Estudantes de cursos técnicos visitam Sítio Arqueológico de São Miguel Arcanjo

Na sexta-feira, dia 21 de outubro, estudantes do 3º ano do Curso Técnico em Viticultura e Enologia e do Curso Técnico em Administração, integrados ao Ensino Médio, realizaram uma visita técnica ao Sítio Arqueológico de São Miguel Arcanjo, popularmente conhecido como Ruínas de São Miguel das Missões.

Os alunos foram acompanhados pelos professores Onorato Jonas Fagherazzi, Karine Pértile, Hermes Fellini Sebben e Cristina Gurski e pelo assistente em administração Ademar Kuminiki.

A visita técnica envolveu, de forma integrada, os componentes curriculares de Filosofia III, Biologia, Matemática, Economia e Ética. O professor Onorato destaca que as ruínas históricas tombadas pela Unesco como um patrimônio cultural e natural de relevância internacional despertaram interesse e investigação de filósofos como Montesquieu e Diderot, em pleno século XVIII, e continuaram a ser objeto de estudos de diversos pesquisadores e escritores. Cita como exemplo Érico Veríssimo.

A atividade teve, também, os seguintes propósitos:

• Analisar o espaço geográfico constituído pela região noroeste do estado do Rio Grande do Sul tais como os aspectos de ordem física (relevo, vegetação, etc) e a relação com aspectos filosófico-culturais, bem como, a economia da região;
  • Identificar e descrever os biomas predominantes da região (clima, presença de árvores, arbustos, herbáceas, lianas, gramíneas, etc.);
  • Observar algumas espécies de plantas e de animais que ocorrem no local visitado, destacar presença de espécies exóticas, etc.;
  • Identificar as principais ameaças a esse bioma (desmatamento, tipos de monoculturas, incêndios, construções, poluição, etc.);
  • Realizar estudo etnobotânico de pelo menos três espécies da região que são (ou eram) utilizadas pela população local.