Campus Bento Gonçalves marca presença na Fiema Brasil 2023

Servidores e estudantes do Campus Bento Gonçalves participaram da Feira de Negócios, Tecnologia e Conhecimento em Meio Ambiente – Fiema Brasil, realizada no período de 9 a 11 de maio, no Parque de Eventos Fundaparque.

A instituição promoveu a divulgação de suas ações de ensino, pesquisa e extensão em um estande e turmas dos Cursos Técnico em Administração e Técnico em Meio Ambiente e do Curso Superior em Agronomia realizaram visitas técnicas.

A Diretora de Extensão, Raquel Fronza Scotton, considera que a participação do Campus no evento foi importante para apresentar a Instituição, seus cursos e algumas atividades relativas à sustentabilidade e meio ambiente. “Também foi uma oportunidade para que estudantes tivessem contato com uma feira de negócios e conhecimento do setor”, avalia.

O Campus também contribuiu com a organização do 7º Seminário Brasileiro de Gestão Ambiental na Agropecuária, o qual contou com a participação da professora Soeni Bellé como mediadora e organizadora e com a participação de estudantes.

No Espaço Arena Startups, o Campus apresentou três projetos de inovação no painel “Soluções para o agro desenvolvidas pelo Instituto Federal do Rio Grande do Sul em Bento Gonçalves”. As apresentações foram introduzidas pelo Diretor-geral da Instituição, Rodrigo Otávio Câmara Monteiro, e pela Diretora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Luciana Pereira Bernd.

Eles falaram sobre o Campus e os quatro ambientes de inovação que dispõe: Click, Clicklabs, Clickup e Pipa Ifmakers. Esses ambientes “foram essenciais para o pleno desenvolvimento dos projetos apresentados”, relata a professora Luciana.

Além dessas atividades, ocorreu durante o evento a assinatura de uma Carta de Intenção de Parceria entre o Campus Bento Gonçalves e a Fundação Proamb visando à implementação e à estruturação de espaços para a realização de atividades prática-didáticas de ensino, pesquisa e extensão.

Pelo Campus Bento Gonçalves, estiveram presentes nessa ocasião o diretor-geral, Rodrigo Otávio Câmara Monteiro, e os diretores de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Luciana Pereira Bernd, e de Desenvolvimento Institucional, Jonatas Martins. Da Fundação Proamb, participaram o presidente, Neri Gilberto Basso, e o analista de negócios Marcio Kronbauer. Também prestigiou o momento o presidente do Conselho Municipal para Estudos, Diretrizes e Projetos de Bento Gonçalves (Cedipro) Bento+20, Adelgides Stefenon.

Sobre a Fiema Brasil

Os organizadores informam que é a maior feira do setor ambiental do sul do país. Em 2023, promoveu sua 9ª edição, na qual empresas e outras instituições apresentaram soluções ambientais, tecnologias e inovação para resíduos, águas, efluentes, energia, construções sustentáveis, ciência e tecnologia, segurança do trabalho e gestão ambiental.