Kits de alimentação são distribuídos com recurso da merenda estudantil para alunos do Ensino Médio

Em mais uma ação de distribuição de alimentos durante o período de isolamento social devido à pandemia, 164 kits de alimentação estão sendo distribuídos para estudantes do Campus Canoas do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS). Nesta ação estão sendo atendidos os alunos do Ensino Médio cadastrados no programa de Benefício da Assistência Estudantil (BAE). Os recursos para a compra dos alimentos, um total de R$ 7.947,44, provêm da verba do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) destinado à merenda para os estudantes do Ensino Médio.

A entrega está sendo feita na tarde desta terça-feira, dia 21 de julho, para os cadastrados pela Coordenadoria de Assistência Estudantil como baixa, média e alta vulnerabilidade. Na manhã de quarta-feira os alimentos serão distribuídos para os de altíssima vulnerabilidade. De acordo com a classificação, os estudantes devem ter renda familiar menor do que 1,5 salário mínimo per capita, sendo que a renda dos com altíssima vulnerabilidade não chega a um quarto desse valor.

As sacolas de alimentos carregam produtos provenientes da agricultura familiar agroecológica. Cada kit contém feijão, arroz, farinha, leite, pão, vegetais, frutas, café e barras de cereais. Os dois últimos itens não foram adquiridos especificamente para as sacolas de doação, mas estavam no estoque de mantimentos da merenda escolar. Os kits respeitam as diversidades culturais e alimentares das produções locais conforme cada região do Estado onde o IFRS está situado. Respeitando a sazonalidade, são no mínimo 30% de orgânicos e incluem as Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC) in natura ou enquanto ingrediente de produtos panificados.

AÇÕES RELACIONADAS

Cestas básicas são entregues para estudantes em situação de vulnerabilidade social

Moradores de quilombo em Canoas recebem cestas básicas de representantes do IFRS

Projeto de extensão entrega materiais de higiene e equipamentos de proteção individual em comunidade indígena