Início do conteúdo

Algumas atividades do Campus Canoas durante a suspensão das atividades letivas devido à Covid-19


EM CONSTRUÇÃO: ATIVIDADES AINDA ESTÃO SENDO INCLUÍDAS

13/08/2020 (quinta-feira)

» Seleção de bolsistas para o projeto de ensino Alpes: Atividades de Leitura e Práticas de Escrita

Na quinta-feira à noite, foi realizada de forma remota a seleção de bolsistas para o projeto de ensino Alpes: Práticas de Leitura e Atividades de Escrita. A seleção foi realizada por meio de produção textual e entrevista individual via WhatsApp. As produções textuais dos candidatos foram escritas à mão e enviadas por foto ou digitadas diretamente no aplicativo. As entrevistas foram realizadas por meio de chamada de vídeo. Oito candidatos dos cursos da modalidade Proeja participaram da seleção, e a avaliação da produção escrita teve a colaboração das professoras colaboradoras do projeto Aline Noimman e Sheila Katiane Staudt.
O projeto de ensino Alpes está voltado para os alunos dos cursos técnicos de ensino médio na modalidade Proeja e é realizado desde 2017 no IFRS Campus Canoas. Tem como objetivo aprimorar o letramento dos alunos por meio de diferentes formas de leitura em sala de aula, do contato com livros de literatura e da produção de textos. No ano de 2020, será realizado de forma totalmente remota, utilizando as ferramentas de comunicação WhatsApp e Google Meeting.

 

12/08/2020 (quarta-feira)

» Campus Canoas e Parque Canoas de Inovação discutem possibilidades de parcerias

Na manhã desta quarta-feira, o coordenador de Extensão, Marcos Daniel Schmidt Aguiar, e o diretor de Administração e Planejamento do Campus Canoas, Jair Bruschi Júnior, reuniram-se com representantes do Parque Canoas de Inovação (PCI) como o diretor de Ciência, Tecnologia e Atração de Investimentos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Nasser Souza Muhd e outros diretores das empresas instaladas no PCI. (leia matéria completa)

 

11/08/2020 (terça-feira)

» GT Habitat de Inovação do Campus Canoas apresenta relatório de atividades

O Grupo de Trabalho para análise de viabilidade para implantação de Habitat de Inovação no Campus Canoas do IFRS reuniu-se na tarde desta terça-feira com a Equipe Diretiva do campus,  a fim de apresentar relatório com a trajetória do GT e o levantamento de habitats em nível institucional e regional. A partir dele, o grupo trouxe considerações para os próximos passos necessários à implantação da incubadora no campus.

 

10/08/2020 (segunda-feira)

» Novas parcerias entre o Campus Canoas e Secretaria Municipal da Educação passam a ser analisadas

Na tarde desta segunda, a Equipe Diretiva e as coordenadoras dos cursos de pós-graduação lato sensu em Educação e Linguagens do Campus Canoas reuniram-se virtualmente com Angela Gomes e Daniele Bertollo, representantes da Secretaria Municipal de Educação (SME). A reunião teve como pauta possíveis parcerias entre o campus e a SME envolvendo cursos de pós-graduação e formação de professores da rede municipal de ensino. Na ocasião, foram também apresentadas informações sobre o curso de Licenciatura em Matemática pela professora Mariana Lima Duro, coordenadora do curso.

 

3/08/2020 (segunda-feira)

» Reunião da Comissão de Elaboração da Proposta de Curso de Pós-graduação Lato Sensu – Especialização em Linguagens Contemporâneas e Ensino

A Comissão de Elaboração da Proposta de Curso de Pós-graduação Lato Sensu – Especialização em Linguagens Contemporâneas e Ensino (Portaria nº 363, de 18 de maio de 2020) é formada por docentes dos campi Canoas, Porto Alegre e Bento Gonçalves. O projeto pedagógico do curso está sendo finalizado, e as professoras da Comissão estão elaborando o Regulamento do Curso, as propostas de Trabalho de Conclusão de Curso e os Programas de Disciplinas. O início do curso está previsto no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do IFRS para 2022.

 

30/07/2020 (quinta-feira)

» Pensamento Matemático e Pensamento Computacional são abordados no encontro online do Ciclo de Palestras do Curso de Licenciatura em Matemática 

Seguindo com seu ciclo de palestras, o curso superior de Licenciatura em Matemática do Campus Canoas trouxe nesta quinta-feira sua sexta palestra virtual. Foi ministrante o professor Diego Lieban. Ele teve a colaboração de Daysi Cuéllar, Diana Sousa, Kátia Rocha, Larissa Monzon e Luiza Morin. O tema foi Pensamento Matemático & Pensamento Computacional no Desenvolvimento de Jogos e Desafios Lógico-digitais com o Geogebra. As palestras ocorrem a cada duas quintas-feiras, às 10h. E já está confirmada a próxima palestra, no dia 13/08. O título será O projeto Livro Aberto de Matemática e o Pensamento Computacional, com o professor Leonardo Barichello.

» Reunião do Núcleo de Integração de Ensino, Pesquisa e Extensão (Niepe) do Campus Canoas delibera sobre regulamento

Na tarde desta quinta-feira, servidores do Campus Canoas debateram sobre o regulamento do Núcleo de Integração de Ensino, Pesquisa e Extensão (Niepe). A intenção foi deliberar acerca de propostas de alteração sugeridas no debate online ocorrido em 16 de junho. A assembleia teve momentos para destaques e aprimoramento do documento.

 

29/07/2020 (quarta-feira)

» Lançado no site do campus o espaço Especial 10 Anos

Para fins de registro das atividades de celebração dos 10 anos do Campus Canoas do IFRS, foi criado um espaço especial no site da instituição. No endereço ficarão as mensagens, depoimentos, fotos, vídeos e demais colaborações que estão sendo enviadas de forma livre e espontânea por servidores, estudantes e egressos, terceirizados, entre outros que fizeram parte desta história e desejam marcar a data.
Não se trata de comemorar, devido à situação atual pandêmica, mas de celebrar a história que seguirá em frente após esse período triste pelo qual passamos. Convidamos a todos para acessar e participar na exposição da memória afetiva de nosso campus.
O endereço é ifrs.edu.br/canoas/10anos

 

28/07/2020 (terça-feira)

» Nova edição do Roda Leitura Online trata do tema ‘Narrativas Mitológicas’

Nesta terça-feira ocorreu mais uma edição do Roda Leitura online. No evento do Programa de Extensão Núcleos de Línguas e Culturas, os participantes leem ou comentam trechos de livros ou textos. A temática desta terceira edição foi Narrativas Mitológicas, contemplando lendas e tradições que se organizam em narrativas para explicar o mundo, a criação do homem, seus sentimentos e conflitos nas mais diferentes culturas.

» O Ciclo de Palestras, Oficinas e Bate-papos do TADS realiza nova edição nesta noite

A palestra seguida de bate-papo foi conduzida por Mellanie Dutra, que antes de ingressar no curso do IFRS, formou-se doutora em neurociências pela UFRGS e trabalha ativamente na pandemia da Covid-19 coordenando uma rede de divulgação científica e análise, a Rede Análise COVID-19 (twitter: @analise_covid19 com mais de 10 mil seguidores). Mellanie colocou-se à disposição para palestras, para agregar especialmente na temática da pandemia.

 

27/07/2020 (segunda-feira)

» Novos convênios e parecerias com Prefeitura de Canoas são abordados em reunião na Smed

Em reunião nesta segunda-feira na Secretaria Municipal de Educação (Smed) de Canoas, foram tratados assuntos referentes à parcerias e convênios entre o Instituto Federal e o município. Em específico, foram abordados os projetos envolvendo residência pedagógica e o edital sobre Economia 4.0, sendo que este último será tema de estudo da Smed para ampliação do atual convênio. Ainda, a pedido da Prefeitura, foram levantadas as necessidades para a criação no Campus Canoas de um curso de pós-graduação específico para capacitação de servidores municipais. Sobre este assunto, uma nova reunião deverá ocorrer nas próximas semanas. Participaram do encontro a secretária de Educação, Angela Gomes, a diretora-geral do Campus Canoas, Patrícia Hübler, e outros representantes das duas entidades.

 

24/07/2020 (sexta-feira)

» Equipe de coordenação do Napne Canoas contribuem em reunião dos Napnes/Naafs – Reitoria 

Integrantes do Núcleo de Atendimento às pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napne) do Campus canoas participaram da análise e com contribuições no esboço da Proposta de Instrução Normativa sobre a Acessibilidade das Atividades Pedagógicas Não Presenciais, considerando nossos estudantes com necessidades educacionais específicas.

