Início do conteúdo

Está disponível o conteúdo da Semana 7 do “Programa de Atenção Plena: a consciência para o aqui e agora”


Confira o vídeo da “semana 7: quando você parou de dançar?” do “Programa de Atenção Plena: a consciência para o aqui e agora”.

A professora Josiane Pasini, que coordena a ação, explica que a semana 7 propõe que reflitamos sobre quais atividades nos revigoram e quais nos desgastam em um dia típico e que tentemos alcançar o equilíbrio entre essas atividades ou, quem sabe, incluir alguma atividade agradável na rotina. E ainda nos convida a aumentar a atenção plena nas atividades que desgastam, para diminuir o efeito exaustivo causado por elas.

Leia mais no texto elaborado pela psicóloga Ana Maria Jung de Andrade.

A tradução para  Língua Brasileira de Sinais (Libras) é realizada pelo Núcleo de Atendimento as pessoas com Necessidades Educacionais Específicas – Napne do Campus Rio Grande.

Práticas para serem realizadas na Semana 7: quando você parou de dançar
  1. Escolha uma meditação que tenha traduzido benefícios revigorantes, como ajudá-lo a relaxar ou fazer com que se sinta bem em relação ao mundo. E escolha outra que você não tenha conseguido dominar plenamente da primeira vez e que considera interessante tentar de novo. Dedique vinte a trinta minutos às duas meditações combinadas.
    Você pode realizá-las em sequência enquanto ouve as faixas correspondentes ou em diferentes momentos do dia. A ordem em que as realiza não é importante. Tente lembrar que é o espírito da meditação que importa, não os detalhes.
    (Disponível no link: http://sextante.com.br/atencaoplena)
  2. A Meditação do Espaço de Respiração de Três Minutos (Faixa 8), duas vezes ao dia e sempre que sentir necessidade.(Disponível nos links http://sextante.com.br/atencaoplena/ ou no Youtube https://www.youtube.com/watch?v=Vx4mYhPdAhA);
  3. Exercícios para reflexão (Clique aqui).
Questionário referente ao Programa de Atenção Plena: a consciência para o aqui e agora.

 

Livro de referência para o conteúdo e as práticas:
Williams, Mark; Penman, Danny [tradução de Ivo Korytowsky]. Atenção Plena: Mindfulness: Como encontrar a paz em um mundo frenético. Rio de Janeiro: Sextante, 2015.
Livro original: Mindfulness: A practical guide to finding peace in a frantic world

Contatos:
Programação resumida:

Veja também sobre a prática intitulada “Meditação do Chocolate”, que trata de praticar a atenção plena ao consumo de alimentos, a explorar o estado mental, os sentimentos e as emoções mobilizados com e pelas escolhas alimentares

Clique aqui para acessar a programação detalhada. 
Fim do conteúdo