Início do conteúdo

Projeto Língua Portuguesa para Imigrantes e Refugiados


CURSO DE EXTENSÃO LÍNGUA PORTUGUESA PARA IMIGRANTES E REFUGIADOS

HISTÓRICO

Atento às demandas sociais de Bento Gonçalves e municípios do entorno, o IFRS – Campus Bento Gonçalves, desde o ano de 2013, vem realizando cursos de extensão de língua portuguesa voltados para estrangeiros, tendo como público-alvo imigrantes. Em 2018, após uma reformulação teórica e metodológica com base na perspectiva de Língua de Acolhimento, o curso altera também a sua nomenclatura, que passou de “Língua portuguesa e cultura brasileira para estrangeiros”, para “Língua Portuguesa para imigrantes e refugiados”, mais condizente com o público a que se destina. Dentre as nacionalidades atendidas estão pessoas vindas do Haiti, República Dominicana, Venezuela, México, Bangladesh, Iraque, Senegal, Gana e Paquistão.

OBJETIVO

O objetivo do curso é promover um aprendizado da língua portuguesa que permita aos

sujeitos comunicar-se em situações cotidianas de interação social como: apresentar-se, pedir

informações, locomover-se pela cidade, fazer compras, procurar emprego, providenciar documentação, acessar os serviços públicos de assistência social, saúde e educação. Acredita-se que o conhecimento básico da língua oficial do país auxiliará imigrantes e refugiados no processo de integração à sociedade brasileira. Cabe mencionar que este é o único curso da região da Serra Gaúcha voltado a imigrantes e refugiados oferecido por uma instituição pública e, portanto, totalmente gratuito.

ORGANIZAÇÃO

O curso, de nível básico, é oferecido no formato presencial, em dois módulos: Módulo I, que prioriza conhecimentos basilares da língua portuguesa que permitam a comunicação oral dos sujeitos em situações cotidianas de interação; e Módulo II, em que o conhecimento da língua escrita é aprofundado a partir de leitura e compreensão de textos de diferentes gêneros que circulam socialmente e de produção de pequenos textos, observando as normas gramaticais da língua portuguesa. Cada módulo tem carga horária de 30h, e as aulas ocorrem uma vez por semana no Campus Bento Gonçalves, no turno da noite, ministradas por docentes de língua portuguesa do quadro efetivo do IFRS, com experiência no ensino de línguas para estrangeiros. No período de isolamento social imposto pela Pandemia Covid-19, as aulas foram realizadas de forma online.

Coordenação: Profª Dra. Carina Fior Postingher Balzan ([email protected])

Assista ao vídeo institucional sobre o Curso:

https://www.youtube.com/watch?v=cF_dZE5hHq0.

PROVA PRESENCIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA

Visando atender à Portaria nº 623, de 13 de novembro de 2020, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, que dispõe sobre os procedimentos de naturalização para estrangeiros, o IFRS aplica periodicamente uma prova presencial de língua portuguesa para imigrantes e refugiados que realizaram algum curso on-line ou na modalidade EaD ofertados pela instituição.

CURSO EaD ENSINO DE PORTUGUÊS BRASILEIRO COMO LÍNGUA DE ACOLHIMENTO

O objetivo deste curso é fornecer algumas orientações iniciais para professores da Educação Básica ou Ensino Superior que atuam com imigrantes e refugiados em sala de aula, e também a todos os interessados que, de maneira formal ou informal, prestam apoio a esse público, contribuindo para o seu processo de integração à sociedade brasileira. O Curso, no formato EaD, tem carga horária de 20 horas e é organizado em 3 módulos:

1. O conceito de língua de acolhimento;

2. Os desafios na atuação no contexto de ensino de português brasileiro como língua de acolhimento;

3. A importância da utilização de materiais didáticos genuínos.

Mais informações: https://moodle.ifrs.edu.br/

Coordenação: Profª Dra. Carina Fior Postingher e Profª Dra. Minéia Frezza

NOTÍCIAS:

Imigrantes e refugiados realizaram prova presencial de língua portuguesa

Campus aplica prova presencial para 46 estrangeiros que realizaram cursos de língua portuguesa no IFRS

Estrangeiros que realizaram cursos de língua portuguesa a distância do IFRS participaram de avaliação presencial

Estrangeiros que realizaram cursos de língua portuguesa a distância no IFRS fizeram prova presencial no sábado

https://ifrs.edu.br/bento/professora-do-campus-participa-de-evento-que-abordou-os-processos-de-imigracao-no-brasil/.https://ifrs.edu.br/bento/concluida-mais-uma-turma-de-portugues-para-imigrantes-e-refugiados/.

https://ifrs.edu.br/bento/82-imigrantes-e-refugiados-recebem-certificado-em-curso-de-lingua-portuguesa/.

https://ifrs.edu.br/bento/campus-bento-goncalves-realizou-entrega-de-certificado-aos-concluintes-do-curso-de-extensao-em-lingua-portuguesa-para-imigrantes-e-refugiados/.

https://ifrs.edu.br/bento/campus-oferece-curso-de-lingua-portuguesa-para-imigrantes-e-refugiados/.

Avaliação presencial de Língua Portuguesa para estrangeiros, imigrantes e refugiados

 

Última atualização em 27/06/2023

Fim do conteúdo