Início do conteúdo

Campus aplica prova presencial para 102 estrangeiros que realizaram cursos de língua portuguesa no IFRS


No sábado, dia 30 de julho, o Campus Bento Gonçalves aplicou prova com o objetivo de avaliar a capacidade de compreensão, interpretação e comunicação básica de estudantes estrangeiros, imigrantes e refugiados que realizaram algum curso de língua portuguesa oferecido pelo IFRS por meio de Educação a Distância (EaD).

Essa atividade atende ao que estabelece a Portaria Nº 623/2020 do Ministério da Justiça e Segurança Pública, que dispõe sobre os procedimentos de naturalização, exigindo a realização de pelo menos uma prova presencial para os cursos de língua portuguesa realizados na modalidade EaD.

Na ocasião, também foi realizada a avaliação para os estudantes que estão realizando o curso presencialmente, totalizando a aplicação para os 102 inscritos que compareceram.

Participaram da atividade de aplicação da avaliação as estudantes Júlia Sonaglio Pedrassani,  Ivone Massola,  Rafaela Rezzadori e Taiani de Mattos e os seguintes servidores: Sirlei Bortolini, Kleber Eckert, Carina Fior Balzan, Carlos Valcir Santos Poltozi, Minéia Frezza e Raquel Fronza Scotton. Em fevereiro e maio deste ano, o Campus Bento Gonçalves já havia ofertado avaliações.

A divulgação do resultado preliminar está prevista para ocorrer no dia 3 de agosto. É responsabilidade de cada candidato acompanhar as publicações referentes ao edital que regulamenta esse processo de avaliação, as quais estão disponíveis a partir do seguinte endereço: Edital IFRS nº 080/2022 – Edital para Inscrições para a avaliação presencial de língua portuguesa para estrangeiros(as), imigrantes e refugiados(as) que realizaram algum curso EaD ou on-line de língua portuguesa oferecido pelo IFRS – Instituto Federal do Rio Grande do Sul.

 

Fim do conteúdo