Pesquisa junto a estudantes busca conhecer a realidade da comunidade acadêmica sobre recursos para atividades não-presenciais

Foi divulgado nesta segunda-feira, dia 29 de junho, o resultado preliminar do levantamento elaborado Grupo de Trabalho (GT) do Campus Canoas que estuda possibilidades de retomada do calendário letivo. Até o momento, 888 estudantes, 94% do total, já haviam respondido à pesquisa. Os dados preliminares estão sendo divulgados pois são recursos a serem ponderados na construção conjunta do posicionamento do campus sobre a possibilidade de utilização de atividades não-presenciais no Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS).

De acordo com o levantamento do Campus Canoas, 97,7% dos estudantes possuem acesso à internet em casa. Destes, 79,1 acessam o serviço de forma ilimitada. Ainda de acordo com a pesquisa, pelo menos 76,8% declaram que têm local adequado para estudar em casa. Quando perguntados se “o IFRS deve retomar as aulas de modo 100% remoto”, 66,1% (587 estudantes) responderam que sim, enquanto 33,9% (301) responderam não.

O questionário busca informações acerca de todos os estudantes do campus e foi elaborado por meio da ferramenta de formulários da Google e encaminhado por e-mail aos estudantes. Os que não responderam em um primeiro momento receberam um SMS para reforçar a importância de seu preenchimento. Além disso, servidores telefonaram aos estudantes que ainda não tinham dado retorno.

O documento local está aberto ao debate por meio de reuniões entre estudantes, técnicos e professores e deve ser consolidado para ser entregue até dia 8 de julho à Pró-reitoria de Ensino (Proen), que capitaneia o Grupo de Trabalho (GT) Retomada do Calendário Acadêmico do IFRS. Este GT central deve reunir as informações dos 17 campi e entregar ao Conselho Superior (Consup) um parecer único ponderando questões que envolvam o retorno não presencial das atividades na instituição. Os conselheiros deverão se reunir extraordinariamente, no final de julho, para avaliar a questão. A decisão de quando e como ocorrerá a retomada do calendário será deliberada pelo Consup.

CONFIRA ALGUNS DADOS*

* Levantamento preliminar, divulgado em 29 de junho de 2020. Foram ouvidos 888 estudantes (94% dos matriculados) por e-mail e telefone. A consulta segue até que sejam contatados 100% dos estudantes.