Seminário de Extensão demonstra a diversidade de ações promovidas no diálogo entre o IFRS e as comunidades

A diversidade de trabalhos realizados pelos campi do IFRS na interação com as comunidades foi demonstrada no 10º Seminário de Extensão (Semex), realizado nesta sexta-feira, 4 de novembro de 2022, durante o 7º Salão. Visitas, contação de histórias, publicação de revistas, vivências com as comunidades, entre outras ações foram relatadas nas apresentações. O Semex contou com a apresentação de 179 trabalhos desenvolvidos por estudantes do IFRS.

Segundo a pró-reitora de Extensão, Marlova Benedetti, o que se percebeu nesta edição foi um amadurecimento nas ações de extensão. “Ficou mais claro que os servidores e estudantes estão entendendo o papel da extensão e sua dialogicidade com as comunidades”, comenta. “Tivemos, a exemplo de outros anos, excelentes trabalhos apresentados, e todos demostraram o envolvimento do IFRS com suas comunidades de abrangência.”

Experiência marcante para os estudantes

O estudante João Vitor Silva Borba, do Campus Bento Gonçalves, estava entusiasmado por ter participado pela primeira vez do evento apresentando trabalho e prestigiando os projetos de diversos campi. Ele participa do projeto “Vivências e histórias através de uma perspectiva de gênero e étnico racial”, que busca dar visibilidade às mulheres negras que atuam no campus. “Realizamos entrevistas com estudantes e servidoras negras e queremos divulgar as mulheres negras importantes para o Brasil como uma forma de agradecimento pela importância de seus feitos”, explica.

Julia Soares Sena, do Campus Restinga, destacou como foi especial participar do Salão para apresentar o projeto “Este campus também é teu”, o qual promove visitas acadêmicas guiadas com o objetivo de promover os cursos. “Eu fazia parte das visitações guiadas quando ainda não estudava no campus, então está sendo uma forma de retribuir o carinho que o IF teve por mim.”

O 7º Salão de Pesquisa, Extensão e Ensino do IFRS ocorreu no Campus Bento Gonçalves do IFRS de 3 a 5 de novembro de 2022. Mais de mil estudantes e servidores estiveram reunidos, apresentando projetos.

Fotos: Mariana Quiroz, etudante do curso técnico em Multimídia do Campus Vacaria do IFRS