Geral
Publicado o quinto vídeo do Projeto “A respiração como estratégia para cultivar o bem-estar”
Neste vídeo, que encerra o conjunto de conteúdos do Projeto “A Respiração como estratégia para cultivar o bem-estar”, a professora Josiane Pasini comenta sobre a inserção gradual de novos hábitos na rotina.
E a prática que finaliza a série é a Rajas Pranayama ou Respiração Dinâmica, com a orientação de duas variações. Rajas significa movimento e é usado principalmente para iniciantes que desejam aumentar a capacidade pulmonar e também fortalecer a musculatura que é requisitada durante a respiração. O Rajas Pranayama promove uma oxigenação perfeita e desperta a consciência do corpo e da respiração, fortalece o sistema nervoso e aumenta a sensação de segurança interior, explica a docente.
Variação nº 1:
- a) Inspire elevando os braços lateralmente até acima da cabeça;
- b) Expire lentamente, baixando os braços simultânea e lateralmente sincronizando o movimento dos braços com a expiração. Esse é um dos mais simples exercícios de respiração, mas por trás desta inocente aparência ele desenvolve, aos poucos, músculos que quase não são usados no cotidiano de uma pessoa normal.
Variação nº 2:
- a) Inspire elevando os braços lateralmente até acima da cabeça;
- b) Expire lentamente, baixando os braços simultânea e lateralmente sincronizando o movimento dos braços com a expiração e finalizando a expiração com as mãos em Anjali Mudra (Namastê) em frente ao peito.
A professora finaliza com a seguinte mensagem:
desejamos que você possa estar verdadeiramente presente em todas as suas ações e lembre que a respiração está sempre a sua disposição, especialmente nos momentos desafiadores.