Início do conteúdo

Publicado o segundo vídeo do Projeto “A respiração como estratégia para cultivar o bem-estar”


Neste segundo vídeo do Projeto “A respiração como estratégia para cultivar o bem-estar”, a professora Cibele Alves dos Santos explica a “Ujjāyī prāṇāyāma”, ou “respiração vitoriosa”.

Ela apresenta dicas de preparação para a prática respiratória, relacionadas à escolha de horário, ao local, à importância de obedecer ao ciclo respiratório adequado, bem como o ritmo respiratório estabelecido. Também fala sobre postura, preparação do ambiente com aromas e músicas relaxantes, uso de roupa confortável e a possibilidade de realizar o pranayama aliado à meditação.

Este é um pranayama que esquenta internamente, e também ajuda a se concentrar e acalmar a mente, pode ter efeito relaxante e ajudar a quem tem problemas respiratórios, aumentando a capacidade pulmonar e auxiliando a expectoração, explica a professora.

Durante o pranayama é fundamental estar concentrado, assim é interessante realizar algumas respirações naturais antes de a prática da técnica respiratória ter início. É importante respirar através das narinas, manter a atenção durante todas as etapas da respiração, além de ser recomendado assistir aos vídeos na ordem de lançamento, considerando que eles trazem informações complementares, orienta a docente.

 A tradução do vídeo para a Língua Brasileira de Sinais (Libras) foi realizada pelo Núcleo de Atendimento as pessoas com Necessidades Educacionais Específicas – Napne do Campus Rio Grande.

Clique aqui para acessar o conteúdo divulgado pelo Projeto na semana anterior.

Fim do conteúdo