Início do conteúdo

Recursos de Acesso Livre


Bases de Dados e Portais

Avisos Importantes

  • A maioria dos recursos informacionais listados está disponível gratuitamente (acesso aberto). Alguns, entretanto, podem ser acessados apenas dentro do IFRS. Nesses casos, salve o arquivo para poder acessá-lo de qualquer lugar.
  • Para reportar lacunas, erros e/ou dar sugestões, entre em contato através do e-mail: [email protected]

 

Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD)

A Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) é um projeto coordenado pelo IBICT que integra e dissemina, em um só portal de busca, os textos completos das teses e dissertações defendidas nas instituições brasileiras de ensino e pesquisa. O acesso a essa produção científica é livre de quaisquer custos.

Biblioteca Nacional Digital

O Acervo da BNDigital é composto basicamente por obras em domínio público, abrangendo um período que vai do século XV ao início do século XX. O Acervo digital é composto por documentos cartográficos, iconográficos, manuscritos, bibliográficos, periódicos e sonoros. Todo esse material é de livre consulta no site. Há também algumas obras com Direitos Autorais vigentes que foram cedidas por seus titulares.

BVS Psicologia Brasil

É uma base de dados da área da Psicologia que reúne fontes de informações, promove e apoia o acesso livre e aberto à informação.

Catálogo de Teses e Dissertações (CAPES)

Resumos das teses e dissertações defendidas nos programas de pós-graduação stricto sensu no Brasil desde 1987. Permite a pesquisa por autor, título e palavras-chave apenas nos resumos das teses e dissertações indexadas. Ela NÃO fornece acesso aos textos completos desses documentos.

Dialnet

Dialnet é um dos maiores portais bibliográficos do mundo, cuja principal missão é dar maior visibilidade à literatura científica hispânica. Focado fundamentalmente nos campos das Ciências Humanas, Jurídicas e Sociais (sem deixar de lado outras áreas, como Saúde, Tecnologias etc.), o Dialnet é um projeto de cooperação que integra diferentes recursos e serviços documentais: bases de dados de conteúdos científicos, artigos, livros, anais de congressos, teses de doutorado e resenhas de outras publicações, sempre com acesso aberto.

Directory of Open Access Journals – DOAJ

O Directory of Open Access Journals (DOAJ) é um diretório on-line que fornece acesso a revistas de alta qualidade e revisadas por pares. O DOAJ oferece acesso aberto a aproximadamente 9.000 periódicos que abrangem todas as áreas de Ciência, Tecnologia, Medicina, Ciências Sociais e Humanidades.

Google Acadêmico

Possibilita a pesquisa na literatura nacional e internacional publicada nos mais variados formatos: artigos revisados por especialistas (peer-rewiewed), teses, livros, artigos de periódicos, arquivos de pré-publicações (pre-prints), trabalhos completos e resumos apresentados em reuniões científicas, bem como informações sobre organizações profissionais, universidades e outras entidades acadêmicas.

LivRe: Portal para periódicos de livre acesso na Internet

Portal desenvolvido pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), por meio do Centro de Informações Nucleares (CIN), para facilitar a identificação e o acesso a periódicos eletrônicos de acesso livre na Internet. Abrange as mais variadas áreas do conhecimento.

Lume – Repositório Digital UFRGS

O Lume é o portal de acesso às coleções digitais produzidas no âmbito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Pepsic – Periódicos Eletrônicos em Psicologia

É uma fonte de informação da Biblioteca Virtual de Psicologia (BVS-Psi) e seu objetivo é o de contribuir para a visibilidade do conhecimento psicológico e científico gerado nos países da América Latina, a partir da publicação de revistas científicas em acesso aberto. O Portal PePSIC integra duas coleções distintas, embora não seja possível visualizar de imediato. Uma coleção é a base de dados PePSIC, cuja política de publicação é de responsabilidade da Coordenação Técnico-Científico da BVS-Psi e a coleção da Rede SciELO, na qual os critérios para inclusão e manutenção dos títulos é de responsabilidade de cada país que compõe a rede.

