Hoje é o Dia da Bibliotecária. Você já conhece a nossa biblioteca?

A Biblioteca Firmino Splendor foi inaugurada no final de 2013, em um prédio construído quase que exclusivamente para esse fim. São mais de 600 m² projetados para atender todas as necessidades da comunidade escolar, o que inclui elevador, computadores para uso dos alunos, salas individuais de estudos e mobiliário diferenciado: as cores das estantes e dos sofás são em vermelho para remeter a uva e ao vinho, uma característica do acervo especializado na área de Viticultura e Enologia, bem como da região de Bento Gonçalves. É importante ressaltar que a Biblioteca do Campus Bento Gonçalves, agora Biblioteca Firmino Splendor, foi à primeira do Brasil a possuir um acervo especializado na área.

O nome da biblioteca é uma homenagem ao enólogo, ex-aluno e ex-professor do campus Bento Gonçalves, Firmino Splendor, que também é autor de seis livros sobre o viticultura e enologia. A equipe da biblioteca é composta por quatro profissionais, entre eles duas bibliotecárias, Alessandra Lemóns e Marília Hirt, e mais dois assistentes, Sandra Truculo e Ademar Kuminiki. O acervo encontra-se informatizado com o software Pergamum, possibilitando aos usuários consultas, renovações e reservas pela Internet, além do serviço de empréstimo informatizado. No catálogo virtual podem ser pesquisados mais de 10 mil livros e contamos, atualmente, com mais de dois mil e setecentos usuários inscritos, entre alunos e servidores.

A biblioteca está aberta para consulta local a toda comunidade, das 7h30min às 21h30min, sem fechar ao meio-dia. O empréstimo de livros e outros documentos está disponível apenas para alunos e servidores do IFRS.

Postado por Daniel Clós