Início do conteúdo

Campus Canoas encaminha minuta para estudos de viabilidade de atividades não presenciais no IFRS


Cumprindo a orientação acordada em reunião do Conselho Superior (Consup), o Campus Canoas encaminhou uma minuta para futura normativa ao Grupo de Trabalho (GT) Retomada do Calendário Acadêmico com considerações locais a respeito do estudo de possibilidade da implantação de atividades não presenciais no Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS). O documento de Canoas é o resultado de um processo que envolveu reuniões amplamente democráticas ouvindo os três segmentos: estudantes, técnicos administrativos e professores.

A minuta foi encaminhada no final da tarde desta quarta-feira, dia 8 de julho, à Pró-reitoria de Ensino (Proen), que é quem capitaneia o GT Retomada central, na Reitoria, conforme prazo determinado na reunião extraordinária do Consup ocorrida no dia 23 de junho. A partir de agora, o GT vai compilar as considerações enviadas pelos 17 campi do IFRS e colocá-las para discussão em reunião do órgão máximo do instituto, o Consup, que deve ser convocada extraordinariamente em cerca de 15 dias. Só então, com diretrizes acordadas no Conselho por representantes de todos os setores de todas as unidades, uma normativa única para o instituto deve ser redigida.

» Leia na íntegra a minuta para normativa enviada pelo Campus Canoas

 

Cronograma cumprido para composição da minuta no Campus Canoas

  • 29 e 30/06 | Reuniões de áreas, núcleos e setores
  • 1º/07 | Reunião com os estudantes e servidores para definição dos parâmetros que servirão de base para a construção das diretrizes da normativa do Campus Canoas
  • 2 e 3/07 | Elaboração, pelo GT, da versão preliminar da normativa e entrega à Direção-geral
  • 6/07 | Assembleia Geral com estudantes e servidores: definição da versão final da normativa
  • 7/07 | Adequações finais, se houver, provenientes da Assembleia Geral
  • 8/07 | Envio do documento, pela Direção-geral, à Pró-Reitoria de Ensino do IFRS

 

Sobre o Consup

O Conselho Superior (Consup) do IFRS é composto por representantes dos docentes, dos técnico-administrativos e dos estudantes de todos os 17 campi do Instituto, eleitos por seus pares; representante dos técnicos-administrativos da Reitoria, também eleito por seus pares; um representante dos estudantes egressos; representantes da sociedade civil; representante do Ministério da Educação; por todos os diretores-gerais de campi e, como presidente, pelo reitor do IFRS, Júlio Xandro Heck.

O Consup é o órgão máximo da instituição, atuando com caráter consultivo e deliberativo e sendo responsável por importantes decisões a respeito do cotidiano e dos rumos institucionais.

 

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Estudos para possível retomada das aulas são encaminhados no Campus Canoas

IFRS prorroga suspensão das atividades presenciais por tempo indeterminado

Pesquisa junto a estudantes busca conhecer a realidade da comunidade acadêmica sobre recursos para atividades não-presenciais

Fim do conteúdo