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Trabalhos mostram consolidação da inovação, da pós-graduação, da indissociabilidade e da internacionalização no IFRS


Trabalhos de pós-graduação, de inovação, ações de internacionalização e projetos que interligam o ensino, a pesquisa e a extensão são apresentados em eventos específicos dentro da programação do Salão de Pesquisa, Extensão e Ensino do IFRS.

Nesta sétima edição do Salão, que ocorreu de 3 a 5 de novembro de 2022 no Campus Bento Gonçalves, em torno de 60 projetos fizeram parte da Mostra de Inovação e Tecnologias (MIT); Sessão de Indissociabilidade; 7º Seminário de Pós-Graduação (SPG); e 7º Seminário de Internacionalização.

 

Confira um pouco sobre esses eventos:

 

Mostra de Inovação e Tecnologias

Transformar ideias em realidade, teoria em prática, aprender fazendo… A cultura maker está cada vez mais consolidada no IFRS, como foi possível conferir na Mostra de Inovação e Tecnologias, realizada na tarde de sexta-feira, 04 de novembro. Estudantes dos diferentes campi apresentaram 16 trabalhos.

O domínio dos alunos durante as apresentações foi uma demonstração do quanto eles estão engajados com os projetos, avalia o coordenador do Escritório de Projetos do IFRS, Anderson Yanzer. Ele frisa que os trabalhos da MIT estão muito conectados aos habitats de inovação do Instituto (espaços que estimulam o compartilhamento de conhecimentos, o empreendedorismo e a colaboração), e o destaque na mostra deste ano foram os espaços makers. “É um movimento cada vez maior na nossa instituição. Quase todos os campi possuem ou estão implantando espaços makers. Temos conseguido recursos e apoiado projetos dentro dessa cultura”, observa.

Anderson avalia ainda que a evolução dos habitats de inovação refletiu em um grau de maturidade maior dos projetos na MIT deste ano: “Em 2016 tínhamos quatro habitats. Hoje temos em torno de 30”. Ele complementa: “Durante a pandemia, captamos mais de R$ 2 milhões em projetos voltados aos habitats e à economia 4.0. E isso estimula uma retroalimentação, fomentando, potencializando e instrumentalizando mais os habitats”.

Foto: Andre Fortes – cursos técnico em Multimídia do Campus Vacaria do IFRS

 

Sessão de Indissociabilidade

Entrelaçamento entre ensino, pesquisa e extensão é a premissa da ações apresentadas na manhã de sábado, 05 de novembro de 2022, na Sessão de Indissociabilidade. A atividade teve 26 trabalhos inscritos. Estiveram englobadas diversas áreas de conhecimento e houve debates sobre ciência, tecnologia, inovação, empreendedorismo, sociedade e educação.

Mariana Alban Matheus, do curso técnico em Multimídia do Campus Vacaria, é bolsista de um projeto e apresentou trabalho na sessão. Ela explica que teve de aprender primeiro o que é indissociabilidade para cumprir as atividades de ensino, pesquisa e extensão envolvidas. Segundo Mariana, “por estar a extensão, o ensino e a pesquisa juntos, é possível ter contato com diferentes áreas e ver a aplicação das ações em situações e públicos diversos”.

Os professores Mário San Segundo, do Campus Restinga, e Jonas Francisco de Medeiros, do Campus Alvorada, atuaram como avaliadores em uma das salas e destacam que foi possível perceber, nas apresentações dos estudantes, o fortalecimento da indissociabilidade na instituição.

 

Seminário de Pós-Graduação

O  Seminário de Pós-Graduação (SPG) teve um um grande crescimento no número de trabalhos apresentados nesta sétima edição, que ocorreu na manhã de sábado, 5 de novembro de 2022. Foram dez da área de ciências humanas, três de ciências sociais aplicadas e um de ciências agrárias, oriundos dos cursos de especialização e de mestrado de seis campi do IFRS. Em 2021, foram cinco trabalhos inscritos para o SPG, que ocorreu na edição virtual do Salão.

Além da quantidade, a qualidade dos projetos e das discussões demonstram a expansão e a consolidação da pós-graduação no IFRS, avalia Jaqueline Morgan, chefe do Departamento de Pós-graduação do Instituto. “Pesquisas de excelente qualidade, em diferentes fases de desenvolvimento, e vários trabalhos em parcerias com outras instituições demonstraram o poder da pós-graduação do IFRS, que está em constante expansão e cada vez mais reconhecida.”

E mais do que uma atividade acadêmica, o seminário foi também um momento de reencontros e compartilhamentos de conhecimentos e ideias de forma mais espontânea por voltar ao formato presencial.

 

Seminário de Internacionalização

No 7º Seminário de Internacionalização, cinco estudantes do IFRS que participaram de mobilidade acadêmica no exterior puderam apresentar suas experiências. A estudante Ana Lara Kuhn, do Campus Ibirubá, mostrou um pouco da experiência vivida ao participar do Youth Camp, acampamento para jovens estudantes de todo mundo que aconteceu em junho deste ano na Espanha. O acampamento tem como objetivo proporcionar o contato com outras culturas e promover a discussão de temas pertinentes no mundo acadêmico e profissional a fim de criar um documento levando a voz dos estudantes ao Congresso Mundial World Federation of Colleges and Polytechnics (WFCP). 

Ana  foi selecionada em primeiro lugar para integrar a comitiva brasileira pelo edital do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CONIF).

A estudante Rafaela Schoertzer Elias, do Campus Erechim, emocionou os ouvintes ao contar um pouco de sua experiência de vida antes e após realizar um intercâmbio no Canadá. Ela foi selecionada pelo Consulado Geral dos Estados Unidos, responsável pelo programa Community College Initiative (CCI), para estudar nos Estados Unidos da América. As atividades ocorreram de agosto de 2021 a maio de 2022.

Rafaela frisou que cada um tem o poder de transformar a própria vida: “Não somos uma nota, mas a soma das experiências de vida. Conseguimos todos os dias nos tornarmos melhores.”

A última experiência apresentada foi dos estudantes Fernando Luiz Semeler Palha e Rafael Luiz Casa, do Campus Farroupilha. Eles foram aprovados para bolsa referente a seleção interna de estudantes do Emerging Leaders in the Americas Program (ELAP), programa promovido por um edital do governo canadense, do qual participaram alunos de diferentes países. Eles foram os dois estudantes do IFRS a compor a comitiva de cinco estudantes aprovados no Brasil, e frequentam as aulas no Sault College, em Sault Ste. Marie, Ontário, Canadá.

“Foi incrível escutar os relatos de experiências internacionais dos nossos alunos. Saber que o IFRS faz parte desta ação que proporciona o crescimento profissional e pessoal é enriquecedor”, comenta a assessora de Assuntos Internacionais, Viviane Campanhola Bortoluzzi.

 

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(Texto: Departamento de Comunicação da Reitoria)

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