Jornada das Humanidades tem edição especial na quarentena devido à Covid-19

Pensar nas mudanças profundas que estão ocorrendo e que ainda vão ocorrer nas sociedades e na forma em que a humanidade vai se reorganizar devido à pandemia que nos assola é o objetivo da Jornada das Humanidades em Quarentena. O tradicional evento do Campus Canoas do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) está sendo desenvolvido em ambiente virtual para que os participantes possam analisar materiais e debater em suas casas, respeitando o isolamento social.

Como pensar este momento? Como não sucumbir a avalanche de informações e fake news que transitam pelas telas em nossa frente? Como nos permitir o desafio de experimentar novas formas de construir conhecimento? Como construir estratégias que nos aproximem neste momento de isolamento? Esses são apenas alguns dos questionamentos a serem discutidos durante a Jornada. A primeira atividade, a análise de um documentário sobre saúde pública, já está definida. O primeiro debate será às 14h desta quinta-feira, dia 16 de abril.

A atividade tem por base a criação de uma disciplina no sistema Moodle (ambiente digital onde professores e estudantes do IFRS interagem) voltada para os estudantes do Ensino Médio e do Proeja. Os professores disponibilizarão periodicamente material sobre temáticas específicas. Tal material será composto por um item principal, normalmente um filme ou vídeo, e outros complementares, visando a aprofundar o entendimento sobre o assunto. Para o debate serão abertas salas virtuais para troca de ideias.

A primeira atividade, nesta quinta-feira, terá como temática a Saúde Pública. Para promover o debate, foi selecionado “Sicko”, documentário dirigido por Michael Moore. A obra traça um painel do deficiente sistema de saúde americano. Para participar, basta assistir ao filme (acesse aqui) e participar do debate coletivo acessando a sala virtual (link aqui). A edição especial da Jornada das Humanidades está sendo organizadas pelos professores Adriano Armando do Amarante, Guilherme de Queiroz Stein, Jaqueline Russczyk, Marcelo Santos Matheus, Marcos Daniel Schimidt de Aguiar, Maurício Ivan dos Santos, Naiara Greice Soares, Romir de Oliveira Rodrigues e Vicente Zatti.