 Portal de Periódicos Científicos UFRGS

O Portal de Periódicos Científicos da UFRGS é o canal de divulgação da produção científica publicada nos periódicos da UFRGS e tem como objetivos: conferir visibilidade aos periódicos editados na UFRGS; oferecer aos editores e equipe editorial informações relevantes quanto à edição de periódicos e projeto gráfico e servir como canal de divulgação das atividades promovidas, principalmente pela Pró-reitoria de Pesquisa, relacionadas com a edição e publicação de periódicos científicos.

Portal de Periódicos Científicos UFSC

O Portal de Periódicos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) tem o objetivo de promover o acesso, a visibilidade, a segurança e o suporte aos editores dos periódicos científicos do Portal. Com acesso aberto e gratuito, hospeda 45 periódicos científicos e utiliza para editoração o Open Journal Systems (OJS).

Portal de Periódicos da Capes

O Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) é uma biblioteca virtual que reúne e disponibiliza a instituições de ensino e pesquisa no Brasil o melhor da produção científica internacional. Ele conta com um acervo de mais de 38 mil títulos com texto completo, 134 bases referenciais, 11 bases dedicadas exclusivamente a patentes, além de livros, enciclopédias e obras de referência, normas técnicas, estatísticas e conteúdo audiovisual.

Portal de Periódicos Eletrônicos da UFG

O Portal de Periódicos da Universidade Federal de Goiás (UFG) é um projeto da Pró-reitoria de Pós-graduação da UFG em parceria com a Biblioteca Central e possui como missão a democratização e livre acesso à produção científica.

Portal de Revistas Científicas da UFMT

O Portal de Revistas Científicas da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) é um projeto do Curso de Biblioteconomia, da Editora UFMT e da Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa e abrange publicações nas mais variadas áreas do conhecimento.

Portal Domínio Público

De iniciativa do Governo Brasileiro, o Portal Domínio Público disponibiliza acesso ao texto completo das obras literárias, artísticas e científicas (na forma de textos, sons, imagens e vídeos), de domínio público ou que tenham a sua divulgação devidamente autorizada, que constituem o patrimônio cultural brasileiro e universal.

Programa de Publicações Digitais da Propg (Unesp)

Contém publicações digitais do Programa de Pós-graduação da Unesp e inclui e-books gratuitos nas áreas de Ciências Humanas, Ciências Sociais e Aplicadas e Linguística, Letras e Artes com a produção de docentes, pós-graduandos e pós-graduados.

Revistas Científicas de la Universidad Pablo de Olavide

Portal que abrange 11 periódicos de várias áreas do conhecimento.

SciELO

A Scientific Electronic Library Online – SciELO é uma biblioteca eletrônica que abrange uma coleção selecionada de periódicos científicos brasileiros nas mais variadas áreas dos conhecimento.

SciELO.ORG

Busca integrada de artigos dos periódicos da rede SciELO: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Cuba, Espanha, Portugal, Venezuela. Oferece acesso aberto a aproximadamente 10.000 periódicos que abrangem todas as áreas de Ciência, Tecnologia, Medicina, Ciências Sociais e Humanidades.

Science Direct

Portal que proporciona acesso a revistas especializadas, artigos, capítulos de livros e conteúdos de acesso aberto nas áreas de Engenharia, Ciências da Vida, Ciências da Saúde e Ciências Sociais e Humanas.

Spell

O Spell – Scientific Periodicals Electronic Library é um repositório de artigos científicos que concentra a produção científica das áreas de Administração, Contabilidade e Turismo, publicadas a partir de 2008 e proporciona acesso gratuito à informação técnico-científica.

