Um novo espaço de convivência no campus

No próximo dia 7 de maio (terça-feira), a Cooperativa Escola dos Alunos da Escola Agrotécnica Federal de Bento Gonçalves – Coopebg, vai inaugurar o novo espaço no Bloco Convivência (Bloco K). A mudança que vem sendo realizada com orientações da Diretoria Administrativa do campus, não será apenas estética, mas social. O novo espaço, foi ocupado no ano de 2016 por alguns meses por um empreendimento comercial, mas desde o final daquele ano se tornou um espaço sem aproveitamento contínuo pelo campus. Agora, ele será um espaço que contribuirá por uma melhor ocupação do Bloco Convivência, maior integração com os diretórios acadêmicos e grêmio estudantil e significativa melhora nos serviços oferecidos pela lanchonete da ‘Coopera’. Conforme a Diretora de Administração do campus, Elisângela Batista Maciel, o novo espaço foi concebido com essa finalidade, o que tornará o ambiente mais adequado que o atual espaço utilizado pela cooperativa, dando uma melhor estrutura no atendimento aos estudantes e servidores.

Em conversa com o presidente da Coopera, Gabriel Zanon, estudante do curso superior de Tecnologia em Viticultura e Enologia, e que está à frente da gestão desde 2016, elencamos algumas mudanças nos serviços prestados que farão o diferencial na nova lanchonete. Atualmente a cooperativa conta com apenas 2 fornecedores de lanches, após a inauguração do novo espaço serão 5 os fornecedores de alimentos prontos. Com o objetivo de incluir, haverá também um espaço para frutas frescas da estação e de alimentos produzidos sem o uso de lactose e glúten. O espaço também abriga uma cozinha, o que possibilitará a preparação de alguns alimentos rápidos. O objetivo é não só aumentar a variedade de produtos para os estudantes que usam a lanchonete, mas também acabar com o problema de “falta de comida” para os estudantes, em especial dos cursos noturnos. Para este novo espaço, a Coopera irá dos atuais 7 estagiários para 9; todos estudantes de cursos do Campus Beto Gonçalves.

O novo espaço também abrigará a sala de reuniões da gestão da Coopebg, arquivo e estoque. No dia da inauguração, a gestão da cooperativa planeja uma programação especial, que será divulgada pelos canais de comunicação da coopera e do campus nos próximos dias.

Em recente campanha, a Coopera adicionou 205 novos cooperados, o que levou a cooperativa a superar a marca de 300 filiados. Os cooperados possuem desconto nas compras e acesso gratuito ao wi-fi da cooperativa. A Coopebg está no campus desde 1971 e participa ativamente de atividades de ensino da instituição, incluindo auxílio para projetos de pesquisa, ensino e extensão e na promoção de eventos acadêmicos e culturais.