Geral
Visita técnica ao município de Cotiporã
No dia 16 de maio de 2025, estudantes do 3° semestre do curso de Tecnologia em Horticultura foram até o município de Cotiporã/RS para realizar uma visita técnica pela disciplina de Manejo do Solo. A visita foi organizada pela Tecnóloga em Horticultura e chefe do escritório municipal da Emater/Ascar-RS, Jéssica Zalamena.
Na primeira parte da visita, os estudantes conheceram a propriedade de Ademir Bianchi e Cláudia Bianchi. A propriedade, conhecida nas redes sociais como Colônia Bianchi, possui espaço aberto e convidativo para a estadia de lazer e recebimento de escolas visando a integração com a natureza devido à beleza do local. A propriedade se destaca pela diversidade de atividades agropecuárias (viticultura, piscicultura, criação de animais, cultivo de pomares). O local conta com o Memorial Bianchi, um espaço para a exposição de objetos antigos e históricos que fizeram parte da colonização italiana, do trabalho e do cotidiano das pessoas. Os estudantes conheceram o cultivo vitícola com manejo diferenciado do solo, em que são utilizadas plantas de cobertura (azevém, ervilhaca, nabo forrageiro, aveia-preta, entre outras) para recuperar a matéria orgânica do solo, evitar a erosão hídrica e fazer a ciclagem de nutrientes. Na oportunidade, Ademir Bianchi destaca que este manejo do solo vem sendo realizado na propriedade há mais de 20 anos e traz resultados como maior produtividade no cultivo da videira, menor custo com adubos, menor necessidade de irrigação e menor necessidade de controle de plantas concorrentes. O agricultor relata que, devido a este manejo conservacionista do solo, não tem mais utilizado herbicidas e isso garante menor fitotoxicidade às videiras, aumentando o tempo de vida das plantas e garantindo maior produtividade.
Na segunda parte da visita, os estudantes conheceram a propriedade rural de Viviane e de sua família. Viviane e a mãe trabalham cultivando hortaliças em sistema orgânico de produção. Neste sistema de cultivo, as agricultoras realizam a técnica de preparo do solo conhecida como mulching. O mulching é elaborado a partir da apara de grama e da trituração de restos de galhos caídos de árvores da propriedade rural, sendo dispostos estes resíduos sobre os canteiros. Na adubação das culturas, Viviane utiliza torta de mamona para o fornecimento de nitrogênio às plantas. A agricultora destaca que esse tipo de manejo do solo tem trazido melhores benefícios que a cobertura com plástico branco por facilitar a irrigação e melhorar a estrutura do solo a partir da decomposição destes resíduos. A agricultora faz a importante observação que o solo é vida e, diferentemente de uma monocultura, o objetivo é fazer o cultivo diversificado de hortaliças e um manejo do solo que favoreça a diversidade de microrganismos, auxiliando no controle de insetos e doenças no sistema orgânico de produção.