Especial Extensionista: Programa do Campus Bento Gonçalves estimula o uso e benefícios de plantas medicinais

Promover o conhecimento sobre o uso e os benefícios das plantas medicinais, desenvolvendo ações para a melhoria da saúde e bem estar da população, este é o objetivo do Programa de Extensão das Plantas Medicinais (PEPM) que existe desde 2009 no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) Campus Bento Gonçalves.

O programa, que atualmente é coordenado pela professora Soeni Bellé, completou mais de uma década de existência. As ações são voltadas à educação popular com o uso de plantas medicinais no cuidado à saúde humana e emprego de plantas alimentícias com valor nutricional para uma alimentação de qualidade. O  PEPM contribui para que os participantes tenham acesso regular e permanente a alimentos saudáveis, em quantidades suficientes, sem desrespeitar o meio ambiente e as suas características culturais, sociais e econômicas.

Por meio de cursos online, oficinas, postagens em redes sociais, divulgação de materiais informativos e incentivo a criação  de hortas escolares, é esperado que os participantes visualizem como o consumo de plantas medicinais, condimentos, temperos e hortaliças beneficiam a saúde. Soeni explica que o consumo adequado das plantas e temperos ajudam no relaxamento, digestão, respiração, cicatrização e combate a infecções. Também contribuem para o preparo de refeições mais saborosas, ricas em nutrientes, fibras e sem aditivo de substâncias industrializadas.

Maysa Jardim, bolsista do projeto e egressa do curso de Tecnologia em Alimentos comenta que “Tudo gera consequências, se você tem bons hábitos, o corpo funciona melhor. Com as ações do programa, mudei minha rotina e passei a ver as plantas com outros olhos”. A bolsista conta que procura buscar recursos naturais, como condimentos, chás e xaropes para auxiliar em seu bem-estar.

Ações em  redes sociais e conhecimento gratuito

A conta do PEPM na rede social Instagram (@pepm.ifbg) aborda temas relacionados ao aproveitamento integral de alimentos, alimentos funcionais (que beneficiam à saúde) e também compostos bioativos (substâncias que ajudam na prevenção e combate de doenças). Entre os conteúdos das publicações estão os benefícios do aproveitamento total ou de partes de alimentos que podem ser reaproveitadas, estimativas de descartes de mantimentos e receitas com aproveitamento de cascas. Também há a postagem de vídeos com receitas, como por exemplo, o preparo de brigadeiro com cascas de banana.

O programa ainda promove cursos, como o Workshop sobre aproveitamento integral de alimentos e o Curso sobre Saudabilidade e Alimentos Funcionais. Ambos foram ofertados gratuitamente em 2021 e ocorreram no formato virtual.

→ Para acompanhar as demais ações do programa acompanhe o perfil do Programa de Extensão das Plantas Medicinais do IFRS Campus Bento Gonçalves no Instagram e leia o artigo Programa de Extensão  das Plantas Medicinais: promovendo educação e saúde em Bento Gonçalves na Revista Viver.