 

23/07/2020 (quinta-feira)

» Terceira reunião geral online dos servidores do Campus Canoas debateu a respeito de temas variados

Na pauta da reunião esteve  a apresentação de novos colegas, transferências recebidas, informe a respeito das obras no campus, o orçamentos para 2020, a readequação orçamentária, o Plano de Ação 2021, a revisão da Gestão de Infraestrutura de Cursos (GIC), o Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP) 2021, informes sobre os editais vigentes (Pesquisa e Extensão – 4.0), informações da comissão de celebração dos 10 anos do campus, andamento dos trabalhos do GT de Retomada do Calendário da Reitoria – Atividades não presenciais e outros assuntos gerais.

 

21/07/2020 (terça-feira)

» Kits de alimentação são distribuídos com recurso da merenda estudantil para alunos do Ensino Médio

Em mais uma ação de distribuição de alimentos durante o período de isolamento social devido à pandemia, 164 kits de alimentação estão sendo distribuídos para estudantes do Campus Canoas do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS). Nesta ação estão sendo atendidos os alunos do Ensino Médio cadastrados no programa de Benefício da Assistência Estudantil (BAE). Os recursos para a compra dos alimentos, um total de R$ 7.947,44, provêm da verba do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) destinado à merenda para os estudantes do Ensino Médio. (leia matéria completa)

 

17/07/2020 (sexta-feira)

» Reunião ordinária mensal do Núcleo de Atendimento às pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napne)

Foram discutidos diversos assuntos diretamente relacionados às atribuições do núcleo, quais sejam: solicitação do MEC, via SIC, a respeito de informações sobre acessibilidade para alunos com deficiência e recursos digitais; relato da reunião dos núcleos de ações afirmativas (Napne, Neabi, NEPGS), de Ensino a Distancia (NEaD), e de Memória (NuMem) com a Coordenação de Extensão, Direção de Ensino, de Administração e Planejamento e Geral; Plano de Ação e Orçamento de Extensão para 2020, além de encaminhamento do novo regimento do Napne.

 

16/07/2020 (quinta-feira)

» Reflexões sobre o ensino é tema de encontro online do Ciclo de Palestras do Curso de Licenciatura em Matemática 

Seguindo com seu ciclo de palestras, o curso superior de Licenciatura em Matemática do Campus Canoas trouxe nesta quinta-feira a professora Marina Menna Barreto. No encontro online ela falou sobre sua experiência como professora em uma escola privada no Canadá. A instituição tem buscado alternativas ao sistema tradicional de ensino, inovando principalmente na maneira em que estrutura o currículo e oferece uma variedade de opções para os alunos em termos acadêmicos e não acadêmicos. A professora Marina, que também tem experiência como professora de Ensino Fundamental e Médio no Brasil, trouxe exemplos de atividades de sucesso que podem ser repetidas ou adaptadas em escolas em diferentes partes do mundo. As palestras do ciclo ocorrem a cada duas quintas-feiras, às 10h. A próxima está marcada para o dia dia 30 de julho.

» Automação de testes front end com ferramenta Cypress é tema de palestra de estudante

Dando continuidade ao Ciclo de palestras, oficinas e bate-papos do curso superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (TADS), ocorreu no início da noite a palesta online conduzida por Elias Melo sobre a ferramenta Cypress. De acordo com os professores do curso, essa é uma frente que vem ganhando muito espaço no mercado de tecnologia de informação (TI) sendo imprescindível para garantir a qualidade de um software. Além disso, o evento apontou empresas que possuem processos seletivos de estágio focados no segmento. Ainda estão previstas outras etapas do ciclo que devem ser confirmadas e divulgadas em breve.

 

15/07/2020 (quarta-feira)

» Projetos de enfrentamento ao coronavírus entram em pauta no encontro online

O IFRS está atuando com diversos projetos de combate ao covid-19 e de solidariedade à comunidade. Nesta quarta-feira, ocorreu nova conferência online do projeto Extensão em Diálogo. Foram debatidas as ações extensionistas voltadas ao enfrentamento do coronavírus contempladas com Edital da instituição. Pelo Campus Canoas, participou a professora Juliana Mülling. Ela coordena a ação Cultura e conhecimento na Terra Indígena Por Fi Gã no combate ao Coronavírus.

 

14/07/2020 (terça-feira)

» Ocorre a segunda edição do projeto Dança: integração, corpo, mente e coletividade

Uma vez por semana, todas as terças-feiras, às 15h, haverá atividades do projeto de Extensão Dança: integração corpo, mente e coletividade. A ação busca proporcionar experiências de âmbito corporal e artístico, promovendo reflexões nas esferas pessoal e coletiva a partir de diferentes movimentos de dança. A atividade é ministrada pela estudante do Curso em Administração Integrado ao Ensino Médio, Eduarda Ulrich. A discente faz demonstrações de passos e coreografias em diferentes estilos, como jazz, hip hop e contemporâneo. Para participar é necessário se inscrever. (Conheça o regulamento e se inscreva)

» Terceira edição do Conversation Meeting Online ocorre nesta terça-feira

O Conversation Meeting Online é uma atividade desenvolvida pelo programa de Extensão Núcleos de Línguas e Culturas, com a coordenação da professora Sheila Staudt. O evento ocorreu em língua inglesa, contando com a participação especial de dois convidados estrangeiros que moram no Rio Grande do Sul: Mr. Julian Roger, de Lacy White (Reino Unido) e Mr. Olwith Lindor (Haiti). O tema desta edição foi “Foreigners in the pandemic”.

 

13/07/2020 (segunda-feira)

» Bate-papo com estudante abre Ciclo de palestras, oficinas e bate-papo do TADS

Iniciando o Ciclo de palestras, oficinas e bate-papos do curso superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (TADS), ocorreu o bate-papo sobre a visão de uma aluna sobre quais competências deve-se ter para ingressar no mercado de trabalho. A acadêmica Vitória Caetano falou sobre como se preparar para as vagas, como elaborar um currículo, se comportar na entrevista e buscou incentivar os colegas a se capacitarem, por mais que estejam cursando o ensino superior.

» GT Retomada do Calendário Acadêmico Central se reúne para analisar documentos enviados pelos campi sobre possibilidade de atividades não presenciais

Nesta terça-feira, o Grupo de Trabalho Retomada do Calendário Acadêmico Central, comandado pela Pró-reitoria de Ensino e tendo como integrantes dirigentes de todos os 17 campi do IFRS, teve sua primeira reunião para avaliar o material enviado pelos campi com considerações a respeito de possíveis atividades não presenciais no instituto. A intenção é, até o dia 22 de julho, elaborar uma proposta para apreciação do Conselho Superior (Consup). A reunião do órgão máximo da instituição deve ocorrer ainda este mês de forma extraordinária. As próximas reuniões do GT devem ocorrer nos dias 16, 20 e 22 de julho.

» Reunião da Comissão de Elaboração da Proposta de Curso de Pós-graduação Lato Sensu – Especialização em Linguagens Contemporâneas e Ensino

A reunião analisou os resultados da pesquisa de demanda realizada com a comunidade externa. Entre as 161 respostas coletadas, 137 interessados no curso são formados em Letras e áreas afins. Os resultados da pesquisa também darão subsídios para a definição dos dias e turnos em que ocorrerão as aulas presenciais do curso. Além disso, está sendo estudada a organização dos componentes curriculares do curso e as respectivas cargas horárias em EaD. A Comissão de Elaboração da Proposta de Curso de Pós-graduação Lato Sensu – Especialização em Linguagens Contemporâneas e Ensino (Portaria nº 363, de 18 de maio de 2020) é formada por docentes dos campi Canoas, Porto Alegre e Bento Gonçalves. O início do curso está previsto no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do IFRS para 2022.

 

9/07/2020 (quinta-feira)

» Ocorre a sexta e última etapa do projeto Jornada de Humanidades em Quarentena

Nesta quinta-feira, ocorreu a última etapa da Jornada de Humanidades, tradicional projeto do Campus Canoas. Este ano, em função da Covid-19, pela primeira vez o evento ocorreu por meio de webconferências e foi rebatizado temporariamente de Jornada de Humanidades em Quarentena. Foram seis encontros com centenas de participantes debatendo sobre as implicações sociais das medidas especiais e situações de exceção impostas em função da pandemia. Nesta última etapa, a discussão ocorreu sob o tema “Ciência e obscurantismo na pandemia”.