 

Bibliotecas Digitais e Virtuais

Avisos Importantes

  • A maioria dos recursos informacionais listados está disponível gratuitamente (acesso aberto). Alguns, entretanto, podem ser acessados apenas dentro do IFRS. Nesses casos, salve o arquivo para poder acessá-lo de qualquer lugar.
  • Para reportar lacunas, erros e/ou dar sugestões, entre em contato através do e-mail: [email protected]

 

Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD)

A Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) é um projeto coordenado pelo IBICT que integra e dissemina, em um só portal de busca, os textos completos das teses e dissertações defendidas nas instituições brasileiras de ensino e pesquisa. O acesso a essa produção científica é livre de quaisquer custos.

Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin

Disponibiliza diferentes tipos de materiais de acesso livre que tratam sobre temas variados da história do Brasil, livros de literatura, mapas, iconografias e uma coleção de periódicos dos séculos XIX e XX.

Biblioteca Digital Brasileira de Computação (BDBCOMP)

A Biblioteca Digital Brasileira de Computação (BDBComp) disponibiliza e permite o acesso aos artigos publicados nos eventos promovidos pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC). A BDBComp, atualmente gerenciada pelo Departamento de Ciência da Computação da UFMG, tem por finalidade prestar serviços de informações à comunidade da área de Informática e Computação apoiando as atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Biblioteca Digital de Obras Raras, Especiais e Documentação Histórica da USP

Biblioteca Digital constituída de livros, folhetos, revistas, jornais dentre outras tipologias, do século XV a XX, obras antigas, obras únicas, inéditas, ou parte de edições especiais, encadernações de luxo, ilustrações especiais ou mesmo com autógrafo de personalidades célebres e documentação histórica da própria Universidade.

Biblioteca Digital FGV

A Biblioteca Digital FGV tem o objetivo de preservar e de promover a visibilidade da produção científica nacional e internacional da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e do acervo digital do Sistema de Bibliotecas FGV (SB-FGV). Disponibiliza acesso aos repositórios digitais de periódicos científicos da FGV, repositórios digitais de teses, dissertações, papers e e-books da FGV, bases de dados, coleções de e-books e periódicos científicos nacionais e internacionais. Cobre todas as áreas do conhecimento.

Biblioteca Digital Mundial

A Biblioteca Digital Mundial disponibiliza gratuitamente e em formato multilíngue, importantes fontes provenientes de países e culturas de todo o mundo. Disponibiliza diários, filmes, imagens e fotografias, mapas, jornais, livros, manuscritos e registros fonográficos em diferentes idiomas. Contempla tópicos como Ciência da Computação, Informação e obras em gerais, Filosofia, Psicologia, Religião, Ciências Sociais, idiomas, Ciências Naturais e Matemática, Tecnologia, Belas Artes e artes decorativas, Literatura e Retórica, História e Geografia.

Biblioteca Digital Paulo Freire

Disponibiliza as obras de Paulo Freire voltadas principalmente para as áreas de Filosofia e Pedagogia.

Biblioteca Nacional Digital Brasil (BNDIGITAL)

A BNDigital, da Fundação Biblioteca Nacional, tem como objetivos principais preservar a memória cultural brasileira e proporcionar o amplo acesso às informações do seu acervo. O acervo digital da BN é composto por documentos como hemeroteca, cartografía, iconografia, manuscritos, música e arquivos sonoros, obras gerais, obras raras, publicações seriadas, obras de referências e coleções especiais.

Biblioteca Virtual de Inovação Tecnológica

A Biblioteca Virtual de Inovação Tecnológica é resultado de uma ação conjunta entre a FINEP e o Programa IBICT/CNPq. Reúne sites brasileiros e estrangeiros contendo conteúdos relevantes sobre informação tecnológica.

Biblioteca Virtual em Saúde (BVS)

A Biblioteca Virtual em Saúde reúne e disponibiliza fontes de informação científica na área da Saúde. As principais fontes de informação e bases bibliográficas ou referenciais integrantes da Rede BVS são: MEDLINE, LILACS, Cochrane, SciELO, DirEve, DeCS,, LIS, Catálogo Coletivo SeCs, Repositório de Estratégias de busca na BVS e Revistas em Ciências da Saúde.

