Estudos para possível retomada das aulas são encaminhados no Campus Canoas

Após a decisão do Conselho Superior (Consup), na última terça-feira (23), de ouvir os campi sobre a possibilidade de retorno das atividades letivas por meio remoto, o Grupo de Trabalho (GT) Retomada do Calendário Acadêmico, criado no Campus Canoas logo nas primeiras semanas de paralisação em função da Covid-19, criou um cronograma de trabalho especial para os próximos dias. Até o dia 8 de julho, cada campi do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) deverá encaminhar propostas e soluções que consideram viáveis para a reativação do Calendário. A construção do documento local vai envolver uma série de encontros virtuais envolvendo estudantes, técnicos e professores do Campus Canoas. Tal apanhado deverá ser entregue para a Pró-reitoria de Ensino (Proen), que capitaneia o GT central de Retomada. Em conjunto com as considerações dos outros 16 campi, o apontamento norteará a elaboração da normativa que regulamentará as possíveis atividades não-presenciais em todo o IFRS.

Sendo assim, na segunda e terça-feiras, dias 29 e 30 de junho, haverá reuniões entre participantes de áreas, de núcleos e de setores com o objetivo de iniciar o debate e promover as discussões. Elas serão baseadas em um conjunto pré-definido de questões que abrangem desde considerações pedagógicas a respeito do aproveitamento do ensino remoto, passando por soluções para disciplinas que necessitam de aulas práticas chegando até a ponderações sobre avaliações e registro de presença e carga horária, além do suporte para os estudantes com dificuldade de acesso à tecnologia necessária.

Estudantes, técnicos e professores elaborarão documento

Está definida uma reunião online entre estudantes, técnicos e professores para a quarta-feira, dia 1º de julho. Será um dos principais momentos para a discussão das considerações produzidas nas reuniões dos dias 29 e 30 de junho e que servirão de base para a elaboração das diretrizes da normativa. O apanhado dessa reunião geral será a base para a elaboração da versão preliminar da normativa do Campus Canoas, a ser condensada até a sexta-feira, dia 3 de julho, e amplamente divulgada aos estudantes e servidores. A versão será entregue à Direção-geral do Campus Canoas, que realizará, com apoio do GT Retomada do Campus Canoas, uma Assembleia Geral na segunda-feira, dia 6, às 17h, novamente com representantes servidores e discentes, para a votação da versão final do documento a ser entregue para a Proen.

Estudantes já estão sendo ouvidos preliminarmente

Antes ainda de o Conselho Superior definir a consulta às unidades do IFRS, o Campus Canoas já buscava contato com seus cerca de 1 mil estudantes regularmente matriculados. Destes, até o dia 25 de junho, 823 já haviam respondido questionário online e outros estão sendo contatados por telefone. Os resultados deverão ser publicados na próxima semana. O formulário busca fazer um levantamento das características e condições dos estudantes do Campus Canoas em relação à realização de atividades remotas.

[29/06] » Volta às aulas de forma remota é opção de 2 em cada 3 estudantes do Campus Canoas

• 29 e 30/06 | Reuniões de áreas, núcleos e setores
  • 1º/07 | Reunião com os estudantes e servidores para definição dos parâmetros que servirão de base para a construção das diretrizes da normativa do Campus Canoas
  • 2 e 3/07 | Elaboração, pelo GT, da versão preliminar da normativa e entrega à Direção-geral