Início do conteúdo

Estudantes da Licenciatura em Letras do Campus participaram de eventos com palestrantes de universidades federais


Durante o primeiro semestre letivo de 2021, estudantes do curso de Licenciatura em Letras do Campus Bento Gonçalves do IFRS, inscritos na disciplina de Teorias do Discurso, participaram de duas atividades on-line cujo objetivo era discutir a análise de textos sob perspectiva da Teoria da Enunciação benvenistiana e da Análise de Discurso.

As atividades foram organizadas pela professora Michele Mafessoni de Almeida. Ela explica que a primeira contou com uma palestra ministrada pelo professor Giovane Fernandes Oliveira, doutorando do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFRGS e bolsista Capes, na qual foram discutidas análises enunciativas de materialidades linguísticas orais e escritas.

Na segunda, a doutora Debbie Mello Noble, do Colégio de Aplicação da UFRJ, debateu com os alunos o movimento entre a teoria e a prática de análise de textos sob a perspectiva da Análise de Discurso. “Foi uma oportunidade incrível de receber especialistas nas áreas e, com eles, desenvolver uma troca riquíssima sobre o que constitui ser um analista. A expertise deles contribuiu muito para a formação dos estudantes e certamente lhes servirá de inspiração”, avaliou a professora Michele.

 

 

Fim do conteúdo