» Reunião extraordinária on-line do Grupo de Estudos – Inclusão e Políticas Públicas do Núcleo de Atendimento às pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napne)

Primeira reunião do grupo de estudos do núcleo, tratando da evolução social e histórica da educação de pessoas com deficiência no mundo e apresentando diversos modelos de exclusão, a saber: de segregação, de integração e, finalmente, de inclusão. Foi abordado, ainda, a linha do tempo das legislações brasileiras e internacionais, a partir da Declaração de Salamanca, da LDB, da Convenção sobre o direito das pessoas com deficiências, da Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva e da Lei Brasileira de Inclusão. Destacou-se, dentre tantos itens relevantes, o fato de que em 2009 o Brasil se torna signatário da Convenção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, fazendo uso, em virtude disso, do termo ‘Pessoa com Deficiência’.

 

8/07/2020 (quarta-feira)

» Campus Canoas encaminha minuta para estudos de viabilidade de atividades não presenciais no IFRS

Cumprindo a orientação acordada em reunião do Conselho Superior (Consup), o Campus Canoas encaminhou uma minuta para futura normativa ao Grupo de Trabalho (GT) Retomada do Calendário Acadêmico com considerações locais a respeito do estudo de possibilidade da implantação de atividades não presenciais no Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS). O documento de Canoas é o resultado de um processo que envolveu reuniões amplamente democráticas ouvindo os três segmentos: estudantes, técnicos administrativos e professores. (leia a matéria completa e acesse o documento na íntegra)

» Conselho de Campus tem reunião ordinária online

No início da noite desta quarta-feira ocorreu a reunião do Conselho de Campus (Concamp) do Campus Canoas do IFRS. Na pauta, a aprovação da ata da primeira reunião extraordinária, realizada via webconferência em 14 de maio; a avaliação da necessidade de revisão do Regimento do Concamp Canoas; a avaliação sobre a realização de eleições para membros suplentes e membros externos do conselho; a análise dos documentos do Curso de Especialização em Educação: Integração de Saberes e informes gerais.

 

7/07/2020 (terça-feira)

» Controvérsias Sociocientíficas e suas implicações no ambiente educacional é tema do semestre da Revista #Tear publicada este mês 

A Revista de Educação, Ciência e Tecnologia #Tear divulga, neste mês de julho, a sua edição semestral, tendo como temática Controvérsias Sociocientíficas (CSC) e suas implicações no ambiente educacional. O objetivo é abordar, de maneira extensiva e multidisciplinar, as diferentes pesquisas que associam a formação dos professores e as CSC. A publicação reúne 38 trabalhos organizados da seguinte forma: Seções Dossiê (10), Seção Livre (17) e Espaço Plural (11). Esta é a maior edição apresentada pela revista desde o seu início, em 2011. Foram submetidos mais de 150 textos, os quais foram avaliados pelo Conselho Editorial e pelo Comitê Executivo, contando, ainda, com diversos colaboradores que atuaram, de forma remota, em diferentes etapas do processo. (acesse a revista)

» Ocorre a primeira edição do projeto Dança: integração, corpo, mente e coletividade

Nesta terça-feira teve início as edições online do projeto de Extensão Dança: integração corpo, mente e coletividade. Uma vez por semana, todas as terças-feiras, às 15h, haverá atividades. A ação busca proporcionar experiências de âmbito corporal e artístico, promovendo reflexões nas esferas pessoal e coletiva a partir de diferentes movimentos de dança. A atividade é ministrada pela estudante do Curso em Administração Integrado ao Ensino Médio, Eduarda Ulrich. A discente faz demonstrações de passos e coreografias em diferentes estilos, como jazz, hip hop e contemporâneo. Para participar é necessário se inscrever. (Conheça o regulamento e se inscreva)

 

6/07/2020 (segunda-feira)

» Assembleia geral revisita documento e define minuta com opinião do Campus Canoas sobre atividades não presenciais durante pandemia

No início da noite desta segunda-feira, uma assembleia online entre estudantes, técnicos administrativos e professores debruçou-se sobre o texto que compilava as ideias dos três setores discutidas em reuniões anteriores a respeito da possibilidade de atividades não presenciais no IFRS. Ao final, definiu-de um apanhado consensual sobre o texto final a ser redesenhado pelo Grupo de Trabalho Retomada do Calendário Acadêmico do campus. O documento, uma minuta, será enviada na quarta-feira para o GT Central, capitaneado pela Pró-reitoria de Ensino. As opiniões dos 17 campi serão compiladas e encaminhadas para análise e deliberações do Conselho Superior (Consup) em reunião que deve ocorrer de forma extraordinária ainda este mês.

 

3/07/2020 (sexta-feira)

» GT Retomada do Calendário Acadêmico entrega proposta de minuta à Direção-geral do Campus Canoas

Após reuniões online dos três setores: estudantes (em 1º/07), técnicos administrativos e professores (em 29 e 30/06), o Grupo de Trabalho Retomada do Calendário Acadêmico do Campus Canoas entregou à Direção-geral uma proposta de texto para a elaboração da minuta que deve conter a opinião do campus a respeito da possibilidade de atividades não presenciais no IFRS durante o período de isolamento da pandemia Covid-19. Tal documento deverá ainda passar pelo crivo e possíveis modificações em assembleia geral na próxima segunda-feira, dia 6. Após, a minuta para uma regulamentação será entregue à Pró-reitoria de Ensino do IFRS, que é quem capitaneia o GT Central de Retomada do Calendário Acadêmico. A opinião dos 17 campi será compilada e apresentada para deliberação do Conselho Superior que deve se reunir extraordinariamente ainda este mês.

 

1º/07/2020 (quarta-feira)

» Estudantes são ouvidos em reunião online sobre parâmetros para possíveis atividades não presenciais

Todos os cerca de 1 mil estudantes do Campus Canoas foram convidados para uma reunião online para discussão de parâmetros a serem observados no caso da possibilidade de o IFRS adotar atividades não presenciais durante a necessidade de isolamento social devido à pandemia Covid-19. A reunião foi importante para a juntada de opiniões com as de reuniões nos dois dias anteriores realizadas por servidores dos diversos setores e áreas do Campus Canoas. O material fará parte de uma minuta (a ser aprovada em assembleia geral na próxima segunda-feira, dia 6). Tal documento será enviado na quarta-feira, dia 8, para o Grupo de Trabalho Retomada do Calendário Acadêmico, na Reitoria. As observações dos 17 campi serão compiladas e, após, analisadas pelo Conselho superior que, ainda esse mês, deve ter reunião extraordinária para deliberar sobre o assunto.

» Reunião da Comissão de Elaboração do Curso de Especialização em Educação: Integração de saberes

Grupo se reúne para discutir sobre o Processo Seletivo para ingresso no curso.

 

30/06/2020 (terça-feira)

» Reunião sobre  a chamada pública para apoio à implementação de oficinas 4.0

A chamada recentemente foi divulgada pela Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (Proppi) do IFRS. Cada um dos 17 campi poderá apresentar somente uma proposta. Dessa forma, uma reunião com os interessados do Campus Canoas foi realizada para discutir possibilidades e tirar dúvidas acerca do edital. O encontro virtual teve a participação de representantes do Ensino, da Pesquisa e da Extensão no campus.

 

29/06/2020 (segunda-feira)

» Divulgado resultado preliminar de levantamento sobre recursos de estudantes do Campus Canoas para atividades não-presenciais

Até o momento, 888 estudantes, 94% do total, já responderam à pesquisa. De acordo com o levantamento do Campus Canoas, 97,7% dos estudantes possuem acesso à internet em casa. Destes, 79,1 acessam o serviço de forma ilimitada. Ainda de acordo com a pesquisa, pelo menos 76,8% declaram que têm local adequado para estudar em casa. Quando perguntados se “o IFRS deve retomar as aulas de modo 100% remoto”, 66,1% (587 estudantes) responderam que sim, enquanto 33,9% (301) responderam não. Os dados preliminares estão sendo divulgados pois são recursos a serem ponderados na construção conjunta do posicionamento do campus sobre a possibilidade de utilização de atividades não-presenciais no Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS). (leia matéria completa)

» Reunião extraordinária on-line do Núcleo de Atendimento às pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napne)

O grupo analisou o questionário produzido pelo GT de Retomada do Calendário Acadêmico Campus Canoas, respondido pelos estudantes. Além disso, ocorreu o preenchimento da planilha que resultará na proposta de regulamento para atividades não presenciais do Campus Canoas, assim como se fez a discussão e o preenchimento de planilha referente ao Levantamento das Necessidades de Desenvolvimento para o ano de 2021.

