Estrangeiros que realizaram cursos de língua portuguesa a distância do IFRS participaram de avaliação presencial

Estrangeiros, imigrantes ou refugiados que realizaram curso de língua portuguesa oferecido pelo IFRS no formato a distância fizeram no sábado, dia 14 de maio, pela manhã, a avaliação presencial exigida pelo governo brasileiro para o processo de naturalização. A prova foi aplicada no Campus Bento Gonçalves, onde compareceram 55 candidatos do total de 60 inscritos para essa unidade. Outros nove campi do IFRS também participam desse processo, com aplicação das avaliações em diferentes datas.

A aplicação da prova presencial teve como objetivo avaliar a capacidade de compreensão, interpretação e comunicação básica de estudantes estrangeiros, imigrantes e refugiados que realizaram algum curso de língua portuguesa oferecido pelo IFRS por meio de Educação a Distância (EaD).

Essa atividade atende ao que estabelece a Portaria Nº 623/2020 do Ministério da Justiça e Segurança Pública, que dispõe sobre os procedimentos de naturalização, exigindo a realização de pelo menos uma prova presencial para os cursos de língua portuguesa realizados na modalidade EaD. Em fevereiro deste ano, o Campus Bento Gonçalves já havia ofertado outra avaliação.

Participaram da aplicação da avaliação os estudantes Jorge Bronzato Junior e Taiani de Mattos e os seguintes servidores: Ademar Kuminiki, Carina Fior Balzan, Juliano Ribeiro, Leandro Rocha Vieira, Minéia Frezza e Raquel Fronza Scotton.

A divulgação do resultado está prevista para ocorrer no dia 24 de maio. É responsabilidade de cada candidato/a acompanhar as publicações referentes ao edital que regulamenta esse processo de avaliação, as quais estão estão disponíveis a partir do seguinte endereço: