Laboratório de gestão e desenvolvimento sustentável será implantado no Campus Bento Gonçalves

Eccolab vai promover atividades para aprimorar o ensino e atender demandas da comunidade. Uma das instituições parceiras será a Fundação Proamb, que assinou carta de intenções com o Campus na Fiema 2023.

Para aprimorar o ensino e a prática de gestão e desenvolvimento ambientalmente sustentável e, ao mesmo tempo, atender demandas da comunidade, o Campus Bento Gonçalves do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) implantará o Eccolab. Pelo laboratório, o Campus pretende promover a integração entre suas diferentes áreas de conhecimento, buscar parcerias com organizações externas, promover atividades para a comunidade acadêmica e local, bem como estimular o uso de novas tecnologias.

A Fundação Proamb, empresa de soluções ambientais, será uma das instituições parceiras. Uma carta de intenções foi assinada durante a feira Fiema Brasil 2023, no dia 10 de maio, na Fundaparque, em Bento Gonçalves. A Proamb poderá prestar orientações técnicas e apresentar desafios enfrentados na área de sustentabilidade ambiental para o Eccolab. Nos próximos meses, será elaborado o convênio e um plano de trabalho entre o IFRS e a Fundação.

A atuação do laboratório deverá contribuir em especial na formação dos estudantes dos cursos técnicos em Administração e em Meio Ambiente e do superior de Tecnologia em Logística, com a realização de atividades práticas de ensino, pesquisa e extensão. A previsão é que o espaço, a ser localizado no Bloco B do Campus, comece a funcionar ainda neste ano de 2023.

Sobre a assinatura da parceria
Pelo Campus Bento Gonçalves, estiveram presentes na assinatura da carta de intenções o diretor-geral, Rodrigo Monteiro; e os diretores de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Luciana Bernd, e de Desenvolvimento Institucional, Jonatas Martins. Da Fundação Proamb, participaram o presidente, Neri Gilberto Basso, e o analista de negócios Marcio Kronbauer. Também prestigiou o momento o presidente do Conselho Municipal para Estudos, Diretrizes e Projetos de Bento Gonçalves (Cedipro) Bento+20, Adelgides Stefenon. Tanto o Campus Bento Gonçalves do IFRS quanto a Fundação Proamb integram o Bento+20, que reúne instituições da sociedade civil organizada, academia e poder público em prol do desenvolvimento do município.

Identificação da foto, da esquerda para a direita:
Márcio Kronbauer – analista de negócios da Fundação Proamb;
Neri Gilberto Basso – presidente da Fundação Proamb;
Luciana Pereira Bernd – diretora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFRS – Campus Bento Gonçalves;
Rodrigo Otávio Câmara Monteiro – diretor-geral do IFRS – Campus Bento Gonçalves;
Adelgides Stefenon – presidente do Conselho Municipal para Estudos, Diretrizes e Projetos de Bento Gonçalves (Cedipro) Bento+20;
Jonatas Campos Martins – diretor de Desenvolvimento Institucional do IFRS – Campus Bento Gonçalves.