Núcleo de Atendimento às pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napne)

Apresentação:

O Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napne) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul é um setor propositivo e consultivo que media a educação inclusiva na instituição. Os Napnes são facilitadores e disseminadores de ações inclusivas, buscando não apenas a inclusão de estudantes com necessidades educacionais específicas nos bancos escolares, mas, também, sua permanência e saída exitosa para o mundo do trabalho, atuando no ensino, na pesquisa e na extensão.

Finalidade/Objetivos Institucionais:

• Desenvolver, nas diversas modalidades de ensino, estratégias que promovam a inclusão, o acolhimento, a permanência e a saída exitosa para o mundo do trabalho de pessoas com necessidades educacionais específicas (PNEEs);
  • Articular os diversos setores da instituição nas atividades relativas à inclusão.
  • Buscar parcerias com entidades de atendimento de PNEEs;
  • Incentivar e/ou realizar pesquisa e inovação no que tange à inclusão de PNEEs;
  • Promover a quebra de barreiras arquitetônicas, de comunicação e atitudinais no campus;
  • Potencializar ações de inclusão nos projetos de ensino, pesquisa e extensão, buscando a indissociabilidade entre eles.

Ações atuais:

• Consolidar o núcleo, por intermédio da capacitação de seus membros em temáticas relativas à inclusão;
  • Acompanhar os estudantes que apresentem necessidades educacionais específicas, buscando alternativas a cada caso em particular;
  • Propor, no contexto das ações de ensino, pesquisa e extensão, atividades a serem executadas com o intuito de promover a real inclusão.
  • Estimular e difundir, em âmbito institucional, a cultura da inclusão, buscando conscientizar a comunidade acerca da mudança de postura com relação às PNEEs.

Documentos:

Materiais:

• MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

Catálogo de Publicações

CENTRO TECNOLÓGICO DE ACESSIBILIDADE DO IFRS:

Composição atual:

Portaria nº 79, de 30 de março de 2020

Contatos:

Presidência: Naiara Greice Soares

Vice-presidência: Eliandra Silva Model

Secretária: Angélica Rodrigues Machado Costa

Secretária suplente: Andréia Maria Pruinelli

E-mail do núcleo: napne@canoas.ifrs.edu.br

Acessibilidade:

• Tradução e interpretação de Língua Brasileira de Sinais (Libras) e Língua Portuguesa:

As solicitações para o atendimento extraclasse e para os eventos institucionais precisam ser realizadas com antecedência mínima de uma semana.

* FORMULÁRIO DE SOLICITAÇÃO.

Calendário com datas relevantes:

Legislações importantes:

• http://www.pcdlegal.com.br: legislações e documentos utilizando os recursos de ampliação e redução de fonte; inversão de contraste de fundo de tela; conteúdo em áudio gravado por locutores profissionais; conteúdo em vídeo (Libras); preparação descritiva para leitores de HTML (sintetizadores de voz).

……………………………………………………………………………………………………………………..

Associações em Canoas e no Rio Grande do Sul:

Última atualização em 30/04/2020