» Reunião da Direção de Ensino com Napne, Neabi e Nepgs

Encaminhamentos finais referente ao artigo coletivo produzido pelos núcleos para publicação na Revista PLURAL, organizada pela Reitoria do IFRS.

 

26/06/2020 (sexta-feira)

» GT Retomada do Calendário Acadêmico lança cronograma de ações para resposta ao Consup

Após a decisão do Conselho Superior (Consup), na última terça-feira (23), de ouvir os campi sobre a possibilidade de retorno das atividades letivas por meio remoto, o Grupo de Trabalho (GT) Retomada do Calendário Acadêmico, criado no Campus Canoas logo nas primeiras semanas de paralisação em função da Covid-19, criou um cronograma de trabalho especial para os próximos dias. Até o dia 8 de julho, cada campi do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) deverá encaminhar propostas e soluções que consideram viáveis para a reativação do Calendário. A construção do documento local vai envolver uma série de encontros virtuais envolvendo estudantes, técnicos e professores do Campus Canoas. Tal apanhado deverá ser entregue para a Pró-reitoria de Ensino (Proen), que capitaneia o GT central de Retomada. Em conjunto com as considerações dos outros 16 campi, o apontamento norteará a elaboração da normativa que regulamentará as possíveis atividades não-presenciais em todo o IFRS. (leia matéria completa)

 

25/06/2020 (quinta-feira)

» Projeto RevisãoOnline segue em plena atividade mesmo com as aulas suspensas

Um dos tantos projetos que seguem em atividade durante a suspensão das aulas é o RevisãoOnline, desenvolvido no Campus Canoas. Por meio da plataforma, o usuário pode escolher um tema de redação, escrever e ter a possibilidade de ter seu trabalho corrigido por outra pessoa, possivelmente um colega. Para ter acesso à revisão ele necessita revisar duas redações de outros participantes. O processo de revisão é assistido por professores, e conta com corretor ortográfico e de estilo. No site [revisaoonline.com.br] ainda são disponibilizadas várias dicas para auxiliar na revisão. O projeto mantém posts no Instagram e no Facebook com dicas de português.

 

24/06/2020 (quarta-feira)

» Tem início o curso Moodle Básico na Prática para servidores do Campus Canoas

O curso de forma online terá 8 horas de carga horária e será realizado nesta quarta, quinta  e sexta-feiras. Estão participando servidores do Campus Canoas. Neste primeiro dia de curso o conteúdo foi aspectos básicos para quem está iniciando com o sistema Moodle, como acessar, gerenciar os estudantes, criar grupos e configurar sua disciplina e iniciar a sua organização de conteúdos.

 

23/06/2020 (terça-feira)

» Consup decide por indeterminar a volta às aulas presenciais e estudar possibilidades de atividades pedagógicas remotas

Aulas seguem suspensas, agora por prazo indeterminado, em todos os campi do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS). Em um prazo de 30 dias, o Grupo de Trabalho (GT) já em atividade deverá indicar possibilidade de alguma atividade remota ser implementada. O Calendário Acadêmico segue suspenso. Atividades administrativas de todos os servidores, docentes e técnicos administrativos, seguem por meio remoto. As decisões foram tomadas na reunião do Conselho Superior (Consup), órgão máximo da instituição, em reunião extraordinária com mais de cinco horas de duração nesta terça-feira, dia 23 de junho.
A partir de agora, o Grupo de Trabalho terá 15 dias para consultar as comunidades acadêmicas nos campi e mais 15 para apresentar ao Consup, em nova reunião extraordinária, propostas para viabilidade de atividades não-presenciais.

» Reunião extraordinária on-line do Núcleo de Atendimento às pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napne)

Foi dado prosseguimento à apresentação e análise do novo regimento do núcleo, bem como sua finalização.

 

19/06/2020 (sexta-feira)

» Reunião entre estudantes e servidores definem posicionamento para reunião do Consup

Estiveram reunidos online estudantes e servidores docentes e técnico administrativos do Campus Canoas a fim de debaterem e definirem posicionamento a ser assumido pelos representantes dos três setores da unidade na próxima reunião do Conselho Superior (Consup). Marcado para a próxima terça-feira, dia 23, de forma extraordinária, o encontro tratará sobre as atividades dos campi diante da pandemia após o dia 3 de julho, última data definida como prazo para reavaliação da continuidade da suspensão do Calendário Acadêmico. Depois do debate, os participantes dos três setores solicitaram para seus representantes que votem por manter as aulas suspensas por mais 30 dias, ou seja, para reavaliação em 4 de agosto. A reunião terá representantes dos 17 campi e da Reitoria e poderá definir também se o IFRS passará a desenvolver meios para seguir com aulas de forma remota.

» Reunião do Grupo de Trabalho de Comunicação em Quarentena avalia ações nos campi

Diante das incertezas sobre a possibilidade de retomada do Calendário Acadêmico, da continuidade do avanço do número de casos e das mortes por Covid-19 e de questionamentos feitos por estudantes, pais, comunidade, sindicatos, imprensa, setor governamental e outros envolvidos, os comunicadores envolvidos no GT se reuniram para consolidar ideias de forma a melhorar o relacionamento com esses públicos. Várias práticas específicas de cada campi foram debatidas e passaram a ser implementadas em conjunto para informar de forma ainda mais rápida, clara e eficiente.

 

18/06/2020 (quinta-feira)

» Aprendendo e ensinando dentro e fora da escola é tema de palestra online

Professores do curso superior de Licenciatura em Matemática do Campus Canoas promoveram uma palestra online na manhã desta quinta-feira. Foi convidado o professor Gabriel Goldmeier para falar sobre aspectos e impactos sociais do ensino e da aprendizagem na palestra intitulada: Aprendendo e ensinando dentro e fora da escola.

» Lançada pesquisa para oferta de curso de pós-graduação na área de Linguagens

Foi lançada uma pesquisa online para saber da comunidade quais são as necessidades e interesses sobre um um novo curso de pós-graduação no Campus Canoas. A oferta será gratuita, como todos os cursos da unidade, e deverá ser na área de Linguagens com carga horária de 360h. (acesse a pesquisa)

» Reunião da Comissão de Elaboração do Curso de Especialização em Educação: Integração de saberes

Grupo discute os pontos apresentados durante o processo de aprovação e encaminha novamente os documentos à Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (Proppi) do IFRS para análise das modificações.

 

17/06/2020 (quarta-feira)

» Lançada pesquisa para estudantes para avaliar retorno com aulas online

O Grupo de Trabalho (GT) Retomada do Calendário Acadêmico do Campus Canoas segue acompanhando as definições do GT Recuperação do Calendário Acadêmico do IFRS, que engloba todos os campi e a Reitoria, e publicou um questionário para a coleta de informações sobre as condições atuais de estudo, principalmente se ele precisar ser feito de forma remota. O formulário deve se encerrar no dia 23/06. (acesse o formulário)

» Reunião do GT Retomada do Calendário Acadêmico do Campus Canoas

Às 17h, os servidores do campus estiveram reunidos online debatendo a retomada do calendário na possibilidade de atividades remotas.

» Jornada de Humanidades em Quarentena teve o esporte como tema de seu quinto encontro

O tradicional projeto do Campus Canoas, a Jornada de Humanidades, teve seu quinto encontro online nesta quarta-feira. O tema foi “Esporte em tempos de pandemia”. O debate teve a participação do pesquisador João Manuel Casquinha Malaia Santos (UFSM), do comentarista esportivo Carlos Guimarães (Rádio Guaíba) e da professora  Leila de Almeida Castillo (Campus Canoas do IFRS).

 

16/06/2020 (terça-feira)

» Curricularização das atividades de Extensão é tratada em webconferência

Representantes do Campus Canoas participaram de reunião virtual sobre Curricularização da Extensão (webconferência nº4). O encontro envolveu servidores de todos os campi e da Reitoria.

» Debate sobre o regulamento do Núcleo de Integração do Ensino, Pesquisa e Extensão (Niepe) do Campus Canoas

Os NIEPEs do Campus são organizados por campos de conhecimento e têm como atribuição possibilitar a articulação de docentes e técnicos-administrativos em educação de modo a promover o intercâmbio de experiências, fomentar a elaboração de projetos coletivos, bem como articular suas demandas, nos âmbitos do ensino, da pesquisa e da extensão.

