Início do conteúdo

[Se liga na dica!] Estudante Gabrielle Lütz recomenda o romance contemporâneo “Eleanor e Grey”


Ao longo do 3° trimestre letivo de 2022, os estudantes da turma do 2° ano do curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio engajaram-se na produção de resenhas com o objetivo de compartilhar com a comunidade escolar dicas de livros, séries, filmes e álbuns musicais para preencher de cultura o período das férias.

A atividade ocorreu no âmbito da componente curricular Língua Portuguesa e Literatura II e constituiu etapa da implementação do projeto de pesquisa “O ensino e a aprendizagem da escrita pela reescrita: a interlocução a serviço da construção de conhecimento em língua portuguesa no ensino médio”, liderado pela professora Andréia Kanitz.

Nesta série de publicações, você terá acesso aos textos produzidos pelos estudantes, que escolheram resenhar produtos culturais diversos que compõem a cultura juvenil. Então, se liga na dica!

Eleanor e Grey:
um livro marcante na vida de qualquer pessoa


Por: Gabrielle Lütz

Eleanor e Grey é um livro de romance contemporâneo, publicado em 8 de outubro de 2019 pela editora Record. O livro já está em sua 7ª edição e conta com tradução de Thalita Uba. A obra foi escrita por Brittainy C. Cherry, nascida em Milwaukee, Wisconsin, EUA. A autora é conhecida por escrever livros de romance desde 2016. O livro foco desta resenha é um dos mais conhecidos da autora e ficou famoso por conta do BookTok, que é uma área na rede social TikTok muito acessada pela geração Z para indicações de livros.

Eleanor e Grey traz uma história sobre amizade, família, perdas e, acima de tudo, amor. Amor de todas as formas. O livro tem classificação etária para maiores de 16 anos por ter gatilhos para assuntos delicados, como por exemplo luto, bullying e abandono parental. Trata-se de um livro um tanto extenso: são 406 páginas, divididas em 60 capítulos, além de prólogo e de agradecimentos da autora. O livro é narrado tanto por Eleanor quanto por Greyson. A história é dividida em 2 partes: a primeira aborda o período da adolescência dos dois personagens principais, Eleanor e Grey (capítulos 1 a 20); a segunda parte trata da fase adulta de suas vidas (capítulos 21 a 60).

Na primeira parte do livro, Eleonor (Ellie) e Greyson (Grey) tinham 17 anos quando se conheceram. Ellie é uma garota que gosta de viver com a cabeça enfiada em seus livros, já Grey é um típico garoto popular de ensino médio. Eles se conheceram em uma festa a que Ellie foi com muita relutância e, a partir desse dia, os dois se viram muitas vezes até que uma amizade nasceu ou até mais que uma simples amizade. Por causa da doença que sua mãe tinha, Ellie mudou-se para Flórida e perdeu o contato com Grey, quando ambos entraram na faculdade.

Nessa primeira parte do livro, a questão de saúde da mãe de Ellie é centralmente abordada por conta de ser um câncer terminal. A autora tenta trazer esse assunto delicado de forma leve, tentando tirar todo aquele medo e dúvida da família. Eles se focam no presente enquanto sua mãe ainda pintava os seus quadros e jantava com ela e seu pai nas terças-feiras no sofá assistindo TV.

“Enquanto eu chorava, uma mão tocou no meu ombro. Olhei para a direita e vi minha mãe. Ela estava magérrima, cansada e doente, mas ainda estava ali. Ela ainda está aqui.”

Ellie e seu pai se agarravam a cada momento que pudessem, pois sabiam que aquele tempo logo iria acabar. A autora consegue trazer toda a angústia que a filha sentia por saber que sua mãe estava morrendo, mas conseguiu fazer isso de uma forma que não fosse muito pesada na leitura, principalmente por ser um assunto muito delicado, que pode trazer gatilhos para muitas pessoas. A primeira parte do livro termina quando a mãe de Ellie morre e ela começa a faculdade, perdendo o contato com Grey.

Na segunda parte do livro, quinze anos depois, Eleanor está prestes a fazer uma entrevista para um emprego de babá e fica surpresa ao saber que seu futuro empregador era seu amor adolescente, Greyson, um viúvo com duas filhas. Ellie ficou ainda mais chocada ao ver que os olhos de seu amor adolescente não eram mais acolhedores e seu sorriso desaparecera. Quando ela vai trabalhar como babá, ela encontra uma família desfeita, um homem atormentado pela culpa, uma criança que faz questão de conversar com a mãe falecida e uma adolescente que expressa sua dor por meio da raiva.

“Sua personalidade não era descontraída como antes, isso era certo. Porém, quanto mais eu olhava para ele, mais eu percebia o que estava vendo. Não era frieza de raiva. Não era rigidez inclemente de irritação. O olhar dele era triste.”

Essa segunda parte do livro é um pouco complicada, pois lida com memórias traumáticas de Grey e suas filhas. A autora ainda consegue trazer esse assunto de forma detalhada, assim o leitor consegue sentir toda a tensão, medo, preocupação e culpa transbordando na família. Há vários assuntos que são abordados como bullying, luto e abandono parental que são cuidadosamente citados durante o livro.

Grey tem um grande crescimento durante o livro, já que escondia seus sentimentos e nunca havia lidado muito bem com o falecimento da esposa. Ele sempre trazia à tona memórias do passado, ainda mais quando ele e Ellie voltaram a se relacionar, o que machucava-a muito. A volta do amor desses dois é muito bem escrita pela autora durante os capítulos, mostrando exatamente como cada um se sentia quando essa avalanche de sentimentos voltava e como se importavam um com o outro. Ellie voltou para vida de Grey como se fosse um sol iluminando toda aquela escuridão que ele tinha dentro de si. Assim, aos poucos ele voltou a ser aquele menino sorridente e com brilho nos olhos como em sua adolescência.

Eleanor e Grey é um livro que eu indico a todos que querem ler um bom romance aos domingos à tarde. Brittainy C. Cherry consegue trazer todo esse romance clichê com esses assuntos delicados ao longo do livro de forma leve e com crescimento do personagem principal, fazendo com que a leitura não seja pesada e cansativa, mas sim instigante e com aquela dúvida do que irá acontecer em seguida.

Eleonor e Grey
CHERRY, B. C.
São Paulo: Editora Record, 2019.Eleonor e Grey CHERRY, B. C. São Paulo: Editora Record, 2019.


Gabrielle Ferronato Lütz ([email protected]): acadêmica do 2º ano curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Administração no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Bento Gonçalves.


Veja também:

Fim do conteúdo