Evento compartilha experiências na área do turismo e hospedagem entre a Serra Gaúcha e a fronteira Jaguarão/Rio Branco

O “Seminário integrador”, que teve como tema o turismo da Fronteira Jaguarão/Rio Branco à Serra Gaúcha, foi realizado entre os dias 3 e 5 de dezembro de 2020, na modalidade on-line, e estreitou os laços e compartilhou experiências na área, informam os organizadores do evento.

A atividade foi coordenada pela professora Ângela Mara Bento Ribeiro (Campus Jaguarão da Unipampa) e pelo professor Carlos José de Azevedo Machado (Campus Bento Gonçalves do IFRS). O projeto também é uma ação do Grupo de Pesquisa intitulado “Turismo, Fronteira e Desenvolvimento”, registrado na plataforma CNPq por pesquisadores do Campus Jaguarão da Unipampa.

A proposta do Seminário surgiu como forma de realizar um intercâmbio entre os cursos de Gestão em Turismo (Campus Jaguarão da Unipampa) e Técnico em Hospedagem (Campus Bento Gonçalves do IFRS), com o propósito de aprofundar questões pertinentes ao Turismo, ao Patrimônio, aos Meios de Hospedagens e à Cultura, integrando profissionais e acadêmicos dessas áreas.

Alunos do Curso Superior em Gestão de Turismo da Unipampa participaram da organização do evento e o apoio técnico em relação à operacionalização das ferramentas on-line foi realizada pela Assessoria de Comunicação Social (ACS) da Universidade.

A abertura do Seminário contou com as seguintes presenças, para além dos coordenadores: Reitor do IFRS, Júlio Xandro Heck; Pró-reitor de Graduação da Unipampa, Daniel da Cunha Kemerich, representando o Reitor; Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação da Unipampa, Fábio Gallas Leivas; Diretor-geral do Campus Bento Gonçalves do IFRS, Rodrigo Otávio Câmara; Diretor em Exercício do Campus Jaguarão da Unipampa, Alan Dutra de Mello.

Durante o Seminário aconteceram apresentações culturais da Serra Gaúcha e da Fronteira. De Bento Gonçalves foi realizada a apresentação do Coral do Imigrante junto a viagem pela Maria Fumaça. De Jaguarão foi apresentado o poema e música “Rio Jaguarão, contos e amores”, de autoria de Hélio Ramirez, e também o vídeo de Êmily de Araujo Edwards, no qual interpretou a música “Moleque Atrevido”.