Bibliotecas Virtuais Temáticas – Prossiga

Reúne e organiza bibliotecas digitais que tratam sobre Artes Cênicas, estudos culturais, inovação tecnológica, Literatura, Matemática, mulher, Saúde Mental e Saúde Reprodutiva.

Library of Congress

A Biblioteca da Library of Congress nos Estados Unidos oferece acesso on-line a uma vasta coleção digital, em variados assuntos e diferentes idiomas e formatos. Disponibiliza acesso a livros, fotografias, vídeos, mapas, manuscritos, gravações de áudio, obras raras, jornais, música entre outros.

Literatura Digital de Literatura de Língua Portuguesa

Literatura Digital é uma das poucas bibliotecas digitais no Brasil que é fonte primária e gratuita de textos literários em versão integral na internet. Além da consulta às obras digitalizadas, é possível acessar um catálogo com dados bibliográficos dos autores brasileiros e portugueses e documentos do acervo pessoal de alguns autores do Estado de Santa Catarina. A biblioteca oferece uma rica fonte de pesquisa sobre História Literária, sendo possível realizar pesquisas a respeito dos autores, das obras publicadas, datas de publicação, editoras, gênero das obras entre outras.

Networked Digital Library of Theses and Dissertations (NDLTD)

A Networked Digital Library of Theses and Dissertations (NDLTD) é uma organização internacional dedicada a promover, preservar e divulgar as teses e dissertações eletrônicas de várias instituições do mundo todo.

Projecto Adamastor

Biblioteca digital de obras literárias em domínio público, disponibilizadas de forma gratuita e em formato EPUB, sem qualquer tipo de restrição.

SciELO

Biblioteca eletrônica que disponibiliza uma coleção selecionada de periódicos científicos. A SciELO é resultado de um projeto de pesquisa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) em parceria com o Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (Bireme).

 

Diretórios

Avisos Importantes

 A maioria dos recursos informacionais listados está disponível gratuitamente (acesso aberto). Alguns, entretanto, podem ser acessados apenas dentro do IFRS. Nesses casos, salve o arquivo para poder acessá-lo de qualquer lugar.

  • Para reportar lacunas, erros e/ou dar sugestões, entre em contato através do e-mail: [email protected]

 

DOAJ – Directory of Open Access Journals

DOAJ é um serviço que indexa os metadados de seus artigos, revistas de pesquisa e periódicos científicos de acesso aberto com garantia de qualidade, revisado por pares ou com controle de qualidade editorial. Área do conhecimento: multidisciplinar.

OpenDOAR – Directory of Open Access Repositories

OpenDOAR é um diretório que oferece acesso aberto a uma lista de repositórios acadêmicos nacionais e internacionais.

ROAD – Directory of Open Access Scholarly Resources

ROAD é um diretório de recursos acadêmicos de acesso livre, oferecido pelo Centro Internacional ISSN com o apoio do Setor de Comunicação e Informação da UNESCO. O ROAD contempla diferentes recursos acadêmicos on-line como revistas, conferências, repositórios acadêmicos, séries monográficas e blogs acadêmicos, com temáticas em Ciências Aplicadas e Tecnologias, Artes e Humanidades, Informação, Mídias e Bibliotecas, Ciências Médicas, Multidisciplinar, Ciências e Matemática, Ciências Sociais, Economia e Política.

ROAR – Registry of Open Access Repositories

O objetivo do ROAR é promover o desenvolvimento do acesso aberto fornecendo informações importantes sobre o crescimento e o status dos repositórios em todo o mundo. Oferece uma vasta relação de repositórios institucionais nacionais e internacionais.

