Geral
Sábado foi dia de encontro mensal do Clube Literatura em Pauta
No sábado, 26 de agosto, ocorreu o encontro mensal do Clube Literatura em Pauta. Na ocasião, os participantes conversaram sobre o romance histórico “O Reino deste mundo”, do escritor cubano Alejo Carpentier, publicado em 1949.
A estória aborda a revolta dos escravos no Haiti, no final do século XVIII, acontecimento que precedeu a Independência do país, em 1804. Participantes do Clube relataram que o texto, que mescla fatos históricos do Haiti com elementos da realidade fantástica, levou-os a buscar mais informações sobre o país e os sensibilizou pela forma como o escritor narrou os acontecimentos.
Foi, também, uma oportunidade de conhecer um autor ainda pouco lido no Brasil, que foi precursor do Realismo Mágico, forma de narrativa seguida por outros escritores, como Gabriel García Márquez e Mia Couto, além de conhecer a narração do ponto de vista dos habitantes do país e não por uma visão europeia dos fatos, avalia a professora Fabiane Brand, vice-coordenadora do projeto.
A docente informa que o Clube Literatura em Pauta reúne-se mensalmente para conversar sobre uma obra da literatura nacional ou estrangeira e o próximo encontro ocorrerá no dia 23 de setembro, para falar sobre o livro “Controle”, de Natália Borges Polesso.