Imigrantes e refugiados realizaram prova presencial de língua portuguesa

Na manhã do sábado, dia 3 de junho, 32 estrangeiros na condição de imigrantes e refugiados realizaram uma avaliação presencial de língua portuguesa, regida pelo Edital Proex Nº 15/2023.

Atuaram na aplicação da prova servidores do Campus Bento Gonçalves e estudantes do Curso de Licenciatura em Letras.

O objetivo dessa prova é avaliar a capacidade de compreensão, interpretação e comunicação básica de estudantes que realizaram algum curso pela modalidade de Ensino a Distância (EaD) ou on-line de língua portuguesa oferecido pelo IFRS, sendo também uma exigência do Ministério da Justiça e Segurança Pública para os estrangeiros darem entrada no pedido de naturalização brasileira, explica a professora Carina Fior Postingher Balzan.

O Campus Bento Gonçalves realiza essa avaliação desde 2021 e já está na sexta aplicação.