Confira o conteúdo da Semana 2 do “Programa de Atenção Plena: a consciência para o aqui e agora”

O vídeo da Semana 2: conscientizar-se do corpo nos convida a perceber as sensações físicas que surgem a partir das nossas emoções e sentimentos e também a mudança que ocorre nas emoções quando as observamos e acolhemos. Essa semana nos sugere também apreciar o que temos no aqui e agora – através de um exercício da Gratidão – ao invés de colocarmos nosso foco naquilo que nos falta.

O texto dessa semana fala ainda sobre os cinco sentidos.

A tradução para Língua Brasileira de Sinais (Libras) foi realizada pelo Núcleo de Atendimento as pessoas com Necessidades Educacionais Específicas – Napne do Campus Rio Grande.

Práticas para serem realizadas na Semana 2: conscientizar-se do corpo
  1. Apreciação do aqui e agora: exercício da gratidão dos dez dedos, realizado diariamente (Clique aqui e leia a orientação);
  2. Atenção Plena de uma atividade rotineira diária – Escolha uma atividade diferente da última semana (Por exemplo: escovar os dentes, tomar banho, passear com o animal de estimação ou o que você preferir);
  3. Anotar os pensamentos, sentimentos, emoções e sensações físicas que se apresentam durante a prática da meditação ou em momentos desafiadores ao longo do dia;
  4. Liberador de hábitos: realizar uma caminhada consciente, ao menos uma vez nesta semana;
  5. Meditação com a Faixa 2: Exploração do corpo, duas vezes por dia, pelos próximos seis dias.
    (Disponível nos links: http://sextante.com.br/atencaoplena/ ou no Youtube https://www.youtube.com/watch?v=IujbLjDtbmk )

Livro de referência para o conteúdo e as práticas:
Williams, Mark; Penman, Danny [tradução de Ivo Korytowsky]. Atenção Plena: Mindfulness: Como encontrar a paz em um mundo frenético. Rio de Janeiro: Sextante, 2015.
Livro original: Mindfulness: A practical guide to finding peace in a frantic world

Contatos:
Programação resumida:

Veja também sobre a prática intitulada “Meditação do Chocolate”, que trata de praticar a atenção plena ao consumo de alimentos, a explorar o estado mental, os sentimentos e as emoções mobilizados com e pelas escolhas alimentares

Clique aqui para acessar a programação detalhada.