 

Livros Eletrônicos

Avisos Importantes

  • A maioria dos recursos informacionais listados está disponível gratuitamente (acesso aberto). Alguns, entretanto, podem ser acessados apenas dentro do IFRS. Nesses casos, salve o arquivo para poder acessá-lo de qualquer lugar.
  • Para reportar lacunas, erros e/ou dar sugestões, entre em contato através do e-mail: [email protected]

 

Cidade Escola Aprendiz

A Cidade Escola Aprendiz é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) que contribui para o desenvolvimento dos sujeitos e suas comunidades por meio da promoção de experiências e políticas públicas orientadas por uma perspectiva integral da educação. Estruturada em programas que atuam em diversas cidades do país, a Cidade Escola Aprendiz pesquisa e desenvolve conteúdos metodológicos, dissemina experiências, realiza formação para gestores, educadores e lideranças sociais, e contribui para a modelagem e implementação de políticas públicas de educação e direitos humanos.

DOAB – Directory of Open Access Books

DOAB é um serviço da Fundação OAPEN, uma iniciativa internacional dedicada à publicação de livros de acesso aberto, com base na Biblioteca Nacional de Haia. Editores acadêmicos são convidados a fornecer metadados dos livros em acesso aberto e com padrões acadêmicos, garantindo assim, a disseminação e a visibilidade de livros que podem ser consultados livremente.

Domínio Público

Oferece acesso gratuito a obras literárias, artísticas e científicas que constituem o patrimônio cultural brasileiro e universal, na forma de textos, sons, imagens e vídeos, que já estão em domínio público ou que tenham a sua divulgação devidamente autorizada.

eBooksBrasil

Disponibiliza livros eletrônicos em texto completo com cobertura em literatura geral, literatura brasileira e estrangeira, legislação brasileira, além de revistas e jornais.

Google Books

Disponibiliza livros eletrônicos em todas as áreas do conhecimento e diferentes idiomas. A visualização das publicações no Google Books pode ser completa ou parcial.

Open Library

A Open Library disponibiliza milhões de registros bibliográficos para leitura. É resultado de um projeto da organização sem fins lucrativos Internet Archive e possui uma interface wiki com software de código aberto.

Portal do Livro Aberto em CT&I

Com objetivo de reunir, divulgar e preservar as publicações oficiais em ciência, tecnologia e inovação, o Portal do Livro Aberto em CT&I disponibiliza o acesso a textos completos nos seguintes temas: Tecnologias da Informação e Comunicação, Fármacos e Complexo Industrial da Saúde, Petróleo e Gás, Complexo Industrial da Defesa, Aeroespacial, Nuclear, Biotecnologia, Nanotecnologia, Energia Renovável, Biodiversidade, Mudanças Climáticas, Oceanos e Zonas Costeiras, Popularização da C,T&I, Melhoria e Ensino de Ciências, Inclusão Produtiva e Social, Tecnologias para Cidades Sustentáveis e Ciência da Informação.

Project Gutenberg

Fundada por Michael Hart, em 1971, disponibiliza coleções de livros eletrônicos de domínio público, sendo a maioria em inglês. Incluem na coleção: obras de Literatura da cultura ocidental, romances, poesia, contos e drama, livros de culinária, livros de música, Tecnologia, Religião, Psicologia, Filosofia, periódicos, obras de referência entre outros.

SciELO Livros

Integrante do programa Scientific Eletronic Library Online SciELO Brasil – resultado de um projeto financiado pela FAPESP em parceria com o Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (Bireme), o portal visa à publicação de coleções de livros de caráter científicos editados, prioritariamente, por instituições acadêmicas.

 

Mecanismos de busca

 Avisos Importantes

 A maioria dos recursos informacionais listados está disponível gratuitamente (acesso aberto). Alguns, entretanto, podem ser acessados apenas dentro do IFRS. Nesses casos, salve o arquivo para poder acessá-lo de qualquer lugar.

