Trabalho desenvolvido no Campus Bento Gonçalves é premiado na UFRB

O trabalho desenvolvido por Karina Zanoti Fonseca e Rafael Bittencourt Vieira, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), e Veronica Ballotin Baroni e Leonardo Cury da Silva, do Campus Bento Gonçalves do IFRS, receberá o “Prêmio Inventor UFRB”.

Com o título FORMULAÇÃO EM PÓ PARA O PREPARO DE BEBIDA MISTA PREBIÓTICA DE ERVA MATE E ESPECIARIAS CONTENDO RESÍDUOS DA PRODUÇÃO VITIVINÍCOLA E USO DA MESMA, o invento foi desenvolvido durante o estágio de pós-doutorado da professora Karina, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Viticultura e Enologia (PPGVE/IFRS), sob a supervisão do professor Leonardo Cury, informou a técnica em alimentos e laticínios Verônica.

A Cerimônia de Entrega do Prêmio Inventor UFRB será realizada como parte da programação da 9ª Reunião Anual de Ciência, Tecnologia, Inovação e Cultura do Recôncavo da Bahia (IX Reconcitec) e ocorrerá no dia 20 de outubro de 2023, às 16h. O local será o Auditório do Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (Cetens), Campus de Feira de Santana, Bahia.

A solicitação de patente da invenção foi realizada junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) em fevereiro deste ano, tendo como depositantes a UFRB e o IFRS. O documento, em seu resumo, “descreve uma formulação para bebida prebiótica em pó de erva mate com especiarias, sem corantes, conservantes, aromatizantes e aditivos químicos outros artificiais que apresenta em sua fórmula resíduos da indústria vitivinícola naturalmente fontes de flavonoides”.

No processo de produção, a bebida é composta pelos seguintes ingredientes: erva mate, resíduo industrial da produção vitivinícola, frutooligossacarídeo (FOS), cravo e canela. Dessa forma, a invenção tem como objetivo solucionar a problemática da utilização dos resíduos da produção de suco de uva e vinho através da aplicação deles na fabricação de uma bebida prebiótica em pó de erva mate e especiarias que não apresente em sua formulação aditivos químicos artificiais, utilizando apenas as cores e sabores já presentes naturalmente nos ingredientes utilizados, sem perder as suas características sensoriais.