Geral
IFRS – Campus Bento Gonçalves lança edital permanente para promoção da saúde e da qualidade de vida no trabalho
O IFRS – Campus Bento Gonçalves reforça seu compromisso com o bem-estar dos integrantes da comunidade do campus ao apresentar o Edital nº 32/2026, instrumento que operacionaliza as diretrizes da Política de Promoção à Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho (PSQVIDA IFRS-BG). Este edital inaugura uma estrutura permanente para que os participantes das ações transformem o ambiente institucional por meio de projetos práticos e integrados.
Conheça a Política
A Política de Promoção à Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho (PSQVIDA IFRS-BG), instituída pela Resolução nº 19/2023, é um preceito institucional de gestão organizacional expresso em conceitos, fundamentos e princípios que têm como objetivo nortear a prática de promoção à saúde, segurança e qualidade de vida no trabalho para os servidores e colaboradores. Ela define a Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) como a promoção de saúde, segurança e bem-estar biopsicossocial ao trabalhador pela Gestão Institucional, oferecendo-lhe ambiente e organização de trabalho favoráveis para o melhor desempenho de suas atribuições, bem como fomento para seu desenvolvimento profissional e pessoal, considerando a diversidade de aspectos inerentes à vida humana.
Os fundamentos que sustentam esta política incluem:
- Integralidade: Abordagem que considera as dimensões física, mental e social de cada indivíduo.
- Valorização humana: O servidor é o protagonista das atividades laborais e do clima organizacional.
- Responsabilidade compartilhada: A promoção da saúde é um compromisso contínuo da Instituição e depende da participação ativa de todos.
- Incentivo ao autocuidado: Estímulo à busca pelo bem-estar tanto dentro da carga horária de trabalho quanto para além do ambiente laboral.
Como funciona o Edital nº 32/2026
Buscando transformar os princípios da Política em ações práticas, o Edital nº 32/2026 regulamenta a submissão, análise, validação, execução e acompanhamento de projetos voltados à promoção da saúde e qualidade de vida no trabalho no âmbito do IFRS – Campus Bento Gonçalves. Este edital possui caráter permanente e opera em fluxo contínuo, o que permite que novas propostas sejam apresentadas em diferentes períodos ao longo do ano.
Eixos temáticos para projetos e exemplos de ações
Os projetos devem estar alinhados a pelo menos um dos quatro eixos definidos:
- Saúde integral: Abrange a saúde física (exames, caminhadas, ginástica laboral), a saúde mental (meditação, manejo do estresse, relaxamento) e a saúde social (acolhimento e integração de novos servidores ou daqueles que retornam de afastamentos).
- Estilo de vida: Foco na promoção de hábitos saudáveis, alimentação equilibrada, práticas corporais e combate a hábitos nocivos.
- Desenvolvimento pessoal: Ações voltadas para mediação de conflitos, habilidades sociais, educação financeira, preparação para aposentadoria e envelhecimento ativo.
- Política organizacional: Melhoria das condições ambientais e dos espaços de trabalho, lazer e descanso, além do fortalecimento do clima organizacional.
Quem pode participar?
- Coordenação de projetos: Obrigatoriamente exercida por um servidor ativo do Campus Bento Gonçalves.
- Equipe de projetos: Mínimo de dois participantes, podendo incluir servidores ativos, inativos (aposentados) e colaboradores (estagiários e terceirizados).
- Voluntários: É permitida a participação de visitantes externos convidados para ações específicas, sem remuneração.
Períodos de submissão em 2026
As datas iniciais de submissão para este ano são:
- Terceiro período: de 14 de julho a 27 de agosto.
- Quarto período: de 12 de outubro a 25 de novembro.
Informações práticas
Novas oportunidades de submissão serão abertas periodicamente, garantindo a continuidade das ações de promoção da saúde e qualidade de vida no campus.
A participação dos servidores nas ações é voluntária. Conforme a Política, recomenda-se que seja destinado um percentual de até 5% da carga horária semanal (limite de 2 horas para jornada de 40h) para o planejamento e execução das atividades, mediante autorização da chefia imediata e observadas as necessidades do setor.
Documentos e links para inscrição
Formulário de submissão de propostas e relatórios.
Anexo I – Modelo para submissão de projeto.
Anexo II – Ficha de análise e validação.
Anexo III – Relatório final do projeto.
Em caso de dúvidas, a Comissão de Promoção à Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho (CSQV) do IFRS-BG está à disposição por meio do e-mail: csqv@bento.ifrs.edu.br
Para todas as informações, consulte o Edital nº 32/2026 abaixo.
Edital Nº 32/2026 – Edital de Promoção à Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho


