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Série sobre o uso de terminologias fala sobre o conceito de deficiência múltipla
O vídeo da série sobre as terminologias recomendadas no âmbito da educação inclusiva publicado hoje, dia 26, tem como tema o conceito de deficiência múltipla.
O conteúdo produzido pelo Centro Tecnológico de Acessibilidade (CTA) do IFRS explica que a expressão deficiência múltipla é utilizada na legislação brasileira para caracterizar a associação de duas ou mais deficiências na mesma pessoa. Essa concepção é utilizada no Decreto N° 5.296/2004, o qual determina prioridade de atendimento e estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida.
Na educação, para fins estatísticos, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) faz anualmente a coleta de dados relativos aos estudantes com deficiência, por meio do Censo Escolar e do Censo da Educação Superior, e não disponibiliza um campo específico para indicar os estudantes com deficiência múltipla. Entretanto, quando o registro referente a uma pessoa é assinalado com duas deficiências ou mais, o sistema identifica automaticamente que se trata de indivíduo com deficiência múltipla.
Como será explicado na próxima semana, esse critério não é aplicado na associação da deficiência auditiva e visual, a surdocegueira, a qual é considerada deficiência única.
Publicações anteriores da série:
- Semana 11 – Deficiência intelectual
- Semana 10 – Deficiência visual
- Semana 9 – Deficiência auditiva e surdez
- Semana 8 – Deficiência física
- Semana 7 – Tipos de deficiência
- Semana 6 – Altas habilidades/superdotação
- Semana 5 – Transtorno funcionais específicos
- Semana 4 – Transtorno do espectro autista
- Semana 3 – Pessoas com deficiência
- Semana 2 – Público da educação especial
- Semana 1 – Motivos para não usarmos a expressão “portador de deficiência”