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Série sobre o uso de terminologias explica o conceito de Plano Educacional Individualizado


O vídeo da série sobre as terminologias recomendadas no âmbito da educação inclusiva publicado hoje, dia 10, fala sobre o conceito de Plano Educacional Individualizado (PEI).

O conteúdo produzido pelo Centro Tecnológico de Acessibilidade (CTA) do IFRS explica que o PEI é utilizado em diversos países como instrumento de suporte ao processo inclusivo de estudantes e que o IFRS define-o da seguinte forma:

 

O PEI é um recurso pedagógico com foco individualizado no estudante e tem por finalidade otimizar o processo de ensino e aprendizagem de pessoas com deficiência ou outras especificidades.
É um plano e registro das estratégias que visam promover acessibilidade curricular e que são necessárias para o estudante alcançar as expectativas de aprendizagem definidas para ele.
Neste instrumento devem ser registrados os conhecimentos e habilidades prévios que identificam o repertório de partida, para que seja possível acompanhar a evolução em direção aos objetivos, e planejar novas estratégias de ensino e aprendizagem.
É uma proposta pedagógica compartilhada, que deve ser construída de forma colaborativa pelos profissionais da instituição de ensino, pais e/ou responsáveis e, quando possível, pelo próprio estudante (Instrução Normativa Proen Nº 07/2020).

Entretanto, algumas instituições, como o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), referem-se ao PEI como o “instrumento escrito, elaborado por professor da sala de aula comum/regular, com intuito de propor, planejar e acompanhar a realização das atividades pedagógicas e o desenvolvimento dos estudantes da Educação Especial”, podendo ser um documento separado do Plano de Atendimento Educacional Especializado (AEE).

 

Publicações anteriores da série:

  • Semana 13 – Surdocegueira
  • Semana 12 – Deficiência múltipla
  • Semana 11 – Deficiência intelectual
  • Semana 10 – Deficiência visual
  • Semana 9 – Deficiência auditiva e surdez
  • Semana 8 – Deficiência física
  • Semana 7 – Tipos de deficiência
  • Semana 6 – Altas habilidades/superdotação
  • Semana 5 – Transtorno funcionais específicos
  • Semana 4 – Transtorno do espectro autista
  • Semana 3 – Pessoas com deficiência
  • Semana 2 – Público da educação especial
  • Semana 1 – Motivos para não usarmos a expressão “portador de deficiência”
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