  • Para reportar lacunas, erros e/ou dar sugestões, entre em contato através do e-mail: [email protected]

 

Buscador CORUJA

Buscador que localiza a produção científica de acesso aberto dos países de Língua Portuguesa. Recupera artigos, revistas científicas, dissertações, teses, resumos, monografias, anais entre outros.

Dialnet

Banco de dados de conteúdo científico latino-americano, focado principalmente nas áreas de Humanas, Direito e Ciências Sociais. Coleta e disponibiliza acesso principalmente a documentos publicados na Espanha como revistas científicas em diferentes áreas do conhecimento, livros, anais de congressos, teses e resumos de outras publicações.

Google Scholar/Acadêmico

Motor de busca direcionado para a pesquisa da literatura acadêmica na web. Disponibiliza artigos revisados por especialistas (peer reviewed), teses, livros, resumos e artigos de editoras acadêmicas, organizações profissionais, pré-publicações, universidades e outras entidades acadêmicas.

Oasisbr – IBICT

Oasisbr é um mecanismo de busca multidisciplinar que permite o acesso gratuito à produção científica de autores vinculados a universidades e institutos de pesquisa brasileiros. Busca e recupera informações em bibliotecas digitais de teses e dissertações, repositórios institucionais, revistas eletrônicas e no Repositório Científico de acesso aberto de Portugal – RCAAP.

Sabiia – Sistema Aberto e Integrado de Informação em Agricultura da Embrapa

Sabiia é um mecanismo de busca que coleta e centraliza metadados de provedores de dados científicos de acesso aberto. Permite o acesso a documentos como livros, capítulos de livros, artigos, folhetos, teses, anais e proceedings, entre outros com informações sobre agricultura e áreas afins.

 

Periódicos On-line

Avisos Importantes

  • A maioria dos recursos informacionais listados está disponível gratuitamente (acesso aberto). Alguns, entretanto, podem ser acessados apenas de dentro do IFRS. Nesses casos, salve o arquivo para poder acessá-lo de qualquer lugar.
  • Para reportar lacunas, erros e/ou dar sugestões, entre em contato através do e-mail: [email protected]

 

Multidisciplinar

Administração

Alimentos

Ciências Agrárias

Educação

Física

Hospitalidade e Turismo

Informática, Computação e Tecnologias

Linguística e Letras

Logística

Matemática

– Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)

Meio Ambiente

Viticultura e Enologia

 

Repositórios institucionais e temáticos

Avisos Importantes

  • A maioria dos recursos informacionais listados está disponível gratuitamente (acesso aberto). Alguns, entretanto, podem ser acessados apenas dentro do IFRS. Nesses casos, salve o arquivo para poder acessá-lo de qualquer lugar.
  • Para reportar lacunas, erros e/ou dar sugestões, entre em contato através do e-mail: [email protected]

Repositórios institucionais estrangeiros e do Brasil também estão disponíveis nos diretórios OpenDOAR e ROAR.

ALICE – Embrapa

O Repositório Acesso Livre à Informação Científica da Embrapa (Alice) destina-se a reunir, organizar, armazenar, preservar e disseminar, na íntegra, informações científicas produzidas por pesquisadores da Embrapa e editadas em capítulos de livros, artigos em periódicos indexados, artigos em anais de congressos, teses e dissertações, notas técnicas entre outros.

ARCA – Fundação Oswaldo Cruz

O Arca é o Repositório Institucional da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e sua função é reunir, hospedar, disponibilizar e dar visibilidade à produção intelectual da Instituição; visa estimular a mais ampla circulação do conhecimento, fortalecendo o compromisso institucional com o livre acesso da informação em Saúde, além de conferir transparência e incentivar a comunicação científica entre pesquisadores, educadores, acadêmicos, gestores, alunos de pós-graduação, bem como a sociedade civil.

arXiv.org

Repositório temático para pre-prints da Cornell University que disponibiliza resumos e textos completos nas áreas de Física, Matemática, Matemática Financeira, Estatística, Economia, Ciência da Computação, Engenharia Elétrica e Ciência de Sistemas e Biologia Quantitativa.