» Reunião dos colegiados dos cursos da modalidade Proeja do Campus Canoas

O Campus Canoas do IFRS trabalha também com cursos na modalidade prescrita no Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica, na Modalidade de Jovens e Adultos (Proeja).

» Reunião da Direção de Ensino com os núcleos Napne, Neabi e Nepgs

Construção e planejamento da escrita do artigo coletivo a ser produzido pelos núcleos, para publicação na Revista PLURAL, organizada pela Reitoria do IFRS.

 

15/06/2020 (segunda-feira)

» Painéis de captação de energia solar começam a ser instalados no Campus Canoas

Os equipamentos compõem uma usina com capacidade de geração de 24kWp, no telhado do bloco E, e outra usina de solo, com viés educacional e capacidade de 3kWp, ao lado do prédio. A estrutura no solo fará parte do Pátio de Experimentos, projeto que envolve diversas áreas de pesquisa do Campus Canoas. Além do viés educacional, estima-se redução de 15% no gasto com energia elétrica da escola. A aquisição do sistema de energia fotovoltaica foi viabilizada por meio do projeto Solis MagnIFicus. (leia matéria completa)

» Ocorre o segundo ‘Conversation Meeting Online’, encontro virtual para conversação

Conversation Meeting Online é uma atividade desenvolvida pelo programa de Extensão Núcleos de Línguas e Culturas com a coordenação da professora Sheila Staudt. O assunto debatido nesta edição foi “E-classes: the pros and cons of online classes”.

» Reunião da Comissão de Elaboração da Proposta de Curso de Pós-graduação Lato Sensu – Especialização em Linguagens Contemporâneas e Ensino

Na pauta, a revisão das ementas, carga horária EaD, e discussão do número de semestres que terá o curso. A Comissão de Elaboração da Proposta de Curso de Pós-graduação Lato Sensu – Especialização em Linguagens Contemporâneas e Ensino (Portaria nº 363, de 18 de maio de 2020) é formada por docentes dos campi Canoas, Porto Alegre e Bento Gonçalves. O início do curso está previsto no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do IFRS para 2022.

 

10/06/2020 (quarta-feira)

» Painel virtual sobre Inovação é promovido pelo curso de Especialização em Gestão de Projetos e Inovação

O curso de Especialização em Gestão de Projetos e Inovação desenvolveu um painel virtual sobre Inovação. A atividade, mediada pelo coordenador do curso, professor Gilmar Casalinho, teve a participação de estudantes de variados cursos do Campus Canoas e servidores. Para atuar na atividade foram convidados a professora Fernanda Reichert (UFRGS), o professor Diego Paes (IFRN) e João Heitor de Ávila (Sociedade Portuguesa de Inovação). Os participantes  abordaram diferentes temáticas relacionadas à inovação. Um dos momentos mais interessantes do painel foi a discussão de como a inovação pode se apresentar como um grande diferencial nos tempos de pandemia. Outros painéis no mesmo formato estão sendo planejados. Temas ou sugestões para estes próximos encontros podem ser enviados ao e-mail [email protected].

 

9/06/2020 (terça-feira)

» Debate virtual discute a importância da leitura

Na tarde desta terça-feira, professores da área de Letras do Campus Canoas realizaram a atividade “Procuram-se leitores e livros na pandemia”. A ação teve como objetivo promover o debate acerca da importância da leitura, com atenção especial à literatura, no atual contexto de isolamento causado pelo novo coronavírus. O evento teve a participação de cinco convidadas: Carla Odete Balestro Silva, Glecia Helena Degli Sgualdi, Mariana Cé Rossoni da Conceição, Natália Maria Poock Delavequia e Olívia Pereira Tavares.

» Reunião online com estudantes discute questões para a retomada das aulas

O Grupo de Trabalho (GT) Retomada do Calendário Acadêmico do Campus Canoas promoveu um encontro com os estudantes e os servidores para debater o documento “Orientações do GT – Retomada do Calendário Acadêmico – VERSÃO PRELIMINAR”, elaborado pelo GT Recuperação do Calendário Acadêmico, encabeçado pela Pró-reitoria de Ensino e que envolve todos os campi do IFRS. Tal documento, após finalizado, será apreciado na reunião do Conselho Superior (Consup) do IFRS no dia 23 de junho. Na ocasião, será votada também a possível retomada do calendário acadêmico do IFRS a partir de 3 de julho, possivelmente de forma remota, ou nova prorrogação da suspensão.

» Reunião ordinária mensal on-line do Núcleo de Atendimento às pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napne)

Dentre as pautas trabalhadas, esteve a escolha de materiais pedagógicos que possam ser utilizados pelo núcleo;  análise do resultado obtido por meio do Relatório de Autoavaliação Institucional de 2019, organizado pela Comissão Própria de Avaliação (CPA), visando ao planejamento de ações a serem desenvolvidas pelo núcleo para 2020; início das discussões acerca da construção do regimento do Napne, o qual teve uma equipe de trabalho específica, dentre os membros do grupo, para desenvolver o texto.

 

8/06/2020 (segunda-feira)

» Doações dos projetos IFRS Solidário e Gincana Virtual são distribuídas

O projeto Desafio Solidário das Equipes (integrante do Programa IFRS Solidário 2020) e a Gincana Virtual promovida pelo curso técnico em Administração integrado ao Ensino Médio, recolheram roupas e calçados por meio da prova “Vestindo a Empatia”. Com isso, cerca de 700 peças de roupas e calçados foram entregues na Unidade Básica de Saúde Santa Marta, em Porto Alegre.

» Reunião da Comissão de Elaboração da Proposta de Curso de Pós-graduação Lato Sensu – Especialização em Linguagens Contemporâneas e Ensino

Na pauta, a elaboração de proposta de grade curricular, ementas e tempo de integralização do curso. A Comissão de Elaboração da Proposta de Curso de Pós-graduação Lato Sensu – Especialização em Linguagens Contemporâneas e Ensino (Portaria nº 363, de 18 de maio de 2020) é formada por docentes dos campi Canoas, Porto Alegre e Bento Gonçalves. O início do curso está previsto no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do IFRS para 2022.

 

5/06/2020 (sexta-feira)

» Setores e cursos do Campus Canoas revisam autoavaliação e projetam melhorias

Após a divulgação do relatório da Comissão Própria de Avaliação, os servidores do Campus Canoas passam a revisitar os resultados da pesquisa e propor soluções para os pontos que podem ser melhorados.

 

 

4/06/2020 (quinta-feira)

» ANAC doa 60 computadores para laboratórios de informática do Campus Canoas

O Campus Canoas do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), recebeu da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) a doação de 60 computadores, 60 monitores de vídeo e outros itens de informática. Os equipamentos foram transportados por servidores do campus na tarde desta quinta-feira da sede da ANAC até a escola. Os equipamentos possibilitarão a montagem de novos laboratórios que serão disponibilizados para a comunidade acadêmica.

» Inclusão e Matemática: aproximação e possibilidades é tema de palestra online

Professores do curso superior de Licenciatura em Matemática do Campus Canoas promoveram uma palestra online na manhã desta quinta-feira. Foram convidadas as professoras Jucimara Guimarães e Michele Dillenburg da Silva para falar do tema Inclusão e Matemática: aproximação e possibilidades.

» Comitê de Crise do Campus Canoas realiza mais doações nesta quinta-feira

O Comitê de Crise instalado no campus em função da Covid-19 doou 50 pares de meia masculina e 40 femininas nesta quinta-feira. Os donativos foram entregues na Unidade Básica de Saúde Santa Marta, referência para o atendimento da população de rua de Porto Alegre.

 

3/06/2020 (quarta-feira)

» Projeto Metamorfose convida à reflexão sobre hábitos no Dia Nacional da Educação Ambiental 

Neste período de isolamento, o Projeto Metamorfose tem publicado diversos materiais em sua fanpage para instigar a reflexão sobre o momento atual e sua relação com as questões ambientais. Neste dia 3 de junho, Dia Nacional da Educação Ambiental, os integrantes do projeto trouxe mais materiais sobre os nossos hábitos, enquanto sociedade, em relação ao uso dos recursos naturais e os impactos causados ao meio ambiente e à saúde da população humana. (acesse a fanpage do Metamorfose)

» Servidores envolvidos com projeto de Extensão entregam materiais de higiene e equipamentos de proteção individual em comunidade indígena

O projeto extensionista Cultura e Conhecimento na Terra Indígena Por Fi Gã teve sua segunda ação durante a pandemia nesta quarta-feira. Os membros do projeto se uniram a outros dois projetos do IFRS, dos campi Feliz e Restinga, e entregaram itens de higiene e de proteção individual aos indígenas. Os visitantes foram recebidos pelo vice-cacique, o senhor Antônio, durante um almoço coletivo tradicional. Como ainda não há casos de Covid-19 na comunidade kaingang, as celebrações e atividades dentro do território e apenas entre os moradores continuam ocorrendo normalmente. (leia matéria completa)

» Reunião da Comissão de Elaboração do Curso de Especialização em Educação: Integração de saberes

Grupo reflete sobre a disciplina de socialização das pesquisas que serão realizadas pelos estudantes e a distribuição do cronograma de aulas.

