Início do conteúdo

Especialização em Educação Básica e Profissional


Turno: Noite (terças, quartas e quintas-feiras)

Duração: 1 ano (2 semestres)

Requisito: Graduação

Forma de ingresso:  Realizado através de  Análise de Currículo.

 

Objetivo do curso

Tem por objetivo propiciar ao profissional da Educação, em especial o professor do Ensino Básico e do Ensino Básico Profissional, instrumental teórico que o capacite a refletir a respeito da dinâmica da relação ensino e aprendizagem, integrando os saberes pedagógicos ao promover a superação entre o saber e o fazer de sua prática docente.  

 

Público-alvo

Todos os portadores de diploma de Graduação reconhecido no território nacional, licenciados ou não, preferencialmente com experiência docente, e que tenham interesse nas problemáticas da Educação.

 

Perfil do curso

Embora com ênfase na Educação Profissional, Tecnológica, o curso  tem uma proposta interdisciplinar na abordagem das diversas temáticas relacionadas ao universo da educação, desde a preocupação em entender os mecanismos sociais da reprovação e evasão escolar, da inserção no mundo do trabalho, ao desenvolvimento de técnicas pedagógicas inclusivas.

 

Perfil profissional

Os especialistas egressos do curso deverão ser profissionais habilitados para atuar na Educação em geral, e na  Básica Profissional apresentando um perfil que:

  • Valorize o conhecimento científico, sua história e correlação com o cotidiano;
  • Trabalhe com elementos didáticos que venham a motivar e propiciar o interesse científico nos alunos;
  • Não permita a dissociação entre técnica e ciência;
  • Incentive o desenvolvimento tecnológico sem prejudicar a formação ética e cidadã dos alunos;
  • Mobilize, integre, compartilhe conhecimentos, recursos e habilidades, que agreguem valor à escola, à sociedade e ao próprio indivíduo;
  • Comunicar-se adequadamente em sala de aula, utilizando recursos/estratégias adequados;
  • Conhecer e discutir os parâmetros e contrastes da escola pública e privada do Brasil.

 

Coordenação do curso: Maria Augusta Martiarena de Oliveira

Contatos: 3601.3530 ou [email protected]

 

 Flyer do curso

 Projeto Pedagógico de Curso – ATUALIZADO

– Projeto Pedagógico de Curso

– Regimento Interno do Curso

– Resolução Nº 118/2019

 

 

> Planos de Ensino

2023/1

História da Educação Brasileira e Políticas Educacionais

Sociologia da Educação

Laboratório Interdisciplinar de Estudos e Práticas em Educação I

 

2022/2

Educacao Inclusiva

LAB 2

Metodologias e Práticas de Ensino

Trabalho como princípio educativo

 

2022/1

História da Educação Brasileira e Políticas Educacionais

Metodologia da Pesquisa em Educação

Sociologia da Educação

Filosofia da Educação

 

2021/2

Educacao Inclusiva

LAB 2

Metodologias e Práticas de Ensino

Trabalho como princípio educativo

 

2021/1

Laboratório Interdisciplinar de Estudos e Práticas em Educação I

Metodologia da Pesquisa em Educação

História da Educação Brasileira e Políticas Educacionais

Sociologia da Educação

 

APNP 2021/1

Educação e Trabalho como Princípio Educativo

Educação Inclusiva

Laboratório Interdisciplinar de Estudos e Práticas em Educação II

Metodologia e Práticas de Ensino e Aprendizagem

 

2020/2

História da Educação Brasileira e Políticas Educacionais (60h)

Filosofia da Educação (30h)

Sociologia da Educação (30h)

Laboratório Interdisciplinar de Estudos e Práticas em Educação I (30h)

Metodologia da Pesquisa em Educação (30h)

Última atualização em 09/11/2023

Fim do conteúdo