Banco Internacional de Objetos Educacionais (BIOE)

BIOE é um repositório do Ministério da Educação (MEC) que disponibiliza objetos educacionais de acesso público, em vários formatos (animação, mapas, áudio, experimento, hipertexto, imagem, vídeo e software educacional) e para todos os níveis de ensino (infantil, fundamental, ensino médio, educação profissional e superior e nas modalidades de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Educação Escolar Indígena.

eduCAPES

O eduCAPES é um portal de objetos educacionais abertos para uso de alunos e professores da educação básica, superior e pós graduação que busquem aprimorar seus conhecimentos. O eduCAPES Engloba em seu acervo milhares de objetos de aprendizagem, incluindo textos, livros didáticos, artigos de pesquisa, teses, dissertações, videoaulas, áudios, imagens e quaisquer outros materiais de pesquisa e ensino que estejam licenciados de maneira aberta, publicados com autorização expressa do autor ou ainda que estejam sob domínio público.

LiSa – Livre Saber

O Repositório Digital Livre Saber (LiSa) reúne conteúdos digitais produzidos nos cursos oferecidos pela UFSCar e com o apoio das equipes interdisciplinares da SeaD. No repositório são armazenados vídeos, animações, áudios, imagens, mapas de atividades, textos e outros recursos produzidos por docentes e demais colaboradores da SeaD.

LUME – Repositório Digital da UFRGS

O Repositório Digital da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Lume, é o portal de acesso às coleções digitais produzidas no âmbito da Universidade, além de preservar outros tipos de documentos de interesse para a instituição.

Repositório do BNDES

O repositório do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), denominado Biblioteca Digital, reúne publicações que são editadas, patrocinadas e financiadas pela instituição e obras que descrevem a sua história e atuação. Reúne documentos sobre desenvolvimento econômico e social e que tratam sobre os variados setores econômicos como energia, papel e celulose, petróleo e gás, aviação, cultura entre outros.

Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (RCCAP)

O RCAAP é um portal agregador (meta-repositório) dos documentos depositados nos vários repositórios institucionais existentes em Portugal e no Brasil.

Repositório Digital da FGV

O Repositório Digital FGV é um ambiente virtual da Biblioteca Digital FGV (Fundação Getúlio Vargas), que disponibiliza imagens, artigos, teses, dissertações, vídeos, relatórios de pesquisa e bancos de dados. As principais áreas do conhecimento cobertos pelo repositório são: Administração de Empresas, Administração Financeira, Administração Pública, Ciência Política, Ciências Sociais, Direito, Economia, Educação, Finanças, História, Matemática, Políticas Públicas, Psicologia, Saúde, Sustentabilidade e Tecnologia.

Repositório Institucional da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP)

Este repositório tem o objetivo de organizar, armazenar, gerenciar, preservar, recuperar e disseminar documentos em formato digital produzidos no âmbito das atividades da ENAP. Disponibiliza casoteca (estudos de casos) de gestão pública, documentos sobre cursos e gerenciamentos de cursos, acervo das iniciativas do Concurso Inovação em Gestão Pública Federal e do Prêmio Objetivos do Milênio (ODM), publicações e produção científica da ENAP, além de objetos de aprendizagem.

Repositório Institucional do IBICT – (RIDI)

O RIDI tem o objetivo de registrar e disseminar a produção do conhecimento científico realizada no âmbito do IBICT. É composto por artigos, livros e capítulos de livros, teses, dissertações, relatórios de pesquisa e trabalhos apresentados em eventos científicos. As principais áreas cobertas pelo RIDI são: Ciência da Informação e Tecnologia da Informação.

Última atualização em 13/05/2021

Fim do conteúdo