» Reunião da Comissão Própria de Avaliação – Ações 2020 referentes ao Relatório de Autoavaliação 2019

Reunião teve a participação de diversos setores e representantes de núcleos como o Napne (Núcleo de Atendimento às pessoas com Necessidades Educacionais Específicas).

 

1º/06/2020 (segunda-feira)

» Reunião da Comissão de Elaboração da Proposta de Curso de Pós-graduação Lato Sensu – Especialização em Linguagens Contemporâneas e Ensino

Na pauta, a discussão sobre disciplinas, ementas, matriz curricular e carga horária a ser realizada na modalidade Ensino a Distância (EaD). A Comissão de Elaboração da Proposta de Curso de Pós-graduação Lato Sensu – Especialização em Linguagens Contemporâneas e Ensino (Portaria nº 363, de 18 de maio de 2020) é formada por docentes dos campi Canoas, Porto Alegre e Bento Gonçalves. O início do curso está previsto no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do IFRS para 2022.

» Reunião entre Direção de Ensino e Napne, Neabi e Nepgs 

Construção e planejamento da escrita do artigo coletivo a ser produzido pelos núcleos, para publicação na Revista PLURAL, organizada pela Reitoria do IFRS.

 

28/05/2020 (quinta-feira)

» Realizada a quarta etapa da Jornada das Humanidades em Quarentena

Dando continuidade à Jornada das Humanidades em quarentena, que tem como objetivo estabelecer um espaço-tempo de diálogo como forma de instrumentalizar a comunidade acadêmica para analisar o momento atual, discutiu-se a temática “Nem tão ‘democrático’ assim: os impactos da Pandemia em populações invisibilizadas”. O debate teve a participação de Caio Cerqueira, Silvana Dezordi, Sabrina Clavé Eufrásio e Darci Emiliano e buscou questionar a ideia de que a Covid-19 é uma doença “democrática” que atinge a todos e todas da mesma forma.

 

27/05/2020 (quarta-feira)

» Estudantes propõem soluções criativas contra consequências da Covid-19

Ideias plurais com um objetivo comum: ajudar a comunidade a enfrentar consequências da pandemia de Covid-19. Foram cinco produtos ou serviços propostos por estudantes do IFRS que aceitaram o convite de passar por duas semanas intensas, participando do III Desafio Criativo, nesta edição em formato totalmente virtual. A atividade teve início no dia 13 de maio, e o encerramento foi realizado nesta quarta-feira, 27 de maio de 2020, em uma plataforma online (foto), com a apresentação das soluções pensadas e prototipadas pelas equipes. (leia matéria completa)

» Reunião da Comissão de Elaboração do Curso de Especialização em Educação: Integração de saberes

Grupo se reúne para que sejam apresentadas aos demais colegas as discussões sobre as disciplinas realizadas em pequenos grupos na semana anterior.

 

26/05/2020 (terça-feira)

» Projeto Roda Leitura tem sua segunda edição online

A ação visa a ajudar na aproximação entre os estudantes no período de isolamento social e a levar dicas de leituras aos participantes. A segunda edição teve como tema, a pedido dos estudantes dos quartos anos, as obras de leitura obrigatória para a seleção 2021 da UFRGS.

 

25/05/2020 (segunda-feira)

» Ocorre o primeiro ‘Conversation Meeting Online’, encontro virtual para conversação

O Conversation Meeting Online é uma atividade desenvolvida pelo programa de Extensão Núcleos de Línguas e Culturas com a coordenação da professora Sheila Staudt. O encontro ocorre em Língua Inglesa e é aberto para os públicos interno e externo e tem como temática norteadora a pergunta: “Como está a sua quarentena?”

» Reunião da Comissão de Elaboração da Proposta de Curso de Pós-graduação Lato Sensu – Especialização em Linguagens Contemporâneas e Ensino

Na pauta, a divisão das tarefas, organização da equipe e concepção do curso. Elaboração do questionário para levantamento da demanda do curso. A Comissão de Elaboração da Proposta de Curso de Pós-graduação Lato Sensu – Especialização em Linguagens Contemporâneas e Ensino (Portaria nº 363, de 18 de maio de 2020) é formada por docentes dos campi Canoas, Porto Alegre e Bento Gonçalves. O início do curso está previsto no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do IFRS para 2022.

 

22/05/2020 (sexta-feira)

» Tem início a distribuição de doações do projeto IFRS Solidário: solidariedade sem fronteiras

As três instituições atendidas pelo projeto são o Centro Batista de Referência em Ação Social (Cebras), que atende imigrantes haitianos, venezuelanos e senegaleses que vivem em Canoas, o Lar da Fraternidade, que trabalha com idosos, também em Canoas, e a Associação Casa de Passagem de Sapucaia do Sul (Acapass), que acolhe crianças e adolescentes. (leia mais)

 

21/05/2020 (quinta-feira)

» Reunião ordinária mensal com todos os integrantes do Núcleo de Atendimento às pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napne)

Na pauta: Escolha do representante do núcleo para o GT de retomada do calendário letivo, bem como o preenchimento da planilha enviada pela direção-geral, a qual trata sobre as especificidades que precisam ser consideradas na retomada do calendário acadêmico. Breve relato do GT Regimento e agendamento de reunião para esse fim específico. Diálogo e informações sobre a participação dos integrantes do Napne na Jornada das Humanidades em Quarentena do dia 28/05, que abordará a temática “Nem tão “democrático” assim: os impactos da Pandemia em populações invisibilizadas”, que contará com a presença da Silvana Dezordi (representante do grupo de pessoas com deficiência). A reunião teve a participação especial da Silvana Dezordi, que relatou sua experiência de vida e sua visão sobre a inclusão escolar. Encaminhamentos para a realização do Grupo de Estudos interno do núcleo.

 

20/05/2020 (quarta-feira)

» Pesquisadores do Campus Canoas participam de videoconferência para tratar do Edital Fapergs 4/2020

O Edital 4/2020 da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs) é relativo ao Apoio a Projetos de Pesquisa Aplicada dos Institutos Federais em Parceria com Instituições Demandantes e está com prazo de submissões das propostas aberto até  5 de junho de 2020. O objetivo da chamada é fomentar o desenvolvimento de projetos executados entre Institutos Federais do Estado e Instituições Parceiras Demandantes, com foco em Pesquisa Aplicada, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PD&I), visando à solução de problemas reais das Instituições Parceiras Demandantes.

» Reunião da Comissão de Elaboração do Curso de Especialização em Educação: Integração de saberes

Grupo se reúne para que sejam apresentadas aos demais colegas as discussões sobre as disciplinas realizadas em pequenos grupos na semana anterior.

» Projeto Metamorfose disponibiliza vídeos e outros materiais para discussão de temas ambientais durante a Covid-19

O Projeto Metamorfose está disponibilizando semanalmente em sua fanpage no Facebook vídeos e outros materiais que ajudam a refletir sobre o momento atual e sua relação com as questões ambientais. Nesta semana o tema é “A destruição do meio ambiente e a disseminação de doenças”.

 

19/05/2020 (terça-feira)

» Reunião geral entre os servidores do Campus Canoas do IFRS

A reunião online teve a audiência e participação de quase a totalidade dos servidores técnico-administrativos e docentes do campus. Foram tratados temas acerca da pandemia Covid-19, informes e discussão sobre a futura retomada das atividades. Além disso, os colegas foram atualizados dos trabalhos dos diversos grupos de trabalho, núcleos de estudos e outros grupos, todos envolvidos em dezenas de projetos mesmo durante a suspensão do calendário letivo

 

18/05/2020 (segunda-feira)

» Projetos do Campus Canoas para o enfrentamento da Covid-19 recebem recursos

O Campus Canoas teve quatro propostas contempladas no Edital IFRS nº 23/2020, que incentiva projetos de Extensão relacionados ao enfrentamento da Covid-19. O propósito é estimular com recursos orçamentários a implementação de ações que tenham como público-alvo comunidades de abrangência dos campi que integram o Instituto Federal do Rio Grande do Sul. (confira os projetos contenplados)

 

15/05/2020 (sexta-feira)

» Produtividade, solidão e saúde mental na pandemia são temas da terceira etapa da Jornada das Humanidades em Quarentena

Para conduzir a discussão foi convidada a psicóloga Yasmin Moreira Silva de Souza, mestranda no programa de pós-graduação de Psicologia e Saúde da Universidade Federal de Ciências da Saúde do Porto Alegre (UFCSPA). Ela tratou do tema abordando os principais impactos da quarentena em nossas vidas.

