Início do conteúdo

Projetos de inovação do Campus são apresentados no Espaço Arena Startups da Fiema Brasil 2023


No dia 10 de maio, o Campus apresentou no Espaço Arena Startups da Fiema Brasil três projetos de inovação, no painel “Soluções para o agro desenvolvidas pelo Instituto Federal do Rio Grande do Sul em Bento Gonçalves”.

Os projetos apresentados foram:

  • Estações meteorológicas de baixo custo associadas a cadernos de campo digitais –  apresentadores e representantes da equipe do projeto: professores Delair Bavaresco e Marcus André Kurtz Almança;
  • Vinho sustentável? Projetos de avaliação e sistema de gestão para a vitivinicultura – apresentadora e representante da equipe do projeto: professora Shana Sabbado Flores;
  • Agri-T: Soluções tecnológicas para a fruticultura – apresentadora e representante da equipe do projeto: discente do Curso Superior de Tecnologia em Viticultura e Enologia, Allana Cappelli Decarli.

No início do painel, o Diretor-geral da Instituição, professor Rodrigo Otávio Câmara Monteiro, e a Diretora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, professora Luciana Pereira Bernd, falaram sobre o Campus e os quatro ambientes de inovação que dispõe: Click, Clicklabs, Clickup e Pipa Ifmakers. Esses ambientes “foram essenciais para o pleno desenvolvimento dos projetos apresentados”, relata a professora Luciana.

O painel teve duração de uma hora e, no período, foram apresentados os principais objetivos e resultados obtidos pelos projetos. As apresentações foram prestigiadas pela presença de representantes das empresas parceiras dos projetos. Também compareceram: o Pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Eduardo Girotto; o Diretor de Desenvolvimento Institucional, Jonatas Campos Martins; os professores Ronaldo Serpa da Rosa e Leonardo Cury da Silva; a responsável pela Seção de Ações de Pesquisa e Inovação, Pauline Rosales; a bolsista de Pesquisa e Inovação Luciana Pasqualini Bongiorno.

Fim do conteúdo