Início do conteúdo

A respiração como estratégia para cultivar o bem-estar


Para amenizar o estresse e a ansiedade neste momento de pandemia, causados pela preocupação em evitar o contágio pelo novo coronavírus, pela restrição de convívio social presencial e pela angústia gerada pela impossibilidade de prever com alguma segurança o que acontecerá em breve, inicia-se hoje a publicação de uma série de vídeos do Projeto “A respiração como estratégia para cultivar o bem-estar”.

Toda sexta-feira, durante cinco semanas, será publicado um novo conteúdo orientando a prática de exercícios respiratórios controlados: os pranayamas, da Yoga. Neste primeiro vídeo, a professora Josiane Pasini explica os princípios dos exercícios respiratórios relacionados à postura e aos locais do corpo em que é importante perceber a respiração. Ela também propõe o exercício inicial da série, denominado “a respiração ritmada em quatro tempos – o Kumbhaka Pranayama”.

Para além dos vídeos, as professoras Cibele Alves dos Santos, Isadora Finoketti Malicheski, Josiane Pasini e Michele Mafessoni de Almeida produzirão cartões ilustrados com uma breve explicação sobre cada técnica respiratória apresentada. A atividade contará com o apoio da Coordenadoria de Comunicação do Campus Bento Gonçalves e a tradução dos vídeos para a Língua Brasileira de Sinais (Libras) será realizada pelo Núcleo de Atendimento as pessoas com Necessidades Educacionais Específicas – Napne do Campus Rio Grande.

 

Esta ação conta também com o apoio do Comitê Local de Acompanhamento e Prevenção à Covid-19.

Fim do conteúdo