 

 

14/05/2020 (quinta-feira)

» Comunidade kaingang Por Fi Ga recebem mantimentos de representantes do Campus Canoas do IFRS

A comunidade trabalha desde 2018 em conjunto com pesquisadores do Campus Canoas. Nesse momento, a entrega de itens essenciais é subsidiada pelo edital de enfrentamento à Covid-19 do IFRS em consonância com o modo de viver coletivista dos kaingang. Muitos são prestadores de serviços ou artesãos que estão impossibilitados de comercializar. Em breve, ações em parceria abordarão questões étnicas, de gênero, de saúde, de direito, de educação indígenas.

 

13/05/2020 (quarta-feira)

» Reunião da Comissão de Elaboração do Curso de Especialização em Educação: Integração de saberes

Professores se reúnem em pequenos grupos para discutir os assuntos e temas das disciplinas, que serão ministradas em colegiado, construindo juntos o desafio da criação de um curso de estrutura bastante diferente da habitual.

» Reunião de aproximação com os estudantes do Curso Técnico em Eletrônica, Integrado ao Ensino Médio

Estudantes, professores, e técnicos-administrativos participaram de reunião online.

 

 

12/05/2020 (terça-feira)

» Projeto Roda Leitura tem sua primeira versão online

A ação visa a ajudar na aproximação entre os estudantes no período de isolamento social e a levar dicas de leituras aos participantes. A segunda edição já está marcada: será dia 26 de maio, às 16h, e terá como tema, a pedido dos estudantes dos quartos anos, as obras de leitura obrigatória para a seleção 2021 da UFRGS.

» Divulgado diagnóstico sobre condições de realização de ensino não-presencial no IFRS

Resultado revela limitações, tanto de estudantes quanto de servidores, para a realização do ensino de forma remota. Participaram 8.415 estudantes e 1.323 servidores. entre abril e o início de maio com o objetivo de identificar, nesse período de isolamento social, questões como: acesso a computador e internet; qualidade da conectividade à internet; conhecimentos sobre ferramentas digitais de educação a distância; acesso a local adequado de trabalho e estudo em suas residências; capacidade de conciliar trabalho e estudos com atividades domésticas e cuidados de familiares; entre outros. (acesse os dados

 

7/05/2020 (quinta-feira)

» Reunião da equipe de coordenação do Núcleo de Atendimento às pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napne)

Na pauta esteve a inserção das atividades realizadas pelo núcleo desde o mês de abril e elaboração e submissão das respostas para o formulário sobre a demanda de espaços físicos do Campus Canoas, além do debate a respeito da aquisição de equipamentos de informática e audiovisuais para os Núcleos de Ações Afirmativas do Campus.

» Reuniões com os coordenadores de setores

Reunião de acompanhamento com os coordenadores de setores do Campus Canoas

 

6/05/2020 (quarta-feira)

» Reunião do Grupo de Trabalho (GT) que estuda a retomada do calendário letivo

A diretora-geral do Campus é membro do GT, que possui também representantes do Conselho Superior do IFRS (Consup) e de diferentes comitês e sindicatos.

» Reunião da Comissão de Elaboração do Curso de Especialização em Educação: Integração de saberes

A coordenadora de Pesquisa do Campus Canoas, professora Cimara Valim, apresenta ao grupo uma síntese das normativas e regulamentos sobre a oferta de cursos de pós-graduação no âmbito do IFRS.

 

5/05/2020 (terça-feira)

» Reunião de aproximação com os estudantes do Curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio

Estudantes, professores, e técnicos-administrativos participaram de reunião online.

» Reunião da equipe diretiva do Campus Canoas

Reunião de acompanhamento sobre o andamento das atividades remotas do Campus Canoas

 

30/04/2020 (quinta-feira)

» Ocorre a segunda etapa da Jornada das Humanidades em Quarentena

A temática foi Pandemia, epidemia e peste. Este ciclo da Jornada teve a participação do professor Alexandre Tadachi Morey, que possui pós-doutorado em microbiologia molecular, com ênfase em epidemiologia, vigilância e antimicrobianos. (leia mais)

 

» Reunião da equipe diretiva do Campus Canoas
Reunião de acompanhamento sobre o andamento das atividades remotas do Campus Canoas.

 

29/04/2020 (quarta-feira)

» Apresentado resultado da avaliação institucional do Campus Canoas

Confira o Relatório de Autoavaliação Institucional do Campus Canoas, relativo ao ano de 2019.

» Reunião do Colégio de Dirigentes do IFRS
Reunião com os dirigentes da Reitoria e com os diretores-gerais dos 17 campi do Instituto Federal do Rio Grande do Sul.

» Reunião da Comissão de Elaboração do Curso de Especialização em Educação: Integração de saberes

Grupo ajusta aspectos e delimitações do Projeto Pedagógico (PPC) e do Regimento do curso.

» Estudantes participam de Gincana de Matemática 

Gincana de Matemática com alunos de todos os cursos do Campus Canoas. A atividade ocorreu de maneira online, na plataforma https://socrative.com

» Reunião com os estudantes da pós-graduação em Gestão de Projetos e Inovação

Estudantes, professores e membros da equipe diretiva do Campus Canoas participaram da reunião online. (reprodução ao lado)

 

 

28/04/2020 (terça-feira)

» Representantes do campus participam de reunião do Conselho Superior do IFRS

De forma diferenciada, pela primeira vez desde a criação do Instituto Federal do Rio Grande do Sul, o Conselho Superior (Consup), órgão máximo da instituição, teve sua reunião ordinária online. Os conselheiros representantes do Campus Canoas participaram da atividade que teve transmissão em tempo real e gravada (acesse: primeira partesegunda parte).

 

27/04/2020 (segunda-feira)

» Reunião entre Napne e representantes da área de Humanidades do Campus Canoas

Membros do Núcleo de Atendimento às pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napne) participaram de reunião com representantes da área das Humanidades e os núcleos do campus, trabalhando em uma das temáticas a serem abordadas na Jornada das Humanidades em Quarentena.

» Reunião do Grupo de Trabalho (GT) que estuda a retomada do calendário letivo
A diretora-geral do Campus Canoas é membro do GT,  que possui também representantes do  Conselho Superior do IFRS (Consup) e de diferentes comitês e sindicatos.

» Reunião da Comissão de Avaliação e Gestão de Ações de Ensino (CAGE)

O grupo se reuniu para elaborar a classificação final dos projetos de Ensino submetidos e o resultado quanto à distribuição de bolsas de ensino.

 

24/04/2020 (sexta-feira)

» Lançada campanha de inverno do Programa IFRS Solidário

Teve início a campanha de arrecadação de roupas, calçados de inverno, cobertores, edredons, roupas de cama, mesa e banho, além de alimentos não perecíveis e materiais de higiene e limpeza. As doações devem ser entregues devidamente identificadas (masculino, feminino e infantil) no Campus Canoas. Quem não puder levar os donativos até a unidade, favor entrar em contato pelo e-mail [email protected]. (leia mais)

» Comitê de Ética em Pesquisa do IFRS avalia projetos de pesquisa

Projetos de pesquisa que serão desenvolvidos por estudantes no IFRS e em outras instituições foram avaliadas pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) em uma reunião online.

» Reunião de aproximação com os estudantes do Curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas, Integrado ao Ensino Médio

Estudantes, professores, e técnicos-administrativos participaram de reunião online.

» Reunião de Elaboração do Curso de Extensão na modalidade EaD (MOOC) de Matemática: Análise Combinatória

Os professores Carina Andrade, Cláudia Fogliarini, Eduardo Pompermayer e Mariana Duro começam a elaborar um curso livre sobre análise combinatória para o campus Canoas.

