Estudantes e servidores escolherão novo reitor do IFRS nesta quinta-feira

Na próxima quinta-feira, dia 8 de março de 2018, o Instituto Federal do Rio Grande do Sul – IFRS, realizará consulta para escolha do novo reitor. Fique atento para algumas informações importantes.

Quem por votar?
Estudantes e servidores do IFRS. É necessário que o nome esteja na lista de votação, que pode ser conferida na página Eleições Reitor 2018.

Quando e onde acontece a votação?
A votação acontece em todos os campi do IFRS. O início da consulta é às 9h e encerrando às 21h.

Quem são os candidatos?
São dois os candidatos e eles aparecerão nesta ordem na cédula de votação: Júlio Xandro Heck e Fabricio Sobrosa Affeldt.

O que preciso apresentar para poder votar?
Os eleitores deverão apresentar documento com foto (RG, Carteira de Habilitação, Passaporte, Carteira de Trabalho ou Carteira de Órgão de Classe) e assinar a lista oficial de votantes. Não é permitido votar apenas com o crachá institucional.

O que posso e o que não posso fazer no dia da votação?
É permitido aos eleitores o uso de camisetas, bandeiras, adesivos, bonés e outras manifestações individuais e silenciosas com propaganda de seu candidato. Não será permitida a ‘boca-de-urna’ e a distribuição de qualquer tipo de material relacionado à eleição.

Que peso tem meu voto nessa consulta?
A classificação dos candidatos concorrentes dar-se-á de acordo com o peso de 1/3 para a manifestação do segmento docente, 1/3 para a manifestação do segmento dos servidores técnico-administrativos em educação e 1/3 para a manifestação dos estudantes, em relação ao total de eleitores do segmento consultado.

Por quanto tempo será o mandato do novo reitor?
O candidato eleito assumirá o cargo de reitor em caráter pro tempore, completando o tempo de mandato previsto para o reitor eleito em 2015 (até 2020). Após este período, deve ocorrer uma nova consulta para reitor e diretores-gerais dos campi.

Mais informações, acesse a página Eleições Reitor 2018 e o Regulamento da Consulta Eleitoral.

Publicado por Daniel Clós