Projeto COMpaixão e a 1ª Turma de Agronomia adotam a Horta da APAE

O que podemos fazer para melhorarmos o mundo que está próximo de mim? Desafiados por esta pergunta e movidos pela prática da ética, da solidariedade e alteridade, os acadêmicos da primeira turma de Agronomia do Campus Bento Gonçalves, juntamente com seus professores, membros do Projeto COMpaixão e da ONG Parceiros Voluntários, passaram a assumir a horta da APAE a partir da presente data. Além das reflexões teóricas desenvolvidas durante o segundo semestre do curso de Agronomia por meio da disciplina de Ética, os estudantes também puderam vivenciar alguns valores humanos despertados pelas aulas e pelo sentimento de alteridade que o trabalho voluntário proporciona. Assim, tiveram a oportunidade de aprender, na prática, a fazer o manejo do solo, o plantio, adubação e manutenção das culturas de hortaliças e também puderam ter uma maior proximidade com os alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE).

Por meio dessa ação voluntária, vinculada a um projeto de extensão e de práticas interdisciplinares de ensino no Curso de Agronomia, observamos que a mudança esperada deve começar por nós mesmos. Estamos muito distantes de mudarmos tudo, mas cientes de que a mudança começa com pequenos gestos, como o desses acadêmicos, empresas e instituições envolvidas. Nossa gratidão à TRAMONTINA que nos doou as ferramentas necessárias; a SAKATA, pelas sementes; aos estudantes, aos professores e técnicos envolvidos, por adotarem essa ideia de cuidado com o próximo. Por fim, vale lembrar que, como Frankl nos diz: “Aprendi o sentido da minha vida, ajudando aos outros.”

Texto da coordenação do projeto Compaixão.