Estrangeiros que realizaram cursos de língua portuguesa a distância no IFRS fizeram prova presencial no sábado

Estrangeiros, imigrantes ou refugiados que realizaram curso de língua portuguesa oferecido pelo IFRS no formato a distância fizeram no sábado, dia 19 de fevereiro, a avaliação presencial exigida pelo governo brasileiro para o processo de naturalização. A prova foi aplicada no Campus Bento Gonçalves, onde compareceram 18 candidatos do total de 25 inscritos.

Clique aqui para acessar o resultado.

A avaliação presencial teve como objetivo avaliar a capacidade de compreensão, interpretação e comunicação básica de estudantes estrangeiros, imigrantes e refugiados que realizaram algum curso de língua portuguesa oferecido pelo IFRS por meio de Educação a Distância (EaD).

Essa atividade atendeu ao que estabelece a Portaria Nº 623/2020 do Ministério da Justiça e Segurança Pública, que dispõe sobre os procedimentos de naturalização, exigindo a realização de pelo menos uma prova presencial para os cursos de língua portuguesa realizados na modalidade EaD.

A professora Carina Fior Postingher Balzan coordenou os trabalhos no Campus Bento Gonçalves e considera que a aplicação das provas presenciais representa um grande avanço do IFRS para o atendimento da legislação vigente e para a inserção dos imigrantes e refugiados à sociedade brasileira.

Também participaram das atividades o servidor Leandro Rocha Vieira e as estudantes do Curso de Licenciatura em Letras Júlia Sonaglio Pedrassani e Monique Dias Souza.

Para o ano de 2022 está prevista uma nova turma do Curso de Língua Portuguesa para imigrantes e refugiados, com início em abril. O período de inscrições será divulgado em breve.