Início do conteúdo

Avaliação presencial de Língua Portuguesa para estrangeiros, imigrantes e refugiados


Estrangeiros, imigrantes ou refugiados que realizaram curso de língua portuguesa ofertado pelo Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) no formato a distância poderão realizar a avaliação presencial exigida pelo governo brasileiro para o processo de naturalização. As inscrições estão abertas até o dia 4 de maio. No entanto, as inscrições poderão ser encerradas antes do prazo final caso as vagas para a aplicação das provas forem preenchidas. O objetivo é avaliar a capacidade de compreensão, interpretação e comunicação básica na Língua Portuguesa.

Para se inscrever, é necessário ler o documento com orientações (Edital IFRS Nº 37/2022) e acessar o formulário de inscrições (o link do formulário está no item 4.1 do edital). No formulário, serão solicitadas informações solicitadas e uma cópia do CPF; do Registro Nacional de Estrangeiro (RNE) ou da Carteira de Registro Nacional Migratório (CRNM); e do Certificado do Curso de Língua Portuguesa on-line ou EaD realizado no IFRS.

No Campus Bento Gonçalves há 60 vagas para realização da prova que acontecerá no dia 14 de maio às 9h.


IMPORTANTE!

Os candidatos deverão apresentar o comprovante de vacinação contra a COVID19 e usar máscaras adequadas, que cubram nariz, boca e queixo, durante todo o tempo de
permanência na instituição
.

Se no dia da prova tiver sintomas ou suspeita de Covid, não compareça ao Campus e informe imediatamente a Comissão Organizadora, através do email [email protected], anexando atestado médico. Nesse caso, haverá a possibilidade de reagendamento da prova, conforme a disponibilidade do campus em que o(a) candidato(a) se inscreveu.

Fim do conteúdo