 

23/04/2020 (quinta-feira)

» Equipe diretiva e Comunicação do campus estudam novas estratégias

Melhorias nas atividades de comunicação e novas formas de informar a comunidade interna e externa durante o período de isolamento social foram debatidas via conferência online. Estiveram reunidos membros da Comunicação, Direção-geral, Direção Administrativa, Direção de Ensino e coordenadorias de Pesquisa, Extensão e Desenvolvimento Institucional e Gabinete do Campus Canoas.

» Apresentação da justificativa da instauração do GT Engenharia Eletrônica

Professores e técnicos-administrativos do Campus Canoas estiveram reunidos para dar início às atividades do grupo de trabalho (GT) que estuda a instalação do curso superior de Engenharia Eletrônica na unidade.

» Reunião de aproximação com os estudantes do Proeja

Estudantes, professores, e técnicos-administrativos participaram de reunião online.

» Reunião de aproximação com os estudantes do curso superior de Logística

Estudantes, professores, e técnicos-administrativos participaram de reunião online. Membros do Núcleo de Atendimento às pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napne) participaram fornecendo acessibilidade por meio da interpretação em Libras.

 

22/04/2020 (quarta-feira)

» Moradores de quilombo em Canoas recebem cestas básicas de representantes do campus

Mais cestas básicas foram distribuídas por representantes do Campus Canoas. Desta vez a ajuda chegou ao quilombo Chácara das Rosas, no bairro Marechal Rondon, em Canoas. Considerado um dos primeiros quilombos urbanos do país, cerca de 80 pessoas vivem em um terreno de cerca de 1,3 mil metros quadrados onde estão construídas 30 casas. Leia matéria completa

» Reunião de aproximação com os estudantes do Curso Superior de Licenciatura em Matemática

Estudantes, professores, e técnicos-administrativos participaram de reunião online para discutir sobre a situação de suspensão do Calendário Acadêmico.

» Reunião organizada pela Reitoria do IFRS com todos os comitês de crise dos campi

Participantes: membros dos comitês de crise locais e central

» Reunião da Direção-geral com o setor de Licitações do Campus Canoas

Participantes: setor de Licitações, Direção de Administração e Planejamento e Direção-geral

» Reunião sobre Processo Seletivo de ingresso ao IFRS

O servidor Jeison Leandro Ruckert realizou a apresentação para a Direção-geral do estudo por ele realizado quanto ao preenchimento de vagas do processo seletivo.

» Reunião entre Comissão Permanente de Pessoal Docente e Diretoria Geral de Pessoas

Nesta quarta-feira, representantes da CPPD reuniram-se online com servidores da DGP, na Reitoria, em Bento Gonçalves. O encontro ocorreu para discutir pontos da carreira docente.

 

20/04/2020 (segunda-feira)

» Projetos de enfrentamento à Covid-19 podem receber apoio financeiro

Estão abertas, até 26 de abril de 2020, as inscrições para chamada de apoio a projetos que possam dar retorno a curto prazo para demandas relacionadas ao enfrentamento novo coronavírus (COVID-19). (leia mais)

» Lançada pesquisa online para estudantes auxiliarem no planejamento de retorno às aulas

A partir de um vídeo explicativo do pró-reitor de Ensino do IFRS, Lucas Coradini, os estudantes do Campus Canoas são convidados a dar informações sobre como estão vivendo o momento, se têm acesso e familiaridade com determinadas ferramentas digitais, entre outras questões. As informações serão mantidas em sigilo. A ação visa a auxiliar os gestores do instituto no planejamento de estratégias para a retomada das aulas e a recuperação dos conteúdos. Acesse o vídeo e a pesquisa aqui

» Reunião de aproximação com os estudantes do curso superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Estudantes, professores, e técnicos-administrativos participaram de reunião online.

» Reunião extraordinária do Núcleo de Atendimento às pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napne)

Reunião online com todos os integrantes do Napne tratou-se de ações de aproximação com os estudantes,  tanto as pessoas com necessidade educacionais especiais (PNEEs), de forma mais específica, quanto em nível institucional, perpassando todos as áreas/setores do campus.

» Reunião de aproximação com os estudantes do Proeja

Estudantes, professores, e técnicos-administrativos participaram de reunião online.

 

16/04/2020 (quinta-feira)

» Ocorre a primeira etapa da Jornada das Humanidades em Quarentena

Nesta quinta-feira, ocorreu a primeira etapa da edição especial do tradicional evento do Campus Canoas, a Jornada das Humanidades. Em meio à Covid-19, a ação está sendo desenvolvida em ambiente virtual para que os participantes possam analisar materiais e debater de suas casas, respeitando o isolamento social. Pensar nas mudanças profundas que estão ocorrendo e que ainda vão ocorrer nas sociedades e na forma em que a humanidade vai se reorganizar devido à pandemia que nos assola é o objetivo da chamada Jornada das Humanidades em Quarentena. A próxima etapa está prevista para 30 de abril. (leia mais)

» Tem início o projeto Desafios da Quarentena, da área da Matemática

A atividade começa e tem caráter de desenvolvimento contínuo, divulgados pelo Grêmio Estudantil do Campus Canoas para resolução de desafios de matemática e raciocínio lógico por estudantes do IFRS.

 

15/04/2020 (quarta-feira)

» Reunião da Direção de Ensino do Campus Canoas com os coordenadores de curso

O grupo discutiu a necessidade de obter propostas de aproximação dos estudantes com o campus em reuniões com os coordenadores de curso e em atividades promovidas de maneira virtual pelos servidores.

» Reunião entre servidores da área de Matemática do Campus Canoas

O grupo se reuniu em busca de alternativas para aproximar os estudantes do campus e dos professores a partir de desafios matemáticos publicados nas redes sociais e em pareceria com o Grêmio Estudantil.

 

13/04/2020 (segunda-feira)

» Reunião ordinária mensal do Núcleo de Atendimento às pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napne)

Realizada a primeira reunião com os todos os novos integrantes do Napne do Campus Canoas no formato online. Tratou-se sobre o regimento, bem como o estabelecimento de estratégias junto ao público-alvo. Além disso, as questões versaram sobre as formas de atuação do núcleo, pensando em difundir, em âmbito institucional, a cultura da inclusão das pessoas com necessidades educacionais específicas (PNEEs). A partir desta  reunião, os integrantes estabeleceram o novo conteúdo do espaço do Napne no site do campus.

» Reunião da Comissão de Avaliação e Gestão de Ações de Ensino (CAGE)

O grupo se reuniu para apreciar e classificar os projetos de Ensino submetido pelos servidores, a partir das avaliações realizadas por membros externos ao IFRS.

 

8/04/2020 (quarta-feira)

» Cestas básicas são entregues para estudantes em situação de vulnerabilidade social

Buscando amenizar o impacto social causado pela pandemia Covid-19, a comunidade acadêmica do Campus Canoas  arrecadou 161 cestas básicas na última semana na campanha Quarentena Solidária. As sacolas foram distribuídas nesta quarta-feira para estudantes cadastrados na Coordenadoria de Assistência Estudantil do campus e classificados como de alta e de extrema vulnerabilidade socioeconômica. Tais estudantes vivem com bem menos de um salário mínimo per capita na família. A arrecadação foi uma iniciativa do Comitê de Crise instalado na instituição no qual servidores se mobilizam para minimizar os impactos da situação de emergência que impõe isolamento social e, consequentemente, perda de receita para grande parte dos trabalhadores. (leia matéria completa)

 

7/04/2020 (terça-feira)

» Reunião da equipe de coordenação do Núcleo de Atendimento às pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napne)

Reunião online com a nova composição instituída pela Portaria nº 79, de 30 de março de 2020. A equipe tratou acerca da pauta que norteou a reunião com todos os membros do núcleo, realizada em 13 de abril. Além da definição dos assuntos a serem debatidos com os demais membros, delimitaram-se ações no tocante ao arquivamento de informações.

 

1º/04/2020 (quarta-feira)

» Professores do Campus Canoas participam de reunião do Conselho Editorial do IFRS

As professoras Cimara Valim de Melo e Mariana Lima Duro do Campus Canoas participaram da reunião do Conselho Editorial do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS). O grupo apreciou e deliberou o fluxo específico para obtenção de ISBN para produtos dos cursos de mestrado e doutorado profissionais de Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu do IFRS e sobre alguns pontos importantes a serem contemplados na política editorial do IFRS, dentre outros assuntos.

 

*Este relatório simplificado e resumido de algumas atividades do Campus Canoas durante o período de suspensão das aulas teve início em 7 de abril de 2020. As atividades letivas estão suspensas desde dia 16 de março.

 

 

 

 

Fim do conteúdo