Vídeo produzido por estudantes do Campus Bento Gonçalves é finalista em “Festival Nacional de Cinema Amador Escolar”

O vídeo baseado no filme “Jojo Rabbit” está concorrendo em três categorias no “Festival Nacional de Cinema Amador Escolar Abacaxi de Ouro”, promovido pelo Campus Poços de Caldas do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais. A cerimônia de premiação ocorrerá no dia 6 de outubro.

A releitura do filme foi produzida por alunos do 3º ano do curso Técnico em Viticultura e Enologia em 2022, como atividade avaliativa da disciplina de História ministrada pela professora Letícia Schneider Ferreira, e é finalista nas seguintes categorias:

– Melhor Curta de Roteiro Adaptado;
– Melhor Atriz Coadjuvante – Juliana de Andrade Missio;
– Melhor Caracterização e Figurino – Roberta Trevisan.

O remake, realizado no ano de 2022, foi editado em 2023 pela equipe do Projeto de Ensino História em Tela, composto pela professora Letícia Schneider Ferreira e os bolsistas Alice Reck Trucolo, Bianca Morini Bortolotto da Silva e João Victor Guterres Bordinhão para que pudesse se adequar às normas do concurso, informa a docente.

Em 2022, o vídeo recebeu o prêmio de melhor filme no IFoscar, evento do Campus Bento Gonçalves que iniciou em 2016 e tem o intuito de possibilitar que estudantes entrem em contato com as temáticas históricas de forma lúdica, estimulando a criatividade e o trabalho em equipe.

Nessa atividade da disciplina de História, as turmas, sob orientação da docente, devem escolher uma temática relativa aos conteúdos abordados ao longo do ano para produzir um filme, podendo criar um roteiro original, valer-se de uma obra literária ou realizar um remake de algum filme. O evento ocorre anualmente e proporciona um momento de cultura e entretenimento, evidenciando a importância da realização de atividades artísticas na escola, informa a professora Letícia.