Início do conteúdo

Assista ao quarto vídeo do Projeto “A respiração como estratégia para cultivar o bem-estar”


Neste vídeo, a professora Michele Mafessoni de Almeida apresenta a “Respiração das narinas alternadas” ou “Pranayama Nadhi Shodona”, considerada uma técnica que proporciona equilíbrio, relaxamento e concentração.

Os exercícios de respiração consciente devem ser considerados ferramentas para cultivar o nosso bem-estar, explica a docente. Você precisa apresentar um trabalho e está nervoso? Pare e respire. Não consegue dormir? Pare e respire? Precisa de energia? Pare e respire! A “Respiração das narinas alternadas”, por exemplo, é uma excelente estratégia para momentos de estresse e ansiedade, pois harmoniza nossas energias e propicia tranquilidade.

O Pranayama Nadhi Shodona traz uma novidade em relação aos anteriores: o uso de um gesto com as mãos, um “mudrá”, para auxiliar em sua realização. O Jñana mudrá, utilizado nessa prática, fecha um circuito eletromagnético no corpo do praticante. Isso estimula a respiração e a irrigação sanguínea no cérebro. Esse mudrá, portanto, ajuda a redirecionar e potencializar a nossa energia vital.

Coloque-se em uma posição confortável, respire pelas narinas e, se possível, prepare o ambiente para desfrutar da sensação de bem-estar que respirar com atenção vai te trazer, recomenda a professora Michele.

 

Veja também:

Fim do conteúdo