Inicia nesta sexta-feira o “Programa de Atenção Plena: a consciência para o aqui e agora”

Na próxima sexta-feira, dia 1° de maio, às 8 h, inicia o “Programa de Atenção Plena: a consciência para o aqui e agora”, conduzido pela professora Josiane Pasini e as psicólogas Ana Cláudia Kirchhof e Ana Maria Jung de Andrade. A atividade é baseada no livro “Atenção Plena – Mindfulness: Como encontrar a paz em um mundo frenético”, de Mark Williams e Danny Penman.  Vídeos e textos compõem o conteúdo que será publicado durante as oito semanas seguintes, toda sexta-feira, no site e na página do Campus no Facebook.

No vídeo de demonstração, abaixo, a professora Josiane apresenta a prática intitulada “Meditação do Chocolate”, que trata de praticar a atenção plena ao consumo de alimentos, a explorar o estado mental, os sentimentos e as emoções mobilizados com e pelas escolhas alimentares.

Que tal saborear um tablete de chocolate de forma consciente, praticando a atenção plena? Hoje vamos propor um exercício delicioso utilizando o chocolate. Essa prática intitulada “Meditação do Chocolate” é bastante simples e pode ser realizada diariamente. Ela diz respeito a praticar a atenção plena ao consumo de alimentos, a explorar o estado mental, os sentimentos e as emoções mobilizados com e pelas escolhas alimentares. Esta experiência é capaz de enriquecer a sua prática da atenção plena e mudar o seu foco na hora das refeições (professora Josiane Pasini).

A prática será conduzida pela professora do Campus Bento Gonçalves Josiane Pasini que fará a apresentação das informações e sugestões de práticas de Atenção Plena contidas no livro de referência. Ela também prestará suporte para quem estiver experimentando desafios durante a atividade, tanto nos exercícios propostos quanto nas meditações.

A psicóloga Ana Cláudia Kirchhof, Coordenadora de Assuntos Estudantis (CAE) do Campus Bento Gonçalves, contribuirá com as informações do Programa relacionadas à área da Psicologia e oferecerá o apoio psicológico para estudantes e servidores da Instituição que estiverem experimentando sofrimentos emocionais, seja durante as práticas da Atenção Plena ou no cotidiano.

Ana Maria Jung de Andrade, psicóloga que atua na Coordenadoria de Atenção à Saúde do Servidor, vinculada à Reitoria do IFRS, contribuirá com a disponibilização dos materiais complementares do Programa relacionados à área da Psicologia e da própria técnica de Atenção Plena. Ela também oferecerá o apoio psicológico para servidores que estiverem experimentando sofrimentos emocionais, seja durante as atividades desenvolvidas no Programa ou no dia a dia.

A proposta foi submetida e recebeu o apoio do Comitê Local de Acompanhamento e Prevenção à Covid-19.

Livro de referência:

Williams, Mark; Penman, Danny [tradução de Ivo Korytowsky]. Atenção Plena: Mindfulness: Como encontrar a paz em um mundo frenético. Rio de Janeiro: Sextante, 2015.
Título original: Mindfulness: A practical guide to finding peace in a frantic world

Programação resumida:

• Introdução à prática da Atenção Plena e os pilares da meditação
  • Semana 1: Acordar para o piloto automático
  • Semana 2: Conscientizar-se do corpo
  • Semana 3: O rato no labirinto
  • Semana 4: Ir além dos rumores
  • Semana 5: Enfrentar as dificuldades
  • Semana 6: Prisioneiro do passado ou vivendo no presente?
  • Semana 7: Quando você parou de dançar?
  • Semana 8: Sua frenética e preciosa vida

Clique aqui para acessar a programação detalhada.