Energia solar passará a ser utilizada e será tema de estudos no Campus Canoas

Painéis de captação de energia solar começaram a ser instalados no Campus Canoas do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) na manhã desta segunda-feira, 15 de junho. Os equipamentos compõem uma usina com capacidade de geração de 24kWp, no telhado do bloco E, e outra usina de solo, com viés educacional e capacidade de 3kWp, ao lado do prédio. A estrutura no solo fará parte do Pátio de Experimentos, projeto que envolve diversas áreas de pesquisa do Campus Canoas. Além do viés educacional, estima-se redução de 15% no gasto com energia elétrica da escola.

A aquisição do sistema de energia fotovoltaica foi viabilizada por meio do projeto Solis MagnIFicus, contemplado no edital de Chamada Pública de Projetos 2019, promovido pela Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL). As instalações em Canoas estão sendo feitas pela empresa Efall Engenharia, contratada pela CPFL/RGE para a execução da obra.

Além das instalações em Canoas, o projeto Solis MagnIFicus contemplou também o Campus Bento Gonçalves com a melhoria do sistema de iluminação. Na unidade da Serra, 1.374 lâmpadas obsoletas foram substituídas por modelos LED, além da instalação de uma usina de energia solar com capacidade de geração de 36kWp.

MATÉRIA RELACIONADA

Campus instalará painéis solares em novo projeto de eficiência energética