga Ana Maria Jung de Andrade.

Prática para a semana de introdução:

1. Atenção Plena de uma atividade rotineira diária (Por exemplo: escovar os dentes, tomar banho, passear com o animal de estimação ou o que você preferir);

2. Anotar os pensamentos, sentimentos, emoções e sensações físicas que se apresentam durante a prática da meditação ou em momentos desafiadores ao longo do dia.

3. Meditação do Espaço de Respiração de três minutos (Faixa 8), repetida quantas vezes considerar necessário ao longo do dia.

 

Para acessar o áudio da meditação guiada proposta no Programa para a semana de Introdução à prática da Atenção Plena, clique no link: http://sextante.com.br/atencaoplena/

Faixa 8: Meditação do Espaço de Respiração de três minutos.

Ou acesse o áudio através do Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=Vx4mYhPdAhA

 

OBS. Devido ao momento especialmente desafiador que estamos vivendo (Pandemia COVID-19), as proponentes do Programa consideraram mais adequado inserir a Faixa 8 como sugestão para a semana de Introdução à Prática da Atenção Plena. A partir da próxima semana de práticas, as meditações guiadas seguem o fluxo proposto pelos autores do livro.

 

Contatos:

A prática é conduzida pela professora do Campus Bento Gonçalves Josiane Pasini, que faz a apresentação das informações e sugestões de práticas de Atenção Plena contidas no livro de referência. Ela também presta suporte para quem estiver experimentando desafios durante a atividade, tanto nos exercícios propostos quanto nas meditações.

A psicóloga Ana Cláudia Kirchhof, Coordenadora de Assuntos Estudantis (CAE) do Campus Bento Gonçalves, contribui com as informações do Programa relacionadas à área da Psicologia e oferece o apoio psicológico para estudantes e servidores da Instituição que estiverem experimentando sofrimentos emocionais, seja durante as práticas da Atenção Plena ou no cotidiano.

Ana Maria Jung de Andrade, psicóloga que atua na Coordenadoria de Atenção à Saúde do Servidor, vinculada à Reitoria do IFRS, contribui com a disponibilização dos materiais complementares do Programa relacionados à área da Psicologia e da própria técnica de Atenção Plena. Ela também oferece o apoio psicológico para servidores que estiverem experimentando sofrimentos emocionais, seja durante as atividades desenvolvidas no Programa ou no dia a dia.

A proposta foi submetida e recebeu o apoio do Comitê Local de Acompanhamento e Prevenção à Covid-19.

Livro de referência:
Williams, Mark; Penman, Danny [tradução de Ivo Korytowsky]. Atenção Plena: Mindfulness: Como encontrar a paz em um mundo frenético. Rio de Janeiro: Sextante, 2015.
Título original: Mindfulness: A practical guide to finding peace in a frantic world

Programação resumida:

Clique aqui para acessar a programação detalhada.

Fim do conteúdo