Divulgado o conteúdo da “Semana 1 do Programa de Atenção Plena: a consciência para o aqui e agora”

Foi publicado hoje, dia 8, o conteúdo da “Semana 1 do Programa de Atenção Plena: a consciência para o aqui e agora”, conduzido pela professora Josiane Pasini com a participação das psicólogas Ana Cláudia Kirchhof e Ana Maria Jung de Andrade. Vídeos e textos compõem o conteúdo que está sendo publicado semanalmente, toda sexta-feira, no site e na página do Campus Bento Gonçalves no Facebook.

A tradução para Língua Brasileira de Sinais (Libras) é realizada pelo Núcleo de Atendimento as pessoas com Necessidades Educacionais Específicas – Napne do Campus Rio Grande.

O vídeo da Semana 1: acordando para o piloto automático nos convida a observar e refletir quais situações na nossa vida estão passando despercebidas por estarem no piloto automático e também como aplicar a prática da Atenção Plena a pensamentos, sentimentos e emoções pode diminuir nosso sofrimento. CLIQUE AQUI para ler mais.

Práticas para serem realizadas na Semana 1: acordando para o piloto automático

1. Meditação da Passa (condução no vídeo);
  2. Atenção Plena de uma atividade rotineira diária – Escolha uma atividade diferente da última semana (Por exemplo: escovar os dentes, tomar banho, passear com o animal de estimação ou o que você preferir);
  3. Anotar os pensamentos, sentimentos, emoções e sensações físicas que se apresentam durante a prática da meditação ou em momentos desafiadores ao longo do dia;
  4. Liberador de hábitos: mudar de cadeiras ou alterar a posição daquelas que você utiliza;
  5. Meditação com a Faixa 1: Atenção Plena do corpo e da respiração, duas vezes por dia, pelos próximos seis dias.
    (Disponível nos links: http://sextante.com.br/atencaoplena/ ou https://www.youtube.com/watch?v=Mg1RiAw05z8)

Livro de referência para o conteúdo e as práticas:
Williams, Mark; Penman, Danny [tradução de Ivo Korytowsky]. Atenção Plena: Mindfulness: Como encontrar a paz em um mundo frenético. Rio de Janeiro: Sextante, 2015.
Livro original: Mindfulness: A practical guide to finding peace in a frantic world

Contatos:

Programação resumida:

• Introdução à prática da Atenção Plena e os pilares da meditação
  • Semana 1: Acordar para o piloto automático
  • Semana 2: Conscientizar-se do corpo
  • Semana 3: O rato no labirinto
  • Semana 4: Ir além dos rumores
  • Semana 5: Enfrentar as dificuldades
  • Semana 6: Prisioneiro do passado ou vivendo no presente?
  • Semana 7: Quando você parou de dançar?
  • Semana 8: Sua frenética e preciosa vida

Veja também sobre a prática intitulada “Meditação do Chocolate”, que trata de praticar a atenção plena ao consumo de alimentos, a explorar o estado mental, os sentimentos e as emoções mobilizados com e pelas escolhas alimentares

Clique aqui para acessar a programação detalhada.