Início do conteúdo

Jornada Técnica do Curso de Viticultura e Enologia foi realizada no dia 30 de outubro


No dia 30 de outubro, à tarde, o Salão de Atos do Campus de Bento Gonçalves IFRS foi palco de uma Jornada Técnica do Curso de Viticultura e Enologia integrado ao Ensino Médio.

O Coordenador do Curso, professor Onorato Jonas Fagherazzi, informa que o “evento foi especialmente significativo por ser uma comemoração ao Dia do Enólogo, celebrado em 22 de outubro, trazendo profissionais, acadêmicos e entusiastas para um mergulho nos temas mais relevantes no universo da viticultura e enologia”.

Organizado pela coordenação do curso em conjunto com o Grêmio Estudantil – Getae, “o evento foi um sucesso desde o seu início”, avalia o docente. Ele relata que a abertura foi marcada pela fala do Diretor de Ensino, professor Tiago Martins da Silva Goulart, representando o Diretor-Geral do Campus, professor Rodrigo Otávio Câmara Monteiro, seguido pela participação do Conselheiro Mauro Ibias Costa, do Conselho Regional de Química da 5ª Região (CRQ V ), “trazendo sua vasta experiência para enriquecer as atuais discussões daquela área técnica”.

Valorizando a importância dos egressos dos cursos da área de Viticultura e Enologia, as enólogas Giúlia Trúcolo Martinelli de Oliveira e Juliana Toniolo Rossatto e o enólogo Bruno Cisilotto, ex-alunos do Curso Superior de Tecnologia em Viticultura e Enologia do Campus Bento Gonçalves, “foram verdadeiros destaques, compartilhando suas experiências e expertise”.

Giúlia Trúcolo Martinelli de Oliveira, pós-graduanda do primeiro Mestrado em Viticultura e Enologia do Brasil e atual Agente Local de Inovação do Sebrae no projeto das Indicações Geográficas do Vale dos Vinhedos, palestrou sobre a Denominação de Origem dos Vinhos do Vale dos Vinhedos, trazendo sua percepção como profissional atuante no campo.

Após um intervalo para o lanche, Juliana Toniolo Rossatto, especialista em Viticultura e Enologia e atual aluna da segunda turma do mestrado na área, compartilhou seus conhecimentos sobre a Denominação de Origem dos Espumantes de Pinto Bandeira, destacando sua experiência na Asprovinho, com sua primeira Denominação de Origem de espumantes da América Latina (D.O. Altos de Pinto Bandeira).

O momento de considerações finais e destaque da Uva Peverella/Boschera foi conduzido por Bruno Cisilotto, recém-doutorado em Enologia, que contribuiu com sua experiência após um intercâmbio na Itália.


Com uma série de palestras, compartilhamento de experiências e conhecimentos, a Jornada Técnica do Curso de Viticultura e Enologia foi não apenas foi uma celebração do Dia do Enólogo, mas também um espaço para aprender e se inspirar com os grandes nomes e suas trajetórias de sucesso nesse setor tão fundamental para a cultura e economia da Capital Nacional do Vinho e região. Que esse evento seja apenas o início de uma série de iniciativas para aprimorar ainda mais os estudos e as práticas da viticultura e enologia, impulsionando o desenvolvimento econômico do nosso Estado e inspirando novos profissionais a seguirem essa jornada de conhecimento e paixão pela enocultura.

Onorato Jonas Fagherazzi, Coordenador do Curso Técnico em Viticultura e Enologia.


Fim do conteúdo