Início do conteúdo

Estudante fala sobre suas experiências como participante de projetos promovidos pelo IFRS


“Acho que os projetos são uma das melhores coisas aqui do IF!”

Júlia Paese Faccin nos conta um pouco de suas experiências como participante de projetos promovidos pelo IFRS.


Por: Eduardo Franceschina Nunes
(2º ano do Curso Técnico em Administração)


Uma das grandes oportunidades oferecidas pelo IFRS é a chance de participar de projetos de pesquisa, extensão e ensino. A bagagem acumulada pelos estudantes que participam desses projetos tem um valor incalculável. São conhecimentos e experiências que serão levados para a vida toda e podem impactar muito o futuro de seus participantes.

Confira a entrevista com Júlia Paese Faccin, estudante do 3° ano do Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio e bolsista do projeto de pesquisa “Comportamento organizacional: produção científica brasileira em teses e dissertações no período de 2000 a 2019”:

Júlia Paese Faccin

Onde você estudou antes do IFRS? Por que escolheu o Técnico em Administração? Você pretende atuar na área?

Estudei em uma escola do bairro Cohab (Bento Gonçalves) bem pequenininha do 6º ao 9º ano. Eu quis entrar no IFRS para fazer Administração porque era um curso novo e que não envolvia meio ambiente, terra nem nada do tipo. Não era exatamente o que eu pretendia fazer, pois queria o Magistério. Mas como não tinha, Administração foi a melhor opção que me restou e não me arrependo nada da minha escolha! É um curso muito bom e penso em atuar na área. Eu gostei muito de todas as matérias que a gente teve ao longo desses anos. Gostei muito da área de gestão de pessoas dentro das empresas, que envolve muito a psicologia.

Quando você ingressou no IFRS já sabia dos projetos, dessas oportunidades?

Não. Eu não tinha ideia. Tanto que um dos fatores que me deixava em dúvida se eu ia estudar no IF ou não era que eu não teria como trabalhar e estudar ao mesmo tempo. Afinal nenhuma empresa te quer só três dias da semana trabalhando um só turno. Então quando eu soube que existia essa possibilidade de participar como bolsista de projetos e que eles eram bem remunerados, além de todo crescimento e ampliação de currículo, fiquei muito feliz. No entanto, realmente, antes de entrar no IF não sabia dessas oportunidades.

Como foi participar do projeto sobre Comportamento Organizacional? Quais eram as suas expectativas? Como foi o processo de seleção?

Na época (2020), a pandemia de Covid-19 recém tinha começado. Então todos estudantes se afastaram totalmente do IF. Foi quando uma professora que me dava aulas da disciplina de Gestão de Pessoas me ligou perguntando se eu tinha interesse em atuar em um projeto dela. Naquele ano, participei como voluntária e foi muito legal! Eu não conhecia muito da matéria. Tive apenas um mês de aula sobre aquele assunto. Então, fui aprendendo e desenvolvendo o projeto ao mesmo tempo. A coordenadora do projeto me ajudou bastante! No segundo ano do projeto, entrei, enfim, como bolsista à convite da coordenadora. E, sim, atendeu muito as minhas expectativas. Era algo que eu gostava e já tinha estudado sobre. Já entendia mais da área. Já tinha mais experiência. Então deu tudo certo.

Me conte um pouco como foi o projeto, como foi o seu desenvolvimento, qual era o seu objetivo e quais foram os resultados que tu alcançaste ou pretende alcançar?

O projeto é sobre comportamento organizacional. Em 2020, nós iniciamos o projeto fazendo uma pesquisa bibliográfica em que a gente analisou todas as teses e dissertações que foram produzidas sobre o tema comportamento organizacional no Brasil, no período de 2000 a 2019. Utilizamos duas bases de dados. A Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e a Networked Digital Library of Theses and Dissertations (NDLTD). Cada um dos bolsistas ficou responsável por pesquisar em uma das duas bases. Então, fizemos uma planilha e colocamos lá o nome do autor da tese/dissertação, o local em que ela foi feita, se foi feita em uma universidade pública ou privada. Colocamos também um resumo da metodologia utilizada e os resultados encontrados. Após isso, analisamos todas essas informações e fomos tirando nossas próprias conclusões. Em 2021, começamos a fazer uma revisão sistemática da literatura e escolhemos um tema como foco do projeto. Para isso, fizemos uma análise dos temas mais relevantes e que mais apareceram nas teses e dissertações nos outros anos da pesquisa que realizamos em 2020. Percebemos que a motivação era um tema recorrente nas pesquisas. Então escolhemos como tema principal o comportamento organizacional atrelado à motivação. Durante o projeto, foi possível ver como havia poucos materiais sobre o assunto.

Como sua participação no projeto influenciou em sua vida como estudante e como ela agregou na sua vida?

Como estudante, foi conhecer mais a área da Administração. Nós temos as matérias padrão do ano, mas acho que o que pretendo seguir no futuro é o que eu fiz no projeto, porque me aproximei mais, me integrei mais. Ele me ajudou muito até para decidir o que eu faria futuramente. Acredito que dentro das aprendizagens vem muito a questão de apresentar o trabalho na Mostra Técnico-Científica e ser avaliado. Escrever sobre o projeto foge muito da linguagem que usamos normalmente. Hoje talvez eu tenha mais maturidade para escrever por causa do projeto, da troca com os professores e avaliadores. Também acho que ver a matéria fora da sala de aula foi muito importante. Deu para ter noção do quão grande realmente aquele assunto é.

Que conselho você daria para quem está interessado ou pensando em ingressar no Campus e também pretende fazer algum projeto de extensão/ensino/pesquisa?

Provavelmente se a pessoa está entrando no IF não sabe que os projetos existem, porque são muito pouco divulgados. Se você que está vindo para o IFRS, quer conhecer os projetos e pensa que não vai conseguir fazer eles, que é algo muito burocrático, muito intenso, não pense nisso. Se inscreva no projeto! Talvez terão períodos mais difíceis, mas não desista. Fique no projeto. Eu abraço os projetos mesmo não tendo mais tempo de fazer nada, porque eles são já minha prioridade. Eu acho que um conselho é procurar os projetos que estão disponíveis e talvez se inscrever em algo que você se identifique, que seja importante para ti. Não pense só em ganhar dinheiro. Leia o que o coordenador fala sobre ele e, se achar que for bom, se inscreva! A gente surta, mas respira ainda! Acho que os projetos são uma das melhores coisas aqui do IF!


Entrevistas das semanas anteriores:

 

Fim do conteúdo