Início do conteúdo

Vida de Inseto


A Entomologia é um ramo da Zoologia, que estuda as características físicas, comportamentais e reprodutivas dos insetos, mas mais que isso, analisa também as relações dos insetos com outros seres vivos, e em especial, o ser humano. Doutora em Fitossanidade, a professora Regina Borba é responsável por disciplinas que envolvem a proteção da produção agrícola (Fitossanidade) em especial o estudo de insetos (Entomologia) que podem ser benéficos ao ser humano e aqueles que são vilões à produção.

 

Em quais cursos você atua como professora no Campus Bento Gonçalves?

Atuo como docente nos cursos Técnico em Agropecuária integrado ao ensino médio e no de Tecnologia em Horticultura. No segundo semestre de 2019 começo a atuar também no curso de Bacharelado em Agronomia.

 

Qual a importância para um técnico ou tecnólogo da área das agrárias estudarem entomologia? O que eles aprendem nos componentes curriculares dessa área?

Para um aluno de um curso da área das agrárias é fundamental ele saber diferenciar um inseto benéfico de um inseto-praga, por exemplo. Saber identificar um inseto polinizador (abelhas) e os inimigos naturais das pragas (predadores e parasitoides). E ele deve também saber reconhecer o inseto que está causando danos nas plantações para daí determinar o melhor método de controle. A correta identificação das pragas agrícolas é fundamental para um controle eficiente.

Nos componentes curriculares de Fitossanidade (Técnico em Agropecuária) e Entomologia Agrícola (Tecnologia em Horticultura) os alunos aprendem a realizar a identificação das principais Ordens de insetos, bem como, o monitoramento e os diversos métodos de controle que podem ser utilizados no Manejo Integrado de Pragas (MIP), como biológico, físico, cultural, comportamental, resistência de plantas e químico. O futuro profissional deve ter muita responsabilidade ao recomendar um método de controle ao agricultor, dando sempre preferência a métodos alternativos de controle e, em último caso, o químico. Por isso, ele deve saber dos riscos decorrentes do mau uso de agrotóxicos, respeitando sempre dose, período de carência, utilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) e indicando sempre produtos registrados para a cultura.

 

Qual o tamanho da coleção entomológica do Campus Bento Gonçalves e como ela foi ou é construída.

O acervo da nossa coleção entomológica consta com aproximadamente 1200 exemplares de insetos. Todos estes coletados e montados pelos alunos dos componentes curriculares que eu ministro. A coleção possui insetos que foram coletados desde 2008, ano em que iniciei a trabalhar aqui no campus Bento como docente. São insetos que foram coletados, na sua grande maioria, aqui na região da Serra Gaúcha. Isso é importante porque nos dá uma noção da diversidade entomológica da região. Estes exemplares necessitam de cuidados específicos e periódicos, como cuidado com a umidade e com a ocorrência de fungos e traças ou aranhas. Para isso, conto com o auxílio de duas bolsistas do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao ensino médio, uma de um projeto de pesquisa e a outra de um projeto de ensino, que foi elaborado justamente para este fim. Acho importante que os alunos de ensino médio/técnico estejam inseridos em projetos.

 

Regina da Silva Borba é professora do IFRS – Campus Bento Gonçalves desde 2008. Formada em Agronomia pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), possui mestrado e doutorado em Fitossanidade pela mesma universidade. Atua principalmente nos seguintes temas: manejo integrado de pragas, controle biológico de pragas, produção integrada de frutas e formigas cortadeiras.

